terça-feira, 25 de setembro de 2018

.: May & Karen em grande noite no Villa Country

Dupla sertaneja faz mega show em São Paulo na quinta-feira, dia 27 de setembro, e prepara repertório recheado de grandes sucessos de carreira


May & Karen chegam com tudo no Villa Country nesta quinta-feira, dia 27 de setembro. A dupla promete um show extremamente animado, que colocará o público para dançar. No repertório, grandes sucesso de carreira e novas músicas de trabalho.

Com a força total das mulheres na música sertaneja, May & Karen ganharam o devido destaque e hoje são referência no mercado. Com músicas que ultrapassam 1 milhao de views no Spotify, elas são ouvidas em todo o Brasil e chegam ao Villa Country para mostrarem o porque se tornaram tão conhecidas. No repertório, “Coração de Osso”, “Sinto Muito”, “Quero Ver Se Cê Não Casa”, “Já Não Combina” e “Sambou Na Minha Cara”.

As músicas foram lançadas no Youtube e, juntamente com o clipe bônus "Coração de Osso", elas já somaram mais de vinte milhões de visualizações nos dois primeiros meses de divulgação. O primeiro DVD da carreira de May e Karen tem produção musical de Blener Maycom e direção de vídeo de André Caverna.

A dupla faz parte do casting da Mega Produções Artísticas, o mesmo escritório de João Neto e Frederico, que, em 2016, completaram 10 anos de sucesso e, também, da grande revelação musical, a cantora Naiara Azevedo, que tem mais de 200 milhões de visualizações no Youtube com a música ‘50 reais’.

Os ingressos já estão à venda. Para adquiri-los basta ir pessoalmente às bilheterias do Villa Country (de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 13h às 22h) ou acessar o site www.villacountry.com.br. Os preços vão de Pista Feminino: a partir de R$ 30,00 | Pista Masculino: a partir de R$ 50,00. 

Serviço: May & Karen | Villa Country
Show: May & Karen
Data: 27 de setembro de 2018 (quinta-feira) 
Horário de Abertura da casa: 20h
Horário do Show: 00h30
Local: Villa Country (Av. Francisco Matarazzo, 774, Parque da Água Branca, São Paulo)
Censura: 18 anos
Capacidade: 3.500 pessoas
Acesso para deficientes: sim
Ingressos: Pista Feminino: a partir de R$ 30,00 | Pista Masculino: a partir de R$ 50,00 
Compra de ingressos: Nas bilheterias do Villa Country (de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 13h às 22h) ou Online no goo.gl/0Aes3T 
Formas de Pagamento: Dinheiro, Cartões de Credito e Debito, Visa, Visa Electron, MasterCard, Diners Club, Rede Shop. Cheques não são aceitos. 
Mais informações: villacountry.com.br | (11) 3868-5858   
Objetos proibidos: Câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de audio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral,
objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, frutas inteiras, latas de alumínio, guarda- chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares.  

Sobre o Villa Country: O maior reduto sertanejo da América Latina completa 16 anos em julho de 2018. Com um projeto visionário, a Villa Country abriu suas portas em 2002, apostando no crescimento do gênero junto ao público jovem. Pioneira, tornou-se referência e, seguramente, contribuiu para que a música sertaneja se tornasse a potência que é nos dias atuais. Poucas casas noturnas alcançam vida tão longa e tão cheia de boas histórias, com shows inesquecíveis dos maiores artistas do segmento no país. Com público fiel, a Villa Country recebe semanalmente cerca de doze mil pessoas - em dias de apresentações de artistas conhecidos do grande público, esse número pode dobrar.

A Villa Country é a maior e mais tradicional casa temática do Brasil, opção para quem quer curtir boa música sertaneja, que navega no country, sertanejo de raiz, moda de viola até o famoso sertanejo universitário. Sua fachada reproduz um cenário de filme de Velho Oeste. Em seu espaço, há ambientes como a Praça Sertaneja, Saloon, Praça Caipira e Praça do Cavalo, que dão charme ao local, com destaque para o Restaurante John Wayne, que além de trazer o sabor da comida texana, garante conforto para seus clientes que preferem um clima intimista.

São 12 mil m² divididos em casa de shows, restaurantes, pista de dança, mesas de bilhar, cachaçaria, loja de roupas, café, sete bares, camarotes, espaço para convenções e a rádio Villa Country FM, comprometida em tocar música de qualidade. A programação pode ser conferida pelo site www.villacountry.fm ou pelos aplicativos nos sistemas Android e IOS dos celulares.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

.: Diário de uma ansiosa: Cartunista aborda desafios da vida adulta

Beth Evans , que tem milhares de seguidores no Instagram,  conta suas próprias histórias e mergulha em temas como depressão e ansiedade com sensibilidade e bom humor


A transição para a vida adulta é cheia desafios. Ainda mais em tempos de redes sociais. Com uma enxurrada de fotos e posts, não é difícil acabar se comparando com os outros e, eventualmente, achar que está ficando para trás. Com seus 20 e muitos anos, a cartunista Beth Evans já passou por isso algumas vezes.  No perfil do Instagram “Beth draws things”, ela ilustra e escreve suas histórias e experiências, que foram agora reunidas no livro “Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar”.

