quarta-feira, 15 de setembro de 2021

.: Crítica: "Cidadãos do Mundo" mostra que nunca é tarde para mudar a vida


Por Mary Ellen Farias dos Santos
, em setembro de 2021.

"Cidadãos do Mundo" do diretor Gianni Di Gregorio de "Almoço em Agosto" e roteirista de "Gomorra" é a história dramatizada que pode ser de qualquer um. Logo exprime um desejo que geralmente reprimimos: o eterno pensamento do "se eu fosse embora daqui, minha vida seria muito melhor". 

Seguindo a premissa de que nunca é tarde para mudar a vida, dois amigos, em idade avançada, um  Professor (Gianni Di Gregorio), que ensinou latim e grego e Giorgetto (Giorgio Colangeli), um morador de Roma que recebe uma pensão de pobreza, acreditam que buscar outro país para se viver é a chance de aproveitarem o que lhes resta. 

Acreditando que em outro país, a grama será mais verde e seu poder de compra mais substancial, esbarram no boêmio, vendedor de antiguidades e fofoqueiro, Attilio (Ennio Fantastichini). Sempre num tom cômico, porém seguindo pela suavidade, o trio se empenha em encontrar o lugar perfeito para a nova fase da vida: Açores, em Portugal. Ainda que façam aula para melhorar a pronúncia da língua portuguesa.

Vale destacar que o diretor da produção italiana também é protagonista. Na película, Gianni Di Gregorio interpreta o professor que trabalhou tanto, vive com pouco e se engraça com uma bela senhora do local. Como não se comover com a grana curta do profesor? Ainda mais quando ele reencontra um ex-aluno e se dá conta de que todo o esforço de lecionar foi em vão.

Ainda que ponha em prática um desejo que estamos habituados a desencorajar, o longa é de muita delicadeza e envolve o público que tenta acertar o desfecho da trama para os amigos. O trio aprende a se desapegar, mas, nitidamente, tem dificuldade em dar adeus e partir em viagem. 

Ao percorrerem o caminho de deixar tudo para atrás, percebem com o poder da amizade que sempre é possível fazer o bem a alguém extremamente próximo. A comédia com toque de drama, "Cidadãos do Mundo" é sobre laços entre pai e filha, fraternais e de amigos, enquanto deixa claro o que é ser, de fato, um cidadão do mundo. Longa belíssimo e imperdível!


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em 
Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: Cidadãos do Mundo 
Título original: Lontano Lontano
Gênero: Comédia 
Duração: 1h 32m 
Diretor: Gianni Di Gregorio 
Ano de produção: 2019 
Data de lançamento: 2 de setembro de 2021 (Brasil) 
Elenco: Gianni Di Gregorio, Ennio Fantastichini, Giorgio Colangeli 
Assista no Cineflix Cinemas.

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.com.br. Twitter:@maryellenfsm

Trailer de "Cidadãos do Mundo"




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.