sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

.: Entrevista: Malu Galli fala sobre a Violeta de "Além da Ilusão"


"Eu me inspirei em todas nós para essa personagem", afirma a atriz, que interpreta uma mulher forte e desteminada na próxima novela das 18h. Foto: Globo/Sergio Zalis


A corajosa e decidida Violeta, interpretada por Malu Galli em "Além da Ilusão", próxima novela das 18h, é uma mulher forte, zelosa e que não esmorece quando o destino lhe impõe grandes desafios que vão mudar completamente os rumos da sua vida e de sua família.

“A Violeta é uma mulher como nós, dos dias de hoje, porém vivendo nos anos de 1940: uma mulher à frente do seu tempo, que quebra paradigmas, assim como tantas e tantas mulheres que abriram caminhos ao longo da história. Ela é corajosa, firme e amorosa, e um tanto explosiva também
(risos). Eu me inspirei em todas nós para essa personagem”, explica a atriz.

Casada com Matias (Antonio Calloni), ela é mãe de duas filhas, Elisa (Larissa Manoela) e Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela). A voluntariosa Elisa, predileta do pai, vive dos mimos que recebe e dos sonhos típicos de uma jovem romântica. A alegre Isadora é uma menina encantadora, que mais tarde se tornará uma mulher independente, moderna e dedicada ao trabalho. Nesta entrevista, Malu Galli conta detalhes sobre a personagem e as expectativas para a estreia da novela.

Como você define a Violeta e em quem se inspirou para fazê-la?
Malu Galli - 
A Violeta é uma mulher como nós, dos dias de hoje, porém vivendo nos anos de 1940: uma mulher à frente do seu tempo, que quebra paradigmas, assim como tantas e tantas mulheres que abriram caminhos ao longo da história. Ela é corajosa, firme e amorosa, e um tanto explosiva também (risos). Eu me inspirei em todas nós para essa personagem.
 

Qual sua expectativa para esse trabalho?
Malu Galli - 
Espero que a novela toque os corações das pessoas e promova uma boa reflexão sobre a correspondência entre os anos 40 e os dias de hoje.


Como é a relação da Violeta com a família?
Malu Galli - 
A relação da Violeta com o Matias, por exemplo, é uma relação de um casamento tradicional, da época. Eles se dão bem, mas é um casamento mais morno, mais vida em família. É um casamento bem padrão. E as relações dessa família de uma maneira geral vão sofrer um abalo logo nos primeiros capítulos, então todos vão ter que reencontrar caminhos.


Comente sobre a relação de Violeta com Eugênio.
Malu Galli - 
Violeta e Eugênio (personagem de Marcello Novaes) são um casal bem aos moldes das comédias românticas dos anos 40 e 50. Eles vão viver situações muito engraçadas e muito emocionantes também. E vão romper padrões da época. 


"Além da Ilusão" é criada e escrita por Alessandra Poggi com direção artística de Luiz Henrique Rios. A obra é escrita com Adriana Chevalier, Letícia Mey, Flávio Marinho e Rita Lemgruber. A direção geral de Luís Felipe Sá e direção de Tande Bressane, Jeferson De e Joana Clark. A produção é de Mauricio Quaresma e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

.: "Lira Mensageira": Drummond e o Grupo Modernista na Semana de 22


O livro "Lira Mensageira", escrito por Sergio Miceli, fala sobre Carlos Drummond de Andrade e abre o ano de ponderações sobre o legado da Semana de Arte Moderna de 1922, cujo centenário contará com diversos títulos ao longo de 2022. O autor, com profundidade e rigor, apresenta um novo olhar sobre o modernismo brasileiro.

Desde os anos 1970, Sergio Miceli se destacou como estudioso da trajetória de intelectuais. Seus muitos trabalhos transformaram o modo de entender as relações entre cultura e sociedade. Este livro dá continuidade a esse projeto singular. No centro da análise deste livro, publicado pela editora Todavia, estão Carlos Drummond de Andrade e seus contemporâneos em Minas Gerais.

Aos vinte e poucos anos, Drummond dispunha de menos trunfos que os colegas. Sua formação dera-se em farmácia - o caminho natural seria o direito. Havia acabado de consumar um casamento que não lhe trouxe capital econômico ou social. E sua família estava falida. A proximidade com Gustavo Capanema, interventor em Minas e mais tarde homem forte do Estado Novo, é a chave que torna inteligível não só o seu percurso profissional na juventude, mas também as possibilidades de sua expressão poética.

Se a contribuição da obra de Drummond não pode ser reduzida a essa circunstância - e Miceli é o primeiro a reconhecer isso -, ela também não pode ser entendida longe desse contexto. "Lira Mensageira" traz ainda olhares sobre o modernismo paulista e sobre a classe política na Era Vargas.

Em ensaio com foco nas obras de estreia de Cassiano Ricardo, Menotti del Picchia, Ribeiro Couto, Guilherme de Almeida, Plínio Salgado, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, Miceli traça um panorama do escrete literário que integraria a Semana de 22, cravejado de tensões que seriam diluídas na fortuna crítica posterior. No terceiro e último texto, o autor examina a elite política dos anos 1930 e 1940 a partir do embate entre a União Democrática Nacional e o Partido Social Democrático, ainda hoje reconhecível nas feições da classe dirigente brasileira. Você pode comprar o livro "Lira Mensageira", de Sergio Miceli, neste link.


O autor
Sergio Miceli nasceu no Rio de Janeiro. É professor titular do departamento de sociologia na Universidade de São Paulo. Lecionou na Universidade de Chicago e na EHESS, em Paris. Pela editora Todavia, publicou "Sonhos da Periferia" (2018).