Mesmo falando de temas sérios, como distúrbios de ansiedade, TOC e depressão,  Beth não perde a leveza.  Alternando textos e desenhos, ela dá uma série de conselhos sobre como cuidar de si mesmo, procurar ajuda e passar por aqueles dias mais difíceis com a compreensão de que não há problema em não estar bem todos os dias.

Às vezes a gente se prende à ideia de que amor próprio é achar que somos incríveis 100% do tempo. Muitas vezes são coisas bem menos impressionantes, como tratar a si mesmo com respeito ou impedir nosso cérebro de se atacar. Em um mundo em que somos ensinados a seguir um outro tipo de perfeição, ver beleza, às vezes na imperfeição, é o melhor a fazer”, escreve.

Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar” chega às livrarias neste mês de setembro pela Galera Record.

Beth Evans é ilustradora e quadrinista. Ela gosta de usar o Instagram, Twitter e Tumblr como meio de compartilhar seu humor um tanto peculiar com o mundo. Beth vive em Chicago e adora usar pijamas grandes demais enquanto desenha quadrinhos que capturam perfeitamente aqueles sentimentos difíceis de explicar.


“Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar”
(I really didn’t think this through)
Autora: Beth Evans
Tradução de Giu Alonso
192 páginas
R$ 34,90
Galera Record
(Grupo Editorial Record)

.: Como fazer um post perfeito no Instagram em sete passos objetivos


Expert em audiência na internet ensina como construir conteúdo de sucesso na plataforma e como engajar as pessoas nessa rede social.

Pensar em conteúdo, imagem todas as vezes que vai publicar no Instagram e não somente isso, pensar em como preparar um conteúdo de sucesso e uma forma engajar a audiência para garantir curtidas e comentários pode ser um desafio e tanto para muita gente, sejam elas donas de perfis comerciais ou pessoais. Mas, já parou para pensar se existisse uma fórmula, sem erros, de como construir uma postagem perfeita no Instagram? Pois ela existe, e quem desenhou foi o expert em audiência e tráfego na internet, Samuel Pereira.

Autor do livro “Atenção: o Maior Ativo do Mundo” e criador do Segredos da Audiência maior evento de tráfego e audiência da América Latina, o especialista lembra que não tem mágica na fórmula quando o assunto é construir um post que gere engajamento. “Um post bem feito não apenas deixa sua audiência mais conectada com você ou com sua marca, mas também faz com que os mecanismos do Instagram mostrem suas publicações para mais pessoas”, alerta.

Samuel reuniu sete pilares para quem deseja construir um conteúdo de sucesso atrair a atenção do público.  Anote as dicas:

1. Imagem atraente
Samuel explica que estamos programados para processar imagens 60 mil vezes mais depressa e de modo mais eficaz do que palavras. “Por isso a gente precisa se destacar das demais fotos que a audiência tem disponível no feed”.

2. Imagens de alta qualidade
Fotos embaçadas, pixeladas e mal editadas serão, provavelmente, ignoradas e farão seu perfil parecer de um amador. “Faça imagens com o dobro do tamanho recomendado para garantir nitidez. Ao invés do recomendado (640 X 640 px) aposte em imagens com 1280 X 1280 px”, sugere o expert.

3. Cores fortes e vivas
Usar cores diferentes do padrão normalmente usados pela maioria tem uma tendência de chamar mais a atenção no meio do feed. “Uma boa estratégia em posts de frases, por exemplo, é usar fotos mais escuras no fundo e deixar o texto bem destacado, criando um contraste”.

4. Chamada para ação: call to action!
Fazer um convite para a interação do seguidor é uma outra estratégia. “Deixe claro na sua chamada a ação que você espera, como: 'Quem também acredita, comenta EU'”, ensina. A mesma dica vale para curtidas, indicações de seguidores, entre outros.

5. Uso de Hashtags
Apostar em hashtags relevantes e mais populares também entra na fórmula do Samuel Pereira. “Na hora de publicar, observe quantas vezes aquela hashtag foi utilizada e use a mais utilizada também. Posts com elas recebem maior interação”.

6. Valorize a audiência
Responder aos comentários e as perguntas que fizerem nas postagens também é importante. “As pessoas gostam de se sentir valorizadas. Respostas simples como ‘obrigado’ já têm grande efeito”.

7. Objetividade
Perguntas diretas, segundo Samuel, têm mais respostas também. “Sempre sugiro ser mais objetivo e colocar a resposta na própria questão, algo como: vocês preferem azul ou verde. Assim a audiência sente a necessidade de te responder e acabam interagindo”.

