quarta-feira, 15 de setembro de 2021

.: Crítica: "Cidadãos do Mundo" mostra que nunca é tarde para mudar a vida


Por Mary Ellen Farias dos Santos
, em setembro de 2021.

"Cidadãos do Mundo" do diretor Gianni Di Gregorio de "Almoço em Agosto" e roteirista de "Gomorra" é a história dramatizada que pode ser de qualquer um. Logo exprime um desejo que geralmente reprimimos: o eterno pensamento do "se eu fosse embora daqui, minha vida seria muito melhor". 

Seguindo a premissa de que nunca é tarde para mudar a vida, dois amigos, em idade avançada, um  Professor (Gianni Di Gregorio), que ensinou latim e grego e Giorgetto (Giorgio Colangeli), um morador de Roma que recebe uma pensão de pobreza, acreditam que buscar outro país para se viver é a chance de aproveitarem o que lhes resta. 

Acreditando que em outro país, a grama será mais verde e seu poder de compra mais substancial, esbarram no boêmio, vendedor de antiguidades e fofoqueiro, Attilio (Ennio Fantastichini). Sempre num tom cômico, porém seguindo pela suavidade, o trio se empenha em encontrar o lugar perfeito para a nova fase da vida: Açores, em Portugal. Ainda que façam aula para melhorar a pronúncia da língua portuguesa.

Vale destacar que o diretor da produção italiana também é protagonista. Na película, Gianni Di Gregorio interpreta o professor que trabalhou tanto, vive com pouco e se engraça com uma bela senhora do local. Como não se comover com a grana curta do profesor? Ainda mais quando ele reencontra um ex-aluno e se dá conta de que todo o esforço de lecionar foi em vão.

Ainda que ponha em prática um desejo que estamos habituados a desencorajar, o longa é de muita delicadeza e envolve o público que tenta acertar o desfecho da trama para os amigos. O trio aprende a se desapegar, mas, nitidamente, tem dificuldade em dar adeus e partir em viagem. 

Ao percorrerem o caminho de deixar tudo para atrás, percebem com o poder da amizade que sempre é possível fazer o bem a alguém extremamente próximo. A comédia com toque de drama, "Cidadãos do Mundo" é sobre laços entre pai e filha, fraternais e de amigos, enquanto deixa claro o que é ser, de fato, um cidadão do mundo. Longa belíssimo e imperdível!


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em 
Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: Cidadãos do Mundo 
Título original: Lontano Lontano
Gênero: Comédia 
Duração: 1h 32m 
Diretor: Gianni Di Gregorio 
Ano de produção: 2019 
Data de lançamento: 2 de setembro de 2021 (Brasil) 
Elenco: Gianni Di Gregorio, Ennio Fantastichini, Giorgio Colangeli 
Assista no Cineflix Cinemas.

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.com.br. Twitter:@maryellenfsm

Trailer de "Cidadãos do Mundo"




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Um filme excelente, da comédia ao drama, interpretações impecáveis, como eu queria dar um abraço em cada um dos três atores principais….nota máxima sem dúvidas…Lição de vida…

    ResponderExcluir
  2. Espetacular, Imperdível

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.