Livro: "Lira Mensageira"
Autor: Sergio Miceli
Gênero: Não-ficção brasileira
Categoria: ensaios
Capa: Elaine Ramos
Páginas: 264
Tiragem: 2500
Formato: 13,5 × 20,8 × 1,5 cm
Peso: 0,340 kg 


.: CCBB Rio recebe a Mostra "Terry Gilliam - O Onírico Anarquista"


Mostra é uma retrospectiva bem completa da obra do Terry Gilliam, um dos grandes nomes da cultura pop - foi integrante do grupo inglês de humor Monty Phyton. Haverá sessões com acessibilidade, palestra, debate e aula magna. E ainda um catálogo bem legal com críticos e cineastas escrevendo sobre os filmes. Tudo de graça no CCBB Rio. A concepção de arte da mostra foi feita pelo Rafael Coutinho, filho da cartunista Laerte, grande fã da obra do Terry. A mostra segue ainda este ano para São Paulo e Brasília.

O CCBB Rio de Janeiro começará o ano de 2022 com um petardo cinematográfico: até dia 31 de janeiro a mostra "Terry Gilliam - O Onírico Anarquista" ocupará o Cinema I, sendo esta a mais abrangente retrospectiva realizada no Brasil sobre o diretor, ator e animador americano naturalizado inglês, e que integrou o importante grupo de humor Monty Python. Além das 28 produções em sessões presenciais, em formato digital, também acontecerão atividades paralelas em formato on-line, e a exibição on-line de três filmes, sendo dois deles com recursos de acessibilidade - toda a programação será gratuita. Ainda este ano mostra acontecerá também nas unidades do CCBB de São Paulo e Brasília.  

Sob curadoria do diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema Eduardo Reginato e do cineasta e editor Christian Caselli, a mostra vai contar a história cinematográfica de Terry Gilliam, de 81 anos - um panorama fidedigno pelo olhar de icônicos filmes como "Brazil - O Filme" (1985), "Os 12 Macacos" (1995) e "Monty Python em Busca do Cálice Sagrado" (1975), que se juntam aos curtas “Storytime” (1968), “O Milagre do Voo” (1975) e “The Wholly Family” (2011), entre outros. Documentários assinados por diferentes diretores sobre Terry Giliam completam a programação.

A mostra traz ainda um catálogo especial onde cada autor escreveu um texto por filme - a publicação será a primeira no Brasil em língua portuguesa, e estará disponível gratuitamente para download em blgentretenimento.com.br/terrygilliamrj/folder.pdf.  A programação será disponibilizada em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro. A produção é da BLG Entretenimento.

Terry Gilliam é um dos mais cultuados criadores de sonhos e pesadelos no mundo do cinema, uma lenda da cultura pop, um dos realizadores cinematográficos mais cultuados desde o início dos anos 1980, um dos mestres da animação experimental desde o final dos anos 1960 e, por fim, um dos integrantes - o único americano - do grupo inglês de humor Monty Python. Seu trabalho é uma visão assustadora, hilária, dramática, poética e arrebatadora de um mundo carregado de realismo fantástico, flanando entre distopias, loucura, poesia, amor e destruição.

Segundo Eduardo Reginato, Gilliam é fascinado pelo período Barroco por conta da pronunciada luta entre espiritualidade e ecletismo dicotômico. A partir disso, seu cinema é dado a justaposições incongruentes de beleza e fealdade ou antiguidade e modernidade. “Os filmes de Gilliam têm uma aparência distinta, não apenas em mise-em-scène, mas ainda na fotografia para criar uma atmosfera surreal de inquietação psicológica e um mundo fora de equilíbrio, sendo frequentemente usados ângulos incomuns de câmera. O famoso crítico americano Roger Ebert disse que o mundo de Gilliam é sempre alucinatório em sua riqueza de detalhes", explica.

As influências barrocas não são apenas teóricas; o cinema de Terry Giliam é o cinema do gigantismo. “São imensos cenários, uma arquitetura abrangente, decadente e opressora, são essas as representações fílmicas de Gillian: dos sistemas infinitos e burocráticos, das instituições que aniquilam a liberdade do indivíduo, mas onde o indivíduo ainda tem uma última possibilidade de sonhar ou lutar tentando destruir um sistema autocrático”, diz Christian Caselli


Atividades paralelas on-line

Palestra "A Animação de Terry Gilliam"
Professor:
Christian Caselli
Data e horário: 15 de janeiro, às 15h
Carga horária: 90 minutos
Classificação indicativa 14 anos
Evento gratuito e on-line.
Inscrições pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/blgentretenimento

O curador da mostra Christian Caselli abordará sobre esta importante vertente da fase inicial da carreira do cineasta, que foi fundamental para a construção de seu estilo futuro. Será esmiuçado como ele desenvolvia suas animações através de técnicas mistas (colagens e desenho animado) e a importância que este período teve para criar a identidade visual e conceitual do grupo Monty Python.


Debate "Moinhos ou Gigantes: A Grandiloquência na Obra de Terry Gilliam e Outros Cineastas"
Mediação: 
Eduardo Reginato
Debatedores: o professor e crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira Jr. e o crítico de cinema Sérgio Alpendr
Data e horário: 22 de janeiro, às 19h30
Carga horária: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Evento gratuito e on-line.
Exibição via canal do Youtube da BLG Entretenimento: https://www.youtube.com/channel/UCQYv_cChRcvYu9LQ3wf249A

"Gigantismo" é um termo muito usado por críticos e estudiosos de cinema para denominar determinadas produções cinematográficas que se destacaram positivamente ou negativamente pela grandiloquência de sua realização. Por exemplo, Terry Gilliam mandou construir cenários monumentais e minuciosamente detalhados nos estúdios da Cinecittà baseados na arquitetura do Oriente Antigo e da Europa do séc. XIX para o filme "As Aventuras do Barão de Munchausen". Não só Gilliam é adepto do "gigantismo". Cineastas como Jacques Tati que construiu uma cidade funcional inteira para o filme "Playtime" e ou o diretor Victor Fleming que utilizou 1500 figurantes e mais 1000 manequins em uma cena de E o vento levou... para simular a devastação da guerra cívil americana. O time não para, Abel Gance, D. W. Griffith, Charles Chaplin, Francis Ford Coppola, James Cameron, são outros que veem gigantes no lugar de moinhos tal como Terry Gilliam.