Agora é só começar!

.: Banda Baleia lança EP "Coração Fantasma", um projeto de "disco aberto"


Baleia se transforma em quarteto e lança o EP "Coração Fantasma". O trabalho de três faixas integra um projeto de "disco aberto", sendo este o primeiro capítulo.

Após dois anos do lançamento do seu segundo disco, "Atlas" (2016), a banda Baleia banda traz a ideia de um “disco vivo” que possa refletir as alterações que a passagem do tempo e as interferências externas podem ter na criação das músicas. O estímulo do grupo pra uma nova forma de concepção de disco surge ao perceber a oportunidade de reestruturar o conceito de um álbum previamente criado e cristalizado (em um curto intervalo de uma gravação) em um processo mais fluido e contínuo.

Não só o produto físico final "disco" foi – e vem sendo – repensado, mas a relação das pessoas com a música também vem mudando. Assim, parece inevitável que isso se reflita na forma como um disco é feito e lançado, sem mais tantas limitações tecnológicas, ou grandes estúdios e cronogramas fixos ditando as regras.

Pensando nisso, Baleia resolveu transformar o seu próprio método de criação. O grupo propõe um trabalho aberto – onde o próprio percurso da elaboração será registrado musicalmente e, também, nas redes. As músicas serão idealizadas, compostas, gravadas e lançadas num ​processo contínuo ao longo de 2018/2019.

Para marcar cada etapa do projeto, o disco será dividido em capítulos. Enquanto um capítulo é revelado ao público, outro está sendo gravado; enquanto um está sendo gravado, outro está sendo criado. O resultado completo do disco só será constatado ao final para público e banda, que caminharão juntos durante esse processo de manufatura de um álbum.

No show, a banda irá apresentar os capítulos já registrados e lançados, mas também irá intercalar com faixas inéditas ainda nem gravadas – que só poderão ser escutadas ao vivo pelo público presente: usando o palco como um laboratório para as canções novas.  Logo, ele será mutável, com o repertório sendo incorporado e alterado ao longo dos lançamentos dos capítulos.

Essa dinâmica reforça a proposta de vulnerabilidade de um processo criativo vivo; e permite que as faixas sejam elaboradas e transformadas até o lançamento do próximo capítulo – onde serão, enfim, registradas. Não só as músicas e os shows, mas também a identidade visual do projeto irá evoluir junto com o álbum e cada capítulo irá transfigurando o todo, como um ​metabolismo que se ​desenvolve organicamente. Intitulado "Coração Fantasma", o primeiro capítulo acaba de chegar nas plataformas de streaming.

.: Milton Nascimento está de volta e lança o EP “A Festa – Acústico”

Muito antes de palavras como “empoderamento” e “sororidade” se tornarem amplamente conhecidas, o gênio Milton Nascimento, ao lado de seu eterno parceiro Fernando Brant, criava, há exatos 40 anos, o hino “Maria Maria”, do emblemático disco “Clube da Esquina 2”. A canção é uma das seis faixas do EP “A Festa”, que a Universal Music acaba de lançar.  

“Maria Maria” também ganha agora, pela primeira vez, um videoclipe oficial. Com a direção e roteiro de Matheus Senra, o clipe é estrelado pelas atrizes e cantoras Simone Mazzer e Jéssica Ellen e pelas atrizes Zezé Motta, Camila Pitanga, Sophie Charlotte, Georgiana Góes, Arianne Botelho. Em cena, elas revelam através de movimentos toda a força e beleza da mulher. Assista aqui: 



“Esse lançamento do clipe de Maria Maria é uma das coisas que deixaram mais emocionado nos últimos dias. Quando vi o resultado final, fiquei muito contente pela forma que tudo foi feito. O Matheus (diretor do clipe) conseguiu sintetizar tudo que essa música representa. Sem falar nas participações, fiquei sem palavras quando vi todas aquelas mulheres maravilhosas na tela. Enfim, estou muito feliz, mesmo!”, vibra Milton Nascimento.

O EP “A Festa” traz releituras com uma levada mais acústica de grandes sucessos da carreira do cantor e compositor mineiro, entre elas a faixa-título, que agora é gravada pela primeira vez na voz de Bituca. A canção foi anteriormente registrada pela cantora Maria Rita, em seu homônimo álbum de estreia, lançado em 2003. De sua grandiosa e extensa discografia estão presentes duas emblemáticas obras da parceria de Milton e Fernando Brant: “Canção da América”, gravada originalmente no LP “Sentinela” (1980), e “Beco do Mota”, registrada no LP “Milton Nascimento”, lançado em 1969.

O tema folclórico “Cuitelinho”, registrado em 1983 no álbum “Milton Nascimento ao Vivo”, também ganha agora uma nova versão. “O Cio da Terra”, parceria de Milton com Chico Buarque, que fez sua estreia no LP “Geraes” (1976) foi outra das belas canções eleitas para o EP.

