sábado, 20 de novembro de 2021

.: "Pixinguinha, Um Homem Carinhoso" foca na vida pessoal de compositor

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em novembro de 2021


Quem foi Alfredo da Rocha Vianna Filho? Talvez nem todos saibam a resposta correta para essa pergunta. Contudo, ao trocarmos o nome completo pelo apelido Pixinguinha, diversas músicas, facilmente, serão associadas. E, para saber mais sobre quem foi esse grande artista da música brasileira, o catálogo cinematográfico do Brasil passa a incluir o longa, "Pixinguinha, Um Homem Carinhoso".

O filme com direção de Denise Saracenin e Allan Fiterman tem um elenco com grandes nomes como Milton Gonçalves, Tuca Andrada, Agatha Moreira, Taís Araújo e Seu Jorge, que interpreta o protagonista que é apresentado desde a infância, passa pela adolescência -fazendo o filme ter um início bastante arrastado com interpretações não tão marcantes para o protagonista. 

Aliás, não espere um super filme em 1h e 41 min, pois "Pixinguinha, Um Homem Carinhoso" somente deslancha com a entrada de Seu Jorge, no papel principal. E consegue melhorar mais quando Taís Araújo complementa o elenco em cena ao interpretar Albertina, a Betty, esposa de Alfredo. Juntos enfrentam a maior problemática que é o vício da bebida.

Escrita por Manuela Dias, a trama pessoal da figura da música mostra alguns dramas como a do filho branco adotado e a dificuldade para quitar a casa. Para quem espera ser embalado ao som de choros, maxixes e sambas, a película os recorta em trechos apenas. Ao menos há ligações com intérpretes como Carmen Miranda de "Taí, Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim", por exemplo.

Contudo, vale assistir para entender descrições afáveis a respeito do compositor, como a do historiador André Diniz, autor de "Pixinguinha - O Gênio e o Tempo" (2012) e "Pixinguinha - Um Perfil Biográfico" (2022): "Pixinguinha era um doce de pessoa, um ser humano sem igual, desses incapazes de falar mal de alguém" ou a fala do compositor Vinícius de Moraes que  "é o melhor ser humano que conheço. E que o que eu conheço de gente não é mole...".


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.