Aula Magna:
"As Influências e Referências na Obra de Terry Gilliam"
Professor:
Braulio Tavares
Data e horário: 29 de janeiro, às 15h
Carga horária: 2 horas
Evento gratuito e on-line.
Inscrições pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/blgentretenimento
O tema proposto é a relação da obra de Terry Gilliam com o barroco, gótico, os elementos alegóricos e o realismo fantástico encontrados em seus filmes.

Filme com exibição on-line
"Brazil - O Filme"
Disponível on-line de 21 de janeiro, às 13h, até 24 de janeiro, às 23h59.
O acesso é gratuito via plataforma Wurlak.com.br.
Os interessados deverão se cadastrar, sem custo, para poder conferir o filme. Aqueles que optarem por assistir via smartphone ou tablet, o recomendado é que faça download do aplicativo do serviço de streaming, que está disponível nas versões para IOS e Android.

"Brazil - O Filme"
Brazil, 1985, Inglaterra/EUA, 122 minutos, cor
Direção: Terry Gilliam
Elenco: Jonathan Pryce, Kim Greist, Michael Palin
Sinopse: Sam Lowry é um pacato funcionário público que vive num estado totalitário controlado pelos computadores e pela burocracia. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando pela “mulher de seus sonhos” que, na verdade, é uma terrorista. Classificação: 14 anos.


Filmes com recursos de acessibilidade:
"As Aventuras do Barão de Munchausen" – legenda descritiva
"Os Irmãos Grimm" - dublado e com audiodescrição
Disponíveis on-line de 25 de janeiro, às 13h, até 31 de janeiro, às 23h59.
O acesso é gratuito via plataforma Wurlak.com.br.
Os interessados deverão se cadastrar, sem custo, para poder conferir os filmes.
Aqueles que optarem por assistir via smartphone ou tablet, o recomendado é que faça download do aplicativo do serviço de streaming, que está disponível nas versões para IOS e Android.


"As Aventuras do Barão de Münchausen"
"The Adventures of Baron Munchausen"
, 1988, Inglaterra/Itália/Alemanha/EUA, 126 minutos, cor
Direção: Terry Gilliam
Elenco: John Neville, Eric Idle, Jonathan Pryce, Sarah Polley, Robin Williams, Uma Thurman
Sinopse: O filme conta as fantásticas histórias do Barão de Münchausen, o maior mentiroso de todos os tempos. Enquanto tenta escapar da morte para encontrar seus amigos com habilidades especiais e salvar a cidade de Viena do ataque dos turcos, o Barão relembra uma inusitada aposta com um Califa, a visita à Lua, a dança com a deusa Afrodite, entre outras aventuras. Classificação: livre.

"Os Irmãos Grimm"
"The Brothers Grimm"
, 2005, Tchecoslováquia/EUA,118 minutos, cor
Direção: Terry Gilliam
Elenco: Matt Damon, Heath Ledger, Jonathan Pryce, Lena Headey, Mackenzie Crook
Sinopse: Wilhelm e Jacob são dois irmãos famosos pelos seus contos de fadas, repletos de personagens mágicos. Eles percorrem a Europa comandada por Napoleão Bonaparte enfrentando monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Porém, quando as autoridades francesas descobrem o plano deles, os colocam para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, na qual meninas desaparecem misteriosamente. Classificação: livre.


Sobre os curadores
Eduardo Reginato – curador, mediador do debate, professor curso, palestrante
Diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema. É formado, mestre e doutorando em Literatura pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando cinema e literatura fantástica, de horror e fantasia. Na televisão foi diretor e roteirista do programa "Cinema Mundo" (2006) do extinto canal Cine Brasil TV e produtor dos programas "(Re)corte Cultural" e "Arte com Sérgio Britto" da TVE (atual TV Brasil). Foi um dos curadores das mostras "Bertrand Blier e a Comédia da Provocação" (2017) na Caixa Cultural SP, "Mel Brooks - Banzé no Cinema" (2020), "Estúdio Hammer - A Fantástica Fábrica de Horror" (2021) no CCBB, entre outras. Foi produtor das mostras "O Cinema Total de David Lean" (2015), "Syberberg, Um Filme da Alemanha" (2016), "Aventura Antonioni" (2017), "Scorsese" (2019), "Fellini, il Maestro" (2020), entre outras.


Christian Caselli – curador, mediador do debate, palestrante
Cineasta, editor e curador. Ganhou retrospectivas de sua obra em 2005 e 2015 em Portugal, em 2013 no Peru e em vários festivais do Brasil. Acumula mais de dez prêmios e seu curta mais conhecido é "O Paradoxo da Espera do Ônibus", de 2007. Trabalhou na edição e videografismo no longa "Salto no Vazio" (de Cavi Borges) e em documentários sobre o cantor Serguei e os cineastas Neville de Almeida, Ivan Cardoso e Luiz Rosemberg Filho. Para a TV, dirigiu as séries "Trash!" e "Cinema de Bordas" (Canal Brasil) e os programas "A TV que o Brasil Está Pensando" e "TV e Grandes Autores" (TV Brasil). Presta serviços para eventos de cinema em todo país, tais como Mostra do Filme Livre (desde 2005), Maranhão na Tela (desde 2008), Festival Curta o Curta, entre outros. Nestes, realiza oficinas, vinhetas, curadoria, produção, making ofs, etc.