“Uma das minhas maiores vontades na vida era um dia poder lançar um projeto que tivesse minhas canções num formato mais acústico. E esse momento finalmente chegou! É com muita alegria que agora a gente tá lançando esse EP 'A Festa', com alguns de meus maiores sucessos acompanhado apenas pelo violão do meu maestro, Wilson Lopes, que já toca comigo há muitos anos. Foi tudo feito com muito carinho!”, festeja Milton.

.: Um livro sobre ansiedade escrito por um rabino ortodoxo

Chega às livrarias, publicado pela Editora Ibrasa, o livro "Da Minha Ansiedade A Sua Felicidade" escrito pelo rabino Gabriel Benayon, nascido do Uruguai, que hoje vive no Panamá. A obra é apresentada em treze capítulos e expõe um pouco da experiência do autor com o trauma da ansiedade e dos ataques de pânico e, mostra como, por meio dos ensinamentos da mística judaica e da cabala, ele conseguiu superar tais problemas. 

A ansiedade é um dos temas recorrentes dentro das psicoterapias. É sinônimo de tristeza, preocupação e da agitação diante dos acontecimentos e das incertezas do dia a dia. É uma espécie de antecipação apavorante de uma ameaça iminente, acompanhada por um intenso sentimento de medo e descontrole. Mesmo assim, é sabido que a ansiedade não é algo totalmente negativo, uma vez que em condições normais ela cumpre uma função de adequação.

Uma orientação clara e precisa sobre a forma de dissipar a ansiedade e gerir a si próprio, é o que o leitor vai encontrar nas páginas deste livro, que tem a particularidade de ter sido inspirado na vida do autor, tendo como sustentação teórica os ensinamentos da Torá e também, por estar apoiado na psicologia.

A coragem do autor em promover e discutir suas crises faz com que as pessoas que passam por situações parecidas se sintam identificados, reconheçam sua vulnerabilidade e desenvolvam a disposição para a mudança pessoal.

Da minha ansiedade a sua felicidade, ao mesmo tempo, fornece ferramentas necessárias para alcançar a mudança; e para isso, é essencial confiar em D-us em primeira instância e, em seguida, em suas próprias capacidades.

Importante ressaltar que no final de cada um dos treze capítulos o autor propõe um exercício referente ao assunto apresentado e traz, também, uma carta do Rebbe de Lubavitch.


Sobre o autor: 
O Rabino Gabriel Benayon nasceu em Montevideo, Uruguai e lá mesmo ainda criança iniciou sua formação religiosa. Aos 17 anos, ingressou na instituição de formação rabínica Tomchei Tmimim Lubavitch, onde começou seus estudos com o objetivo de ser um rabino e ajudar a comunidade. Atualmente está radicado no Panamá, mas também estudou na Argentina, Chile, Israel e Estados Unidos. 

Desde 2004 atua no Centro Comunitário Beth El no Panamá onde ministra palestras e aulas de Torá. Em 2008 abriu um instituto de educação pré-escolar, Mitzva Tots, e acolheu em sua primeira inscrição mais de cem crianças. Em 2009 recebeu sua ordenação rabínica abraçando uma das tarefas mais gratificantes que é ajudar as pes-soas da comunidade que passam por problemas emocionais. 

"Da Minha Ansiedade A Sua Felicidade" foi apresentado ela primeira vez no Panamá em maio de 2015 com a presença de terapeutas nacionais e rabinos. Apresentou sua obra e o projeto em Barranquilla, Santiago, Santa Fé, Rosário Buenos Aires, Guayaquil, Quito, Miami, Lima, Cali, San Diego e Caracas.


.: "Cabaré dos Afetos" estreia dia 29 de setembro no Espaço Parlapatões


Unindo teatro e circo o espetáculo "Cabaré dos Afetos" é uma parceria entre a Cia. da Pegada e o grupo de teatro Desabafo Coletivo. A Companhia da Pegada é um núcleo de pesquisa em circo que atua em São Paulo desde 2014, formada pelos artistas Flávio Falcone e Victor Abreu. 

O Desabafo Coletivo foi fundado em 2010, pela atriz Vanessa Carvalho e pela musicista Estela Carvalho, e tem como objetivo investigar a relação do ser humano contemporâneo com o feminino através de espetáculos interativos que integram diversas linguagens artísticas como música, dança, culinária, audiovisual, narração de histórias e teatro.

No primeiro semestre de 2018 a Cia da Pegada realizou o "Cabaré do Dr. D", abordando as temáticas do machismo e da homofobia no circo. Acalorada discussão se deu nas redes sociais e constatou-se que esses conceitos precisam ser melhor esclarecidos e debatidos. 

