quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

.: "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" é filmaço de memória afetiva


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em dezembro de 2021


"Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" começa com o miranha de Tom Holland tentando lidar com as consequências de sua verdadeira identidade ter sido revelada pelo vilão Mysterio (Jake Gyllenhaal), ilustrando o retrato perfeito da fama instantânea que somente traz prejuízo, inclusive o da reprovação para a maior Universidade dos nerds: MIT. E não é que há conexão com a realidade confusa em que vivemos? O herói da vizinhança ganha haters e o vilão, morto -em "Homem-Aranha Longe de Casa"-, é considerado vítima e, claro, herói. 

Mesmo sendo apedrejado, Parker mantém o apoio do grande amigo, aquele da cadeira, o Ned (Jacob Batalon) e a namorada, a MJ, Michele Jones (Zendaya). Ao perceber ter feito mal aos melhores amigos e, claro, para a tia May (Marisa Tomei), o jovem aranha tem a brilhante ideia de procurar o Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch) para dar um jeitinho de fazer magia e mudar o que lhe convém. É muito rico testemunhar esses reencontros de personagens que marcaram a nossa vida enquanto fãs de filmes de heróis! 

Contudo, Parker sempre deixa claro que, apesar de tudo o que vivenciou com "Os Vingadores", continua sendo adolescente. Assim, segue metendo os pés pelas mãos e, muitas vezes, em nome de ideiais que são somente utópicos -e incentivados por tia May. E, como visto no trailer, ele atrapalha o feitiço do Dr. Estranho e libera a passagem de vilões do multiverso. Assim, reencontramos Dr. Octopus (Alfred Molina), Lagarto (Rhys Ifans), Electro (Jamie Foxx), Homem-Areia (Thomas Haden Church) e, claro, o vilão mais demoníaco de todos: o Duende Verde (Willem Dafoe). E ele brilha mais uma vez, além de  fazer um estrago na vida do Parker de Tom Holland.

Não há como negar que é emocionante reencontrar todos os rivais do Homem-Aranha num só filme, ainda que não apareça o Venom de Topher Grace (That´ 70s Show). Contudo, há uma esperança de um possível revival, ainda mais se considerarmos a segunda cena pós-créditos. Nada mais é impossível para o Universo Marvel que ao longo de tantos anos somente agrega. Sem contar que, indiscutivelmente, "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" ultrapassou todas as barreiras sonhadas por todo fã do miranha.

MENSAGEM DE TOM HOLLAND: Antes do início do filme o ator agradece a presença do público no dia da estreia e pede que não espalhem spoilers. Legal, mas algo engraçado de se ouvir, uma vez que o próprio é um disparador ambulante de spoiler, não é mesmo?! No decorrer do filme essa fala tem todo sentido. 


[CONTÉM SPOILERS]

As 2h28 de duração de "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" são pura memória afetiva. Sim! Temos Andrew Garfield e Tobey Maguire na pele do amigo da vizinhança e a entrada de cada um é de arrepiar. Contudo, a passagem de Tobey pelo portal, ainda que sem seu clássico uniforme, faz a emoção sair do controle. Aos que foram marcamos pelo herói lá em 2002, segurar as lágrimas é, definitivamente, uma missão impossível. Talvez alguns soluços escapem. É um sentimento incontrolável imbuído do pensamento de "não acredito que estou vendo isso" com um agradecimento interno de tamanho presente -ainda mais que estamos em época de Natal.

O filme é totalmente coerente, do início ao fim. Cheio de sacadas engraçadas e sem deixar de encenar e adaptar o meme do Homem-Aranha em que um aponta para seu outro eu. Aqui são três donos do sentido aranha. A produção do diretor Jon Watts vem com direito até a uma reunião estilo "A.A.", mas como são heróis, os três miranhas desabafam e trocam incentivos. Em outro ponto do filme, comentam sobre seus mais cruéis vilões. E assim dizemos por vezes, "valeu" para a dona Sony Pictures!

O novo filme é uma homenagem aos atores que fizeram história nas tramas do aracnídeo, mas também celebra os quase 20 anos de sucesso do cabeça de teia que é, defendido brilhantemente por Tom Holland. Embora, seja bom lembrar que, num momento do embate com o trio em ação, o roteiro deixa bem claro que o Aranha do Tobey é o número 1, o de Holland é o 2 e, Garfield, fica no posto de Homem-Aranha 3. Pois é! 

"Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" é o filmaço indicado aos preparados para fortes emoções e que amam o dono do sentido aranha, seja ele interpretado por Tobey Maguire, Andrew Garfield ou Tom Holland. Esse é sem dúvida o tipo de filme para ver e rever na telona do cinema. E, como sou da velha-guarda, darei o meu melhor para ter um exemplar em DVD e não deixar a minha coleção desfalcada, claro! Filme imperdível!!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Spiderman: No Way Home)

Direção: Jon Watts

Roteiro: Chris McKenna; Erik Sommers

Produção: Kevin Feige; Amy Pascal

Elenco: Tom Holland, Zendaya, Jamie Foxx, Alfred Molina, Willem Dafoe, Thomas Haden Church, Marisa Tomei, Jacob Batalon, J. K. Simmons, Benedict Cumberbatch, Benedict Wong

Data de lançamento: 16 de dezembro de 2021 (Brasil)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.