Programação
Mostra "Terry Gilliam - O Onírico Anarquista" no CCBB Rio de Janeiro

7 de janeiro - sexta-feira
19h - "Monty Python em Busca do Cálice Sagrado" - 91 minutos - 12 anos


8 de janeiro - sábado
16h - "Monty Python - O Sentido da Vida" - 107 minutos - 14 anos
18h30 - "Os 12 Macacos" - 129 minutos - 14 anos

9 de janeiro - domingo
15h - "Os Bandidos do Tempo" - 116 minutos - livre
18h - "O Pescador de Ilusões" - 137 minutos -14 anos

10 de janeiro - segunda-feira
19h - "Monty Python’s Flying Circus - Terry Gilliam’s Personal Best"  + "Monty Python and Holy Grail: Revisited" - 86 minutos - livre


12 de janeiro - quarta-feira
18h30 - "Contraponto" - 120 minutos - 14 anos


13 de janeiro - quinta-feira
18h30 - "Os Irmãos Grimm" - 118 minutos - livre


14 de janeiro - sexta-feira
16h - "O Teorema Zero" - 107 minutos - 14 anos
18h15 - "O Homem que Matou Dom Quixote" - 132 minutos - 14 anos


15 de janeiro - sábado
15h - Palestra "A Animação de Terry Gilliam" - Palestrante Christian Caselli - Evento on-line - 90 minutos - 14 anos
15h30 - "E Agora Para Algo Completamente Diferente" - 98 minutos - 12 anos
18h30 - "Monty Python - O Sentido da Vida" - 107 minutos - 14 anos


16 de janeiro - domingo
16h - "Jabberwocky, Um Herói por Acaso" - 105 minutos - 14 anos
18h30 - "Monty Python em Busca do Cálice Sagrado" - 91 minutos - 12 anos

17 de janeiro - segunda-feira
19h - "Life of Python" - 57 minutos - 12 anos


19 de janeiro - quarta-feira
19h - Curtas-metragens de Terry Gilliam ("Storytime"; "O Milagre do Voo"; "The Crimson Permanent Assurance"; "Wholly Family"; "A Lenda de Hallowdega") - 65 minutos - 14 anos


20 de janeiro - quinta-feira
18h30 - "Contraponto" - 120 minutos - 14 anos


21 de janeiro - sexta-feira
13h - "Brazil - O Filme" - 122 minutos - 14 anos
Disponível on-line de 21 de janeiro, às 13h, até 24 de janeiro, às 23h59, gratuitamente na plataforma Wurlak.com.br ou pelo aplicativo disponível para IOS e Android.
15h30 - "Medo e Delírio" - 118 minutos - 14 anos
18h30 - "O Teorema Zero" - 107 minutos - 14 anos


22 de janeiro - sábado
15h30 - "O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus" - 123 minutos - 12 anos
18h30 - "Brazil - O Filme" - 122 minutos - 14 anos
19h30 - Debate "Moinhos ou Gigantes: A Grandiloquência na Obra de Terry Gilliam e Outros Cineastas", mediação Eduardo Reginato com os debatedores Luiz Carlos Oliveira Jr. e Sergio Alpendre - Evento on-line com transmissão no canal do YouTube do Banco do Brasil - Livre


23 de janeiro - domingo
14h40 - "O Homem que Matou Dom Quixote" - 132 minutos - 14 anos
18h - "As Aventuras do Barão de Münchausen" - 126 minutos - livre


24 de janeiro - segunda-feira 
17h15 - "Getting Gilliam" - 45 minutos - 14 anos
19h - "The Madness and Misadventures of Münchausen"- 73 minutos - livre


25 de janeiro - terça-feira
Sessões inclusivas:
Audiodescrição -
 "Os Irmãos Grimm"
Legenda descritiva - "As Aventuras do Barão de Münchausen"

Disponíveis on-line de 25 de janeiro, às 13h, até 31 de janeiro, às 23h59, gratuitamente na plataforma Wurlak.com.br  ou pelo aplicativo disponível para IOS e Android.


26 de janeiro - quarta-feira
19h - "The Battle of Brazil: A Video History" - 60 minutos - 12 anos


27 de janeiro - quinta-feira
18h30 - "Medo e Delírio" - 118 minutos - 14 anos


28 de janeiro - sexta-feira
15h - "O Pescador de Ilusões" - 137 minutos -14 anos
18h30 - "Os Bandidos do Tempo" - 116 minutos - livre


29 de janeiro - sábado
15h - Aula magna "As Influências e Referências na Obra de Terry Gilliam" - 
Professor e convidado de honra Braulio Tavares - Evento on-line - 120 minutos - 14 anos
15h - "O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus" - 123 minutos - 12 anos
18h - "As Aventuras do Barão de Münchausen" - 126 minutos - livre

30 de janeiro – domingo
15h - "Os 12 Macacos" - 129 minutos - 14 anos
18h - "Brazil - O Filme" - 122 minutos - 14 anos


31 de janeiro - segunda-feira
15h30 - "Perdido em La Mancha" - 93 minutos - 12 anos
18h - "Os Irmãos Grimm" - 118 minutos - livre

Serviço:
Mostra "Terry Gilliam - O Onírico Anarquista"
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Cinema I
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2007 | ccbbrio@bb.com.br


Funcionamento:
De quarta a segunda de 9h às 20h. A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 e uso de máscaras. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou previamente no site Eventim.


Data:
de 5 a 31 de janeiro de 2022
Horários: consultar programação em eventim.com.br
Entrada gratuita
Lotação: 98 lugares
Todos os ingressos serão disponibilizados no site eventim.com.br
Classificação: ver programação
Acesso para pessoas com deficiência: sim
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: CCBB


.: Comédia "Só por Deus" revela os bastidores do mercado imobiliário


Comédia revela os bastidores do mercado imobiliário, onde os atores Darwin Demarchi e Rita Murai buscam,na vida real, segurar os altos e baixos da carreira artística. A direção é de Grace Gianoukas. Estreia dia 8 de janeiro, no Teatro Jardim Sul. Foto: Guido Bompan

Na comédia "Só por Deus", dois corretores imobiliários recebem o público para um coquetel de apresentação de um novo lançamento imobiliário. Enquanto aguardam que a chegada dos compradores para iniciar o coquetel, eles vão entretendo o público com as histórias e suas aventuras e desventuras na profissão.

Com muito bom humor, os atores Rita Murai e Darwin Demarchi que na vida real se tornaram corretores para segurar os altos e baixos da carreira artística, vão levando o público nessa viagem engraçadíssima pelos bastidores do mercado imobiliário: as fugas da fiscalização do CRECI; o entusiasmo e a depressão de quem quase fecha uma venda de 12 apartamentos; os casais apaixonados que vem “testar o decorado”; os arquitetos e decoradores que “se inspiram” nas ideias.