Ao falar sobre o assunto, muitas histórias vieram à tona, como a vivência de mulheres que se sentiram desrespeitadas e objetificadas durante audições para espetáculos de circo. No mesmo período, o Desabafo Coletivo iniciava a pesquisa para seu novo espetáculo A Noiva que fala sobre a instituição do casamento, sua relação com a propriedade privada e com o controle do corpo da mulher.

Desse encontro nasceu a vontade de juntar estética e afeto num cabaré de variedades. “Acreditamos que nesse momento histórico a heteronormatividade dos números pode deixar de ser regra e dar lugar para que cada artista seja genuíno em cena”, afirmam Flavio Falcone e Vanessa Carvalho, idealizadores do projeto.

Em "Cabaré dos Afetos" o circo e o teatro se unem para ampliar esse debate. Entre os artistas convidados estão poetas, performers, atrizes e atores, acrobatas, dançarinos e dançarinas, palhaços e palhaças, cantoras e cantores, trans e cis, héteros e homossexuais, além de MC's moradores da região da Cracolândia. “Sabemos que o machismo e a LGBTQfobia estão presentes em toda a sociedade, com as artes não é diferente. Não faltam denuncias contra diretores de teatro, músicos, atores famosos da TV. Esse assunto ainda levanta muita polêmica e no momento atual é importante que seja debatido, com toda liberdade, para que possamos nos fortalecer e combater essa mentalidade que ainda acredita que esse tipo de assédio seja normal. A humanidade parece caminhar para uma mudança de paradigmas sem precedentes, onde as ditas minorias ganham voz, ocupam seus lugares de representação, descobrem seu poder. Em contraponto, o conservadorismo ganha força, fazendo com que espetáculos como o Cabaré dos Afetos sejam cada vez mais necessários para que os avanços continuem acontecendo. Não tem mais volta, as mulheres saíram de dentro de casa, as LGBTQs saíram dos armários”, comenta Vanessa.

Entre os convidados do espetáculo estão artistas que vivem na região conhecida como cracolândia, no centro de São Paulo. “São usuários em tratamento que fazem parte de um projeto de utilização da arte como "porta de saída" da cracolândia. Todos que participam do projeto estão em fases diferentes do tratamento”, conta Flavio que é psiquiatra e desenvolveu metodologia única onde utiliza a arte circense como ferramenta para os processos de tratamento de dependentes químicos.

"Cabaré dos Afetos"
Espaço Parlapatões (100 lugares)
Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação
Informações: (11) 3258-4449
Bilheteria: terça a quinta das 16h as 21h; sexta e sábado 16h a meia-noite, domingo 16h às 20h. Formas de Pagamento: dinheiro e todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque. Estacionamento credenciado: Garagem Imeri (Franklin Rooselvelt, 194). Lanchonete, ar-condicionado e acesso para pessoas com deficiência.
  
Sábados, às 23h59
Ingressos: R$ 40

Duração: 80 minutos
Censura: 16 anos
Gênero: Circo-Teatro

Estreia dia 29 de setembro de 2018
Curta temporada: até 27 de outubro

Ficha técnica:
Concepção e produção: Flávio Falcone e Vanessa Carvalho
Músicos Convidados: Jorge Valente e Giulia Valentim
Artistas Convidados: Alba Brito, Andréa Macera, Ariane Artioli, Caco Pontes, Edson Gonçalves, Giovanna Velasco, Gisela Lourenção, Fabio Venturini, Fran Marinho, Irmãs Cola, Kadu Mendes, Lua de Morais, MC KawX, Mc Meia Noite, Rafael Munhoz, Sandra X e Vulcânica Pokaropa
Iluminação: Ricardo Silva
Foto: Ariane Artioli
Assessoria de imprensa: Morente Forte

.: "Fogo & Sangue": O novo livro de George R. R. Martin está em pré-venda


Trezentos anos antes de "A Guerra dos Tronos", dragões governavam Westeros. "Fogo & Sangue", primeiro volume de uma série que conta a história dos Targaryen, será publicado pela Editora Suma em novembro, com lançamento simultâneo ao dos Estados Unidos. O próprio George R. R. Martin divulgou a capa brasileira em primeira mão em suas redes sociais:



Por quase três séculos, a Casa Targaryen ocupou o Trono de Ferro e dominou os Sete Reinos. Poderosos, imponentes, os únicos senhores dos dragões em todo o mundo, eles eram amados e temidos na mesma medida. Invencíveis.

Mas o Trono de Ferro cobra seu preço em sangue, e embora nenhuma outra casa do reino ousasse desafiá-los, ambições e rivalidades internas logo começam a explodir, colocando dragão contra dragão nos céus de Westeros.

O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Qual foi a origem dos três ovos de dragão de Daenerys? Essas são apenas algumas das perguntas respondidas neste livro imperdível, narrado por um mestre da Cidadela, e ilustrado com mais de oitenta imagens assinadas por Doug Wheatley.

