sexta-feira, 7 de outubro de 2022

.: Crítica: "Amsterdam" e grande elenco em trama de patriotismo e roubalheira

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em outubro de 2022 


Não há como ter baixa expectativa para um filme de grande elenco tendo o protagonismo de Christian Bale, Margot Robbie e John David Washington. Eis que "Amsterdam" chega ao Cineflix Cinemas num longa de figurino impecável para uma trama rocambolesca e de edição lenta. A produção dirigida por David O. Russell (Joy: O Nome do Sucesso e Trapaça) chega a remeter aos recentes "A Crônica Francesa", assim como o indicado ao Oscar, "O Beco do Pesadelo". Ledo engano, pois "Amsterdam" é totalmente o oposto.

O longa apresenta os amigos Burt (Christian Bale) e Harold (John David Washington) na pele de veteranos da Primeira Guerra Mundial, salvos no front pela enfermeira francesa (Margot Robbie) que "coleciona" as balas e estilhaços -com sangue das vítimas. Entretanto, antes que esse trio comece a brilhar em cena, tem-se o caso de um senhor, que põe a dupla de amigos de guerra como investigadores por conta da morte suspeita. Assim, Irma Saint Clair (Zoe Saldaña) entra na trama, trabalhando na autópsia e retornando para algumas outras breves cenas. 

Logo após Irma bater o martelo de que o homem fora envenenado, Burt e Harold, na rua, encontram Liz (Taylor Swift) para revelar a descoberta e tentar entender o causador de tudo, mas o desfecho da mocinha é de fazer cair o queixo. E como essa dupla vira um trio é o que mais causa curiosidade. Todavia, no decorrer do filme, Valerie (Margot Robbit) forma o trio com Burt e Harold, tendo acontecimentos importantes em Amsterdam. Com o passar do tempo, tudo vai se encaixando no filme, remetendo ao longa do próprio diretor, "Trapaça", mas os poucos gracejos e a edição mais séria, sem muita agilidade, deixa "Amsterdam" pesar.

Não que o longa seja ruim, só não é tão ritmado, uma vez que apresenta um drama de investigação, o que o aproxima de "Morte no Nilo", pelo menos na temática. Não que o filme com Gal Gadot tenha sido uma tremenda produção ágil, mas "Amsterdam" vence no quesito arrastado e inserção de tantos personagens. Ao menos, entre eles está Tom Irwin, o marido chato da série "Devious Maids", Rebecca Wisocky, da mesma série que interpretou esposa do personagem de Irwin, assim como Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha), Robert De Niro, Rami Malek (Bohemian Rhapsody), Mike Myers, Chris Rock, Michael Shannon e muitos outros.

Não que os muitos personagens apenas façam somente uma mínima pontinha no longa. Gil, interpretado por Robert De Niro é muito importante para o desenrolar do entredo nebuloso apresentado por Tom (Rami Malek) e a irmã Libby (Anya Taylor-Joy). De fato, tudo na trama tem um motivo e faz sentido, além de remeter a loucura do patriotismo na fala dos poderosos, enquanto roubam por debaixo dos panos. O pecado maior de "Amsterdam" fica no excesso de novidades, sem deixar a história leve após o trio curtir a vida na capital da Holanda. Apesar dos pesares, é um grande filme e vale muito a pena conferir, sim!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Amsterdam (Amsterdam, 2022)
Gênero: Drama. Comédia
Duração: 1h55
Diretor: David O. Russell
Roteiro: David O. Russell
Classificação: 16 anos
Elenco: John David Washington, Margot Robbie, Christian Bale, Robert De Niro, 
Anya Taylor-Joy, Rami Malek, Mike Myers, Chris Rock, Michael Shannon, Tom Irwin, Rebecca Wisocky


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.