Entre as histórias os atores vão “encarnando” os engraçadíssimos colegas de trabalho e também os clientes inesquecíveis, mesmo sem fechar o negócio. A direção é de Grace Gianoukas. "Só por Deus" traz personagens divertidos e atuais, em que a plateia se identifica em sua própria corrida atrás do prejuízo. 


Ficha técnica
Espetáculo:
"Só por Deus"
Direção: Grace Gianoukas
Elenco: Rita Murai e Darwin Demarchi
Participação especial dia 8 de janeiro: Grace Gianoukas
Temporada: de 8 a 23 de janeiro de 2022. Sextas e sábados, às 21h, domingos às 19h.
Concepção de luz: Paulo Marcel
Gênero: comédia
Duração: 70 minutos
Recomendação: 14 anos
Direção de produção: Paulo Marcel
Realização: Ventilador de Talentos


Serviço:
Ingressos:
R$ 70 (inteira), R$ 35 (meia entrada) e R$ 30 (corretores de imóvel com comprovação) 
Bilheteria: abre duas horas antes do espetáculo
Online: https://bileto.sympla.com.br/event/70728/d/120005/s/717590


Teatro Jardim Sul - Sala Felipe Paltronieri
Shopping Jardim Sul – Piso 2
Av. Giovani Gronchi, 5819 - Vila Andrade
184 lugares | Cinco para portadores de mobilidade reduzida | Três para obesos


quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

.: "King’s Man: A Origem" estreia nesta quinta-feira no Cineflix Cinemas


Estreia nos cinemas brasileiros "King’s Man: A Origem", novo filme da franquia de sucesso. Filme retrata o início da organização de espionagem Kingsman. O terceiro filme da franquia se passa na Primeira Guerra Mundial, quando o Duque de Oxford pretende afastar o filho da batalha, mas o garoto deseja se alistar a todo custo.


Atenção, cinéfilos! “King’s Man: A Origem”, o novo filme da 20th Century Studios, estreia na rede Cineflix Cinemas nesta quinta-feira, dia 6 de janeiro, nos cinemas nacionais e mostrará a origem da organização secreta. Baseada na série de quadrinhos homônima de Dave Gibbons e Mark Millar, a franquia de comédia e espionagem “Kingsman” teve seu primeiro filme lançado em 2015 e é centrada em uma organização de elite de espiões cavalheiros.

No novo longa-metragem, os piores tiranos e criminosos da história se juntam para causar uma guerra que matará milhões, e um homem tem de correr contra o tempo para impedi-los. A produção é ambientada muito antes dos eventos do primeiro filme, “Kingsman: Serviço Secreto” (2014), e mostrará o começo da primeira agência da organização, durante a Primeira Guerra Mundial, trazendo figuras históricas como o Czar Nicolau II, Rasputin e Francisco Ferdinando.

“King’s Man: A Origem” é estrelado por Ralph Fiennes, Gemma Arterton, Rhys Ifans, Matthew Goode, Tom Hollander, Harris Dickinson, Daniel Brühl, com Djimon Hounsou, e Charles Dance. A produção é dirigida por Matthew Vaughn, que também é produtor do filme junto com David Reid e Adam Bohling.

Trailer de "King's Man - A Origem"

 
Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em 
Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens para quem ama cinema. Redes sociais do Cineflix: FacebookInstagramTwitter.

Os clientes da rede Cineflix Cinemas podem contar com o Cartão VIP, em que as pessoas podem ir ao cinema com acompanhante o ano inteiro a um valor bem competitivo - mais informações neste link. Além disso, a rede traz uma série de projetos voltados para quem adora assistir filmes, que você pode conferir aqui - um deles pode se encaixar no que você procura. 



.: "Precisamos Falar de Amor sem Dizer Eu te Amo" reestreia em São Paulo


Devido ao sucesso no ano passado, a comédia romântica “Precisamos Falar de Amor sem Dizer Eu te Amo" voltará em cartaz em uma nova temporada a partir do próximo sábado, dia 8 de janeiro, no Teatro Renaissance. A peça tem texto de Wagner D’Ávila e no elenco os atores Bruno Lopes e Priscila Fantin, que também assinam a direção. 

O espetáculo conta a história de Bento e Pilar, jovens viúvos que se conhecem virtualmente quando decidem se aventurar em um aplicativo de paquera. Apesar dos personagens possuírem personalidades totalmente opostas, eles se sentem atraídos e embarcam no desafio de ficarem juntos, mostrando que a insegurança e a angústia de como se mostrar para o outro é comum a qualquer pessoa. 

A peça começa no momento do primeiro encontro e a dupla divide seus pensamentos, dúvidas e particularidades com a plateia, que já se sente cúmplice na história desde o primeiro momento. Em uma época em que as redes sociais vão muito além de ser um cartão de visita e as relações ficam cada vez mais efêmeras, nosso casal de protagonistas levanta, abusando da irreverência, a questão: o que é o amor?  A comédia romântica já foi vista por mais de 20 mil pessoas desde a estreia em 2020. 