Os leitores tiveram vislumbres desta história em contos e novelas sobre o universo dos Sete Reinos, mas agora, pela primeira vez, a tapeçaria completa da mitologia dos Targaryen é revelada. Uma história escrita com fogo e sangue.


.: "O Paciente - O Caso Tancredo Neves" é o vencedor de Festival de Cinema

Estrelado por Othon Bastos, thriller médico de Sérgio Rezende ganha o prêmio de melhor filme do júri popular na mais importante mostra nacional realizada no exterior


Cena de "O Paciente - O Caso Tancredo Neves" com Othon Bastos


A Inffinito acaba de anunciar, na Flórida, o vencedor da 22ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Miami (BRAFF): "O Paciente - O Caso Tancredo Neves", thriller médico de Sérgio Rezende que revela detalhes da misteriosa morte do primeiro presidente civil eleito após a longa ditadura militar, em 1985, e que nunca tomou posse. Produzido por Mariza Leão e estrelado por Othon Bastos, o filme ganhou o troféu Lente de Cristal e está em cartaz nos cinemas brasileiros. No elenco principal estão Emilio Dantas, Esther Góes, Paulo Betti, Otávio Muller e Leonardo Medeiros. 

Realizada no tradicional cinema Regal South Beach, a mostra competitiva reuniu oito longas, selecionados pelos curadores Anna Marie de la Fuente (editora-chefe para América Latina da revista Variety), Flavia Guerra (jornalista e documentarista) e Carlos Gutierrez (diretor da distribuidora e produtora sediada em NY Cinema Tropical): O Paciente concorreu com a comédia Correndo Atrás, de Jeferson De; os dramas Benzinho, de Gustavo Pizzi; Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor; e As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra; Berenice Procura, de Allan Fiterman; e as comédias Uma Quase Dupla, de Marcus Baldini, e Antes Que Eu Me Esqueça, de Tiago Arakilian. O prefeito de Miami Beach, Dan Gelber, entregou à Inffinito uma condecoração da cidade, em reconhecimento à importância do festival.

Em sessões hors concours, o festival apresentou dois aguardados documentários ainda inéditos no Brasil: Quero Botar Meu Bloco na Rua, de Adriana L. Dutra, sobre o carnaval de rua carioca, e Fevereiros, de Marcio Debellian, que registra a vitória da Mangueira quando homenageou Maria Bethânia e acompanha a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

Além de Cacá Diegues, que foi homenageado nesta edição, as diretoras do festival, Adriana Dutra, Claudia Dutra e Viviane Spinelli receberam em Miami convidados como as produtoras Mariza Leão e Elisa Tolomelli, os atores Betty Faria, Alejandro Claveaux e Danton Melo, os diretores Carolina Jabor, Jeferson De, Sergio Rezende, Marcio Debellian e Tiago Arakilian, os roteiristas Helio de la Peña (de Correndo Atrás), Luisa Parnes (de Antes Que Eu Me Esqueça) e Flávia Guimarães (de Berenice Procura e Quero Botar Meu Bloco na Rua).

SOBRE O FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO DE MIAMI - BRAFF: O BRAFF, Brazilian Film Festival of Miami, é um evento oficial das cidades de Miami e Miami Beach e do governo da Flórida. É realizado há 22 anos consecutivos, desde a retomada do cinema brasileiro. É o maior e mais importante festival de conteúdo exclusivamente brasileiro no exterior, uma vitrine natural para formação, reflexão, promoção, intercâmbio cultural, diversidade, articulações política e setorial, reconhecimento artístico, ações de caráter social, geração de emprego e renda, além de um crescente ambiente de negócios com extraordinário potencial econômico para a cadeia produtiva do audiovisual brasileiro.

ENTREVISTA SÉRGIO REZENDE (DIRETOR DO FILME O PACIENTE - O CASO TANCREDO NEVES): O cineasta Sérgio Rezende realizou 13 longas, entre os quais Em Nome da Lei, Mauá e Zuzu Angel, e os clássicos O Homem da Capa Preta e Guerra de Canudos. Premiado no Brasil e no exterior, teve seu trabalho, Salve Geral, indicado pelo Brasil ao Oscar em 2010.


Como você define o filme O Paciente - O Caso Tancredo Neves?
É um filme sobre o último mês de vida de Tancredo Neves, um homem que se preparou a vida inteira pra ocupar esse cargo de presidente do Brasil e que, na véspera de tomar posse, depois de 21 anos de ditadura, sente uma dor abdominal terrível, vai pro hospital com diagnóstico de apendicite, tem que ser operado de emergência, e não sai nunca mais. Sofre sucessivas operações, é transferido para São Paulo e finalmente morre, em 21 de abril de 85. É um thriller médico que se passa nesse período entre a internação dele no Hospital de Base de Brasília e a morte, em São Paulo.