Ficha técnica:
Espetáculo:
“Precisamos Falar de Amor sem Dizer Eu te Amo"
Texto: Wagner D’Ávila
Direção: Bruno Lopes e Priscila Fantin
Elenco: Bruno Lopes e Priscila Fantin
Administrador: Gustavo Canela
Produção de parcerias: Gerardo Franco
Direção de arte: Bruno Lopes e Priscila Fantin
Operador técnico: Arthur Costa Ramos
Fotos: Abner Palma
Assessoria de imprensa: Fabio Camara

Serviço:
Espetáculo:
 “Precisamos Falar de Amor sem Dizer Eu te Amo"
Local: Teatro Renaissance (Alameda Santos 2233, – Jardim Paulista), 448 lugares.
Acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Data: 8 de janeiro até 26 de fevereiro (Sábado 19h) 
Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
Informações: (11) 3069-2286
Duração: 100 minutos
Classificação: 12 anos 


.: Teatro: "Pimentinha - Elis Regina para Crianças" reestreia neste sábado


Musical infantil protagonizado por Jullie questiona os padrões de beleza impostos às mulheres em uma grande homenagem a Elis Regina. Na trilha sonora, estão sucessos como “Fascinação”, “O Bêbado e a Equilibrista” e “Como Nossos Pais”. Foto: Junior Mandriola

O musical "Pimentinha - Elis Regina Para Crianças" estreia neste sábado, dia 8 de janeiro, no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro. Esta é a sexta peça do projeto Grandes Músicos para Pequenos, que já levou mais de 200 mil pessoas ao teatro e soma 14 prêmios de teatro infantil. Com direção de Diego Morais, direção musical de Guilherme Borges e texto de Pedro Henrique Lopes, o espetáculo é inspirado na infância de Elis Regina

Depois de quase um ano de espera, o musical chega aos palcos cariocas para temporada presencial. A peça, que migrou para o universo virtual, em 2021, devido ao agravamento da pandemia, agora tem data de estreia no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea: dia 8 de janeiro, com sessões aos sábados e domingos, às 16h. O espetáculo mostra a importância da autoestima, e questiona os padrões de beleza impostos às mulheres, em uma grande homenagem a Elis Regina.

O projeto "Grandes Músicos para Pequenos" tem uma trajetória de sucesso ao apresentar os grandes nomes da MPB para as novas gerações, em espetáculos que reúnem toda a família. Depois de Luiz Gonzaga, Braguinha, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Raul Seixas, a homenageada da vez é uma das maiores cantoras brasileiras. “Buscamos inspiração na história de Elis Regina, em seus primeiros passos como artista, para trazer ao palco a importância de assumir sua personalidade desde cedo”, comenta o autor Pedro Henrique Lopes.

 “Pimentinha - Elis Regina para Crianças” conta a história de Lilica (vivida pela cantora, compositora e atriz Jullie), uma menina apaixonada por música e por suas grandes cantoras, que faz de tudo para sua mãe levá-la a um concurso de jovens talentos no rádio. Chegando lá, a menina de óculos e cabelo desgrenhado se sente intimidada pelo visual que a impõem. Em busca de sua própria essência, Lilica vai desafiar os padrões de beleza e mostrar que toda pessoa é linda quando dá espaço para sua real personalidade.

A inspiração veio da infância de Elis Regina, que foi uma menina estrábica e tímida que se escondia atrás dos óculos fundo de garrafa, mas que sempre buscou se sentir representada como mulher na sociedade e em seu visual. No elenco, estão, além de Jullie no papel-título, Erika Riba (Dona Ercy), Lucas da Purificação (Jairzinho), Stephanie Serrat (Diva), Layla Paganini (Produtora) e Pedro Henrique Lopes (Adelino Junior e Adelino).

“O projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’ sempre apresenta temas atuais e relevantes para crianças e seus familiares de maneira lúdica e leve. Misturando uma história cativante de descobertas na infância, dinamismo e agilidade em cena, e muita música incrível, o ‘Pimentinha’ foi pesando para unir todas as gerações em um espetáculo realmente para toda família”, observa o diretor Diego Morais.

Na trilha sonora, estão grandes clássicos da MPB imortalizados por Elis Regina, como “Fascinação”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Madalena” e “Como Nossos Pais”, em arranjos pensados para as novas gerações. Mais sobre o espetáculo e o projeto em: www.grandesmusicosparapequenos.com.br.


Serviço
"Pimentinha - Elis Regina para Crianças"
. Musical infantil. De Pedro Henrique Lopes. Dir. Diego Morais. Dir. Musical Guilherme Borges. Com Jullie, Erika Riba, Lucas da Purificação, Stephanie Serrat, Layla Paganini e Pedro Henrique Lopes. Inspirado na vida de Elis Regina, conta a história de uma menina apaixonada pelo rádio que desafia os padrões de beleza da sociedade e se descobre uma grande artista. (60 min) Teatro Clara Nunes. Rua Marquês de São Vicente, 52 - 3º andar - Gávea - Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2274-9696. Sáb. e dom., às 16h. R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia). Vendas online: Sympla. Livre. Capacidade: 750 lugares. De 8 de janeiro a 13 de fevereiro.

.: TV Globo divulga as primeiras fantasias do "The Masked Singer Brasil"


A Coxinha, o Abacaxi, a Ursa e a Borboleta prometem dar o que falar na segunda temporada do programa, que tem previsão de estreia para 23 de janeiro.

Preparem os palpites porque os primeiros mascarados do 'The Masked Singer Brasil' já estão na área. E de um jeitinho todo brasileiro: a Coxinha, o Abacaxi, a Ursa e a Borboleta já estão ensaiados e preparados para subir no palco da segunda temporada do reality.

Idealizadas e produzidas pelos figurinistas e bonequeiros brasileiros Marco Lima e Fábio Namatame, as máscaras garantem o mistério para o público e chegam sempre acompanhadas de fantasias cheias de brasilidades, brilho e elegância.


Atendendo a pedidos do público, a Coxinha vem aí e não chega de qualquer jeito: vem vestida de bailarina e promete dançar muito no palco do programa. Com direto a coroa de cristais, sapatilhas, óculos e tutu.


Com muito borogodó e brasilidade, o Abacaxi ganhou inspiração e homenageia a cantora Carmen Miranda. A fantasia possui aplicações em pedrarias, bordados, muitos assessórios e as típicas pulseiras e brincos, tão característicos da cantora.


Uma Borboleta colorida e muito alegre pousará no palco da nova "The Masked Singer Brasil". A mascarada chega com seu corpo de veludo e pedra lapidadas e suas asas em tecido voil.


Já a Ursa chegará com todo o seu charme em pelúcia em tom de rosa claro. Mas tem um figurino todo especial, uma roupa de aviadora que levará o público para uma viagem musical.

"The Masked Singer Brasil" é uma coprodução TV Globo e Endemol Shine Brasil, baseado no formato sul-coreano criado pela Mun Hwa Broadcasting Corp,tem supervisão artística de Adriano Ricco (TV Globo) e direção de Marcelo Amiky (Endemol Shine Brasil). O reality tem previsão de estreia para o dia 23 de janeiro.

.: Diário de uma boneca de plástico: 6 de janeiro de 2022

Querido diário,

Ando tão, tão chorona. Penso que o tempo vai passando, a idade chegando e você vai derretendo. Daí vem a brincadeira de virar "manteiga derretida". 

É! Pode ser. 

Bem, ainda estamos na primeira semana de janeiro, do novo ano, e já me peguei arrepiada e com os olhos marejados quando assisti só o comecinho de "Harry Potter - 20 Anos de Magia: De Volta a Hogwarts", pois irei assistir, de fato, com o maridão do meu ladinho antes de dormir. Mas a curiosidade foi maior e reencontrar os atores recebendo o convite para o evento no estilo da produção da franquia "Harry Potter" foi bem emocionante. Confesso!

E ainda casou com a revisita que estou fazendo diariamente munida de meu box de DVDs da saga. À noite, assisto um pouquinho, às vezes, muitinho dos filmes. Claro que volto em cenas marcantes e isso me fez ainda estar no início de "Harry Potter e O Cálice de Fogo"

Diário, é bom ser um espaço para guardar os sentimentos dos outros, né?! Você passa impune a tantas coisas, muitas boas e outras ruins. Assim, apenas registra tudo e segue mantendo essa nossa relação.

Valeu, meu diário querido!

Beijinhos pink cintilantes e até amanhã,

Donatella Fisherburg


.: "Sing 2" e "King's Man": destaques da semana no Cineflix Cinemas


"Sing 2", “King’s Man: A Origem”, “O Festival do Amor”, “Turma da Mônica - Lições”,  "Homem Aranha: Sem Volta para Casa" e “Matrix - Resurrections” em cartaz na Rede Cineflix Cinemas.


Música e diversão esperam os espectadores da Rede Cineflix com a estreia de “Sing 2”, sequência da animação de sucesso lançada em 2016. Dessa vez, o coala Buster Moon e seu elenco de estrelas encaram um novo desafio: estrear um show na glamurosa Redshore City, a capital mundial do entretenimento. Mas, antes, precisam convencer um leão astro do rock que está afastado dos palcos há 15 anos a se juntar a eles.

O personagem é interpretado na versão original pelo líder da banda U2, Bono. No Brasil, a dublagem conta com a voz de estrelas como Any Gabrielly, Fábio Jr., Lexa, Paulo Ricardo, Sandy e Wanessa Camargo. A trilha sonora traz versões de músicas dos cantores Shawn Mendes, The Weeknd, Ariana Grande e Aretha Franklin, além de uma faixa composta especialmente para o filme interpretada pelo U2.

Outra estreia da semana é “King’s Man: A Origem”, que retrata o início da organização de espionagem Kingsman. O terceiro filme da franquia se passa na Primeira Guerra Mundial, quando o Duque de Oxford pretende afastar o filho da batalha, mas o garoto deseja se alistar a todo custo. Dotado de influência entre os líderes da Inglaterra, Alemanha e Rússia, o nobre tenta impedir que o conflito continue, até perceber a existência de uma força maligna capaz de provocar milhares de mortes. Surge a ideia de criar uma agência secreta, agindo nas sombras em nome da paz. A trama conta com aparições de figuras históricas como Czar Nicolau II, Rasputin e Francisco Ferdinando. 


A comédia romântica “O Festival do Amor”, com direção e roteiro de Woody Allen, é o novo filme do aclamado diretor nas telonas. Na trama, Mort Rifkin (Wallace Shawn) é um crítico de cinema que viaja para Espanha com a esposa Sue (Gina Gershon), para acompanhar o festival de San Sebastian. Rifkin sente ciúmes da relação de sua esposa com um diretor francês e desconfia que os dois têm um caso. Porém, ele mesmo se vê interessado em uma jovem espanhola. Esses relacionamentos extraconjugais acabam influenciando consideravelmente o casamento dos dois. Crítica do filme neste link.


“Turma da Mônica - Lições” estreou na quinta-feira passada, dia 30 de dezembro, e é a maior abertura nacional desde março de 2020, acumulando mais de R$ 14 milhões de renda. O ponto de partida da trama é a fuga frustrada de Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo), Cebolinha (Kevin Vechiatto) e Cascão (Gabriel Moreira) da escola, que acaba com a líder da turminha quebrando o braço. Por conta do acidente, os pais de Mônica decidem mudá-la de colégio e a proíbem de encontrar os amigos, enquanto os outros pais decidem colocar seus filhos em atividades extracurriculares para que ocupem seus tempos longe uns dos outros. 

Em cartaz há três semanas, o filme "Homem Aranha: Sem Volta para Casa" registra recordes históricos ao redor do mundo e continua sendo a principal escolha dos brasileiros para assistir no cinema. Estrelado por Tom Holland, Tobey Maguire e Andrew Garfield, o longa-metragem da Marvel continua em primeiro lugar nas bilheterias nacionais. As cenas da superprodução ficam ainda mais eletrizantes no conforto da rede Cineflix Cinemas. Crítica do filme neste link.


“Matrix - Resurrections”, quarta sequência da franquia estrelada por Keanu Reeves, também pode ser assistido nos cinemas da Rede Cineflix e, mais uma vez, embarcar nas aventuras de Neo. No filme, ele vive uma vida comum sob sua identidade original como Thomas Anderson, mas é atormentado por memórias estranhas. Quando uma nova versão de Morpheus oferece a ele a pílula vermelha e reabre sua mente para o mundo da Matrix, o personagem volta a lutar contra um novo e mais perigoso inimigo para livrar todos da Matrix. Crítica do filme neste link 

Mais informações sobre a compra de ingressos, valores e programação, acesse o site oficial da rede: https://www.cineflix.com.br/Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens para quem ama cinema. Redes sociais do Cineflix: FacebookInstagramTwitter.