Como surgiu a ideia do roteiro? Qual a importância em recontar essa história?
O filme é inspirado no livro homônimo do Luis Mir, um escritor e médico paulista que, ao longo de 10 anos, mergulhou em uma pesquisa minuciosa e teve acesso a todos os documentos oficiais, prontuários médicos, relatórios, além de falar com alguns dos envolvidos. E essa história, narrada desta forma, é desconhecida de quase todos nós. O roteiro partiu desta obra, que já tinha um começo e um final, mas nós desenvolvemos ao longo do processo. Eu acho importante por conta da fama do Brasil ser um país sem memória. As pessoas dizem muito isso. Cada vez mais, por conta da velocidade das informações, estamos vivendo muito o momento, o agora. É difícil para as pessoas olharem para trás, ver de onde as coisas estão vindo. Acho importante contar esse trecho da história, pois acredito que tenha sido determinante para o cenário político atual. É a história do nosso país e é importante entendê-la para mudá-la.


Como foi a escolha de Othon Bastos para o papel de Tancredo?
Othon é um antigo parceiro, eu sempre faço uma brincadeira com ele e digo: “Um Othon basta!”. Ele é uma força do cinema brasileiro. Este é nosso terceiro filme juntos, já rodamos “Mauá” e “Zuzu Angel”. Othon sabe tudo, além de ser um jovem no set.


Qual o papel deste filme mais de 30 anos depois da morte de Tancredo?
O interesse do filme não é fazer acusações, dizer se foi esse ou aquele que matou Tancredo. É uma conjunção de fatos em que ele é o personagem chave. Há mil sutilezas na história e a gente tem que procurar ser honesto com o que está narrando. O filme conta a história como aconteceu, o que vejo como um serviço à população, que, até hoje, ainda cria teorias sobre a morte dele.


De que forma os fatos são narrados?
Em parceria com Nonato Estrela, diretor de fotografia, decidimos filmar não de maneira clássica e nem de fazer uma decupagem ‘convencional’. Encontramos uma maneira mais próxima a um documentário, embora não seja. A câmera tem uma certa fluidez, como se as coisas estivessem acontecendo naquele momento e nos estivéssemos somente registrando. Uma outra curiosidade é que a trilha do David Tygel não vai ter musica, não tem violão, violino, bateria, piano. Ele procurou trabalhar sons da realidade retrada, como as máquinas do hospital.

Mais sobre o festival: inffinito.com

.: Resumo do 94º ao 98º capítulo de "As Aventuras de Poliana", do SBT

“As Aventuras de Poliana”

Resumo dos Capítulos 94 a 98 (24.09 a 28.09)

Poliana tira foto de Luísa e Afonso. Crédito das fotos: Lourival Ribeiro/SBT


Capítulo 94, segunda-feira, 24 de setembro

Vini e Jeferson descobrem que a máscara de rato do Waldisney era na verdade para uma festa a fantasia. Verônica decora toda sua sala de rosa e diz para Rogério que realmente está montando o Comitê do Laço Pink. Hugo vê João e vai com Éric atrás dele. Éric diz para Hugo soltar João e faz o amigo estranhar seu comportamento. Luísa fala para Afonso que os dois não podem namorar, pois o que sentem não passa de atração. Afonso insiste e convence Luísa a aceitar jantar com ele. Iuri deixa uma caixa de doces para Sophie com um bilhete de amor. Débora chega em sua sala de dança na escola e vê desenhos no espelho com os dizeres "Debônia". Débora grita e diz para Ruth ser um ato de vandalismo contra ela. 

Verônica insiste de todas as maneiras para que Dona Branca aceite fazer parte do Comitê do Laço Pink. A mulher chega até imaginar como seria um mundo pink ao lado de Branca e outras mulheres. Depois de muita conversa Dona Branca aceita fazer parte do comitê, mas pede para Verônica não contar nada para Glória por enquanto. Durval prepara a padaria com a ajuda de João para mais uma noite de samba. Débora diz que tirará um ponto da média de todos os alunos, com exceção de Filipa, até que o responsável pela travessura apareça. Ruth chama a atenção de Hugo e Éric. Heloísa cobra de Luca o vídeo de desculpa para Guilherme. Raquel descobre que Gabi a responsável por tirar fotos dela com Guilherme. Gabi diz para Raquel que fez as mensagens pois já passou pelo o que a Mirela está prestes a descobrir. Joana e Claudia vão até a casa de Luísa incentivar que ela se arrume para o jantar com Afonso.


Capítulo 95, terça-feira, 25 de setembro

Otto diz para Roger que está designando Sr. Pendlenton (que é ele mesmo) como braço direito das invenções da empresa. Luigi fala com Yasmin para saber o motivo dela ter se afastado. Yasmin diz que o grupo de Luigi não gosta dela, mas Filipa sim. Raquel impede que Guilherme quase confesse para Mirela que os dois namoram. Poliana tenta alegrar Débora e a professora decide usar a menina para que Marcelo reate o namoro com ela. Filipa expulsa Letícia e as gêmeas do grupo dela. Raquel se confunde e manda uma mensagem para Mirela no lugar de Guilherme. Arlete diz para Gleyce que ela tem inveja dela, por isso passou a trabalhar com Verônica. 

Mirela e Vini flagram Guilherme beijando Raquel. Mirela chega de surpresa ao afirmar: "Bonito, que bonito, hein". Afonso chega na casa de Poliana para buscar Luísa, que demora para aparecer após a arrumação. Joana e Claudia descem as escadas e perguntam se todos estão preparados para conhecer a Luísa que estava escondida (trata-se da estreia da atriz Thaísa Melchior como Luísa). Jeferson convida Brenda para ir ao samba da padaria. Mirela diz não querer mais ser amiga de Raquel. Yasmin revela para Luigi que escutou Kessya dizendo que ela era falsa. Mirela conta para a avó sobre o que aconteceu com Raquel.


Capítulo 96, quarta-feira, 26 de setembro

Gleyce dá para Kessya algumas das roupas usadas que ganhou de Verônica. Kessya gosta da tiara e Gleyce aconselha a filha ir para escola com o objeto. Luísa descobre que Afonso leva ela para o samba da padaria de Durval. A mulher não gosta da notícia, mas ao se deparar com as amigas Joana e Claudia aceita ficar.  Guilherme tenta falar com Vini antes do show para pedir desculpa, mas o loiro não consegue desculpar e Guilherme vai embora. Poliana recebe a prima Lorena em casa e faz uma encenação para ela. Guilherme tenta falar com Raquel, mas a garota insinua que talvez seja melhor os dois terminarem. Após se emocionarem, o casal se entende. Mirela vai para o show por ser a vocalista. João toca no lugar de Guilherme. Marcelo de separa com Luísa, diz que ela está diferente e ainda mais linda. Luísa agradece e responde que pelo visto todos vão dizer isso para ela hoje. Durval convida Claudia para dançar e ela aceita. Nadine também aparece na padaria para o samba.

Mirela e Vini descobrem que Raquel e Guilherme estão juntos. Crédito das fotos: Lourival Ribeiro/SBT

Capítulo 97, quinta-feira, 27 de setembro

Glória sente uma forte tontura e telefona para Marcelo pra pedir socorro. Débora atende o telefone, pois o filho saiu de casa. Glória deslia o celular. Antônio mostra para Lorena e Poliana fitas VHS com filmagens da infância da mãe, Alice, da tia Luísa e de Durval. Arlete joga um copo de bebida em Gleyce e finge ser acidente. Gleyce se enfurece e os maridos evitam a briga. Raquel aparece no meio do show e Mirela decide cantar a música "Traição". Brenda chega na padaria, Jefferson fica de olho nela, que é sua paquera, e é retribuído. Glória vai até a casa de Roger e melhora. Débora também vai ao local para ver como está a sogra. Marcelo vê Afonso tentando beijar Luísa, se descontrola e dá um soco do rapaz. Luísa manda Marcelo não se intrometer. O professor justifica que achou que ele estava forçando o beijo e pede desculpa aos dois. Os capangas do Rato (criminosos) vão até a padaria. João guarda a caixa de doações para evitar que eles a roubem. Vini e Jeferson se preocupam. No dia seguinte, Durval procura a caixa de doações, mas não encontra.

Capítulo 98, sexta-feira, 28 de setembro

Claudia devolve o celular de Yasmin por ela ter se comportado bem nos últimos dias. Mário e Luigi se escondem no carro da mãe para tentarem descobrir o lugar que ela e Sérgio trabalham. João percebe que os capangas que roubaram a caixa de doações de Durval e diz ao padeiro que irá recuperar. Salvador faz uma obra de arte e fica emocionado com ele mesmo. Nadine diz para Waldisney que Joana deve ter um caso. Afonso leva aliança de compromisso para Joana. Lindomar joga fora a obra de arte de Salvador por achar que era lixo. Salvador volta na sala com a diretora Ruth e chora ao perceber que sumiu seu invento. Afonso insiste para Luísa namorar com ele, mas a mulher responde que eles estão apenas se conhecendo. Poliana tenta convencer Raquel a se juntar com ela e Lorena para fazerem uma apresentação de escoteiras para surpreender Durval e Luísa com objetivo de uni-los. Filipa não gosta de ver Kessya com a tiara e pulseiras que eram suas. Acontece a primeira reunião entre Gleyce, Dona Branca e Verônica para falar sobre o Comitê do Laço Pink. Mário e Luigi entram na 0110 e descobrem que Sérgio trabalha ali. Após levarem uma bronca, os dois tentam saber se o pai e a mão trabalham juntos. Waldisney aparece.

“As Aventuras de Poliana” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h50, no SBT. Site oficial da trama: sbt.com.br/asaventurasdepoliana

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