Os clientes da rede Cineflix Cinemas podem contar com o Cartão VIP, em que as pessoas podem ir ao cinema com acompanhante o ano inteiro a um valor bem competitivo - mais informações neste link. Além disso, a rede traz uma série de projetos voltados para quem adora assistir filmes, que você pode conferir aqui - um deles pode se encaixar no que você procura. 

 

.: "Os Órgãos dos Sentidos": um relato combina obsessão científica e loucura


Ao se insinuar pela filosofia e pela matemática, mas com muita graça e leveza, o livro "Os Órgãos dos Sentidos", escrito por Adam Ehrlich Sachslançado pela editora Todavia, é um relato hilário e absurdo que combina obsessão científica e loucura, filosofia, arte e guerra. 

Em 1666, um astrônomo lança uma previsão que nenhum de seus pares no mundo científico fez: exatamente ao meio-dia de 30 de junho daquele ano, um eclipse solar deixaria a Europa em total escuridão por não mais do que quatro segundos. Há rumores de que o astrônomo estaria utilizando o maior telescópio já construído, e de que seria incapaz de enxergar, pois teve os olhos arrancados em circunstâncias misteriosas. Seria ele um louco? Ou, apesar da cegueira, um visionário?

Os rumores chegam a Gottfried Leibniz, àquela altura ainda não o matemático e filósofo de renome mundial que viria a descobrir o cálculo, mas um jovem de 19 anos em crise com as próprias ideias de mundo. Intrigado, Leibniz parte em busca do astrônomo, e nas três horas que antecedem o suposto eclipse, ouve a hilária e assustadora narrativa por trás da previsão. Num relato progressivamente absurdo, o astrônomo desenrola uma trama de reis e rainhas, obsessão científica e loucura, filosofia, arte e guerra. A história, deliciosamente engraçada e surreal, é pontuada pelas agudas - e também hilárias - discussões entre o jovem matemático e o astrônomo.

Herdeiro de Thomas Bernhard e Franz KafkaAdam Ehrlich Sachs cria neste "Os Órgãos dos Sentidos" um romance histórico que é ao mesmo tempo uma fábula cômica e uma nova visão do passado. Uma história sobre a natureza da percepção e também sobre a maneira como um coração apaixonado pode se provar tão misterioso e insondável quanto as estrelas. Você pode comprar o livro "Os Órgãos dos Sentidos", de Adam Ehrlich Sachs, neste link.


O autor
Adam Ehrlich Sachs nasceu em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Estudou em Harvard, onde fez parte da lendária publicação Harvard Lampoon.


Livro: "Os Órgãos dos Sentidos"
Gênero: ficção estrangeira
Categoria: romance
Capa: Alex Merto
Tradução: Roberto Taddei
Páginas: 224
Tiragem: 3000
Formato: 13,5 × 20,8 × 1,4 cm
Peso: 0,300 kg 

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

.: Crítica: "O Festival do Amor" de Woody Allen é poesia cinematográfica

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em janeiro de 2022


"O Festival do Amor" ("Rifkin´s Festival"), 50º filme da carreira do diretor Woody Allen, que também assina o roteiroé uma excelente pedida para iniciar o ano de 2022 numa sala de cinema Cineflix. Como não se encantar com um filme sobre as relações humanas retratadas de maneira poética? A comédia recorta a vida de Mort Rifkin (Wallace Shawn, de "Jovem Sheldon"), um apaixonado por cinema, que viaja de Nova Iorque para Espanha com o objetivo de acompanhar o Festival de San Sebastián. 

Contudo, Mort não está sozinho, tem ao lado a esposa, Sue (Gina Gershon, de "Riverdale"), que trabalha como assessora de diretores de cinema e, ali, acompanha um atraente diretor francês Philippe (Louis Garrel, de "Adoráveis Mulheres"). Eis o pontapé inicial das várias histórias a serem apresentadas: amores recíprocos, amores platônicos, amores dos sonhos, amores de traições, amores de desejos e amores de amizade, findando no amor-próprio. 

Tudo sempre salpicado -e até apimentado- por cenas de filmes em que o protagonista ressignifica em novas interpretações, sempre em preto e branco e, por vezes, em tela reduzida. A cada inserção fica claro que os sonhos de Mort compõem o festival em que os personagens da trama viverão em 1h 32m. Até a dona Morte aparece!

Na Espanha, Mort percebe que o amor entre ele e Sue não é mais o mesmo, ainda mais tendo um jovem boa pinta por perto. Contudo, após sentir uma dor estranha no peito, conhece a médica Jo Rojas (Elena Anaya). É ela quem faz os interesses de Mort mudarem -e ele "cria" variados problemas de saúde para que possa reencontrar a jovem espanhola que deixou Nova Iorque para viver na Espanha com o atual marido.

Conforme toda a trama se desenha, tal qual um desabafo entre amigos, o público percebe o quanto há do diretor e roteirista no protagonista de "O Festival do Amor". Por meio de Mort, Woody Allen mostra que assim como nos filmes, a vida segue seu curso transitando por vários gêneros, seja a comédia, o drama, o romance, sendo que, no fim, tudo não passa de um verdadeiro mistério.

Não há como deixar de destacar a bela fotografia do italiano Vittorio Storaro de 81 anos. Enquanto fisga o interesse do espectador em bisbilhotar certas reflexões de Mort, de bandeja, "O Festival do Amor" apresenta lugares belíssimos, geralmente a luz do dia, tornando as cenas bastante solares e extremamente agradáveis aos olhos. Mesmo quando Mort topa uma partida de xadrez com a Morte, ainda que seja em preto e branco, há muita luz na cena praiana. "O Festival do Amor" é um filme imperdível!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

Filme: O Festival do Amor
Ano: 2020 
Gênero: Comédia 
Duração: 1h 32m
Diretor: Woody Allen
Fotografia: Vittorio Storaro
Data de lançamento: 6 de janeiro de 2022 (Brasil)


Trailer



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