terça-feira, 8 de março de 2022

.: Crítica: "A Felicidade das Pequenas Coisas" da vida na montanha

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em março de 2022


"A Felicidade das Pequenas Coisas" é o tipo de filme que aquece o coração. Não há como sair indiferente da sala de cinema do Cineflix, após assistir ao drama de 1h50m. A trama do professor Ugyen Dorji (Sherab Dorji) convida a refletir sobre as diferentes realidades. Dirigido e roteirizado por Pawo Choyning Dorji, o longa leva o título em inglês de "Lunana: A Yak in the Classroom", o que entrega parte do que acontece no filme que concorre ao Oscar 2022, na categoria "Melhor Filme Internacional", representando a nação muito montanhosa, de interior, situada na Ásia, Butão.

O professor Ugyen Dorji, de 20 e poucos anos, sonha em se mudar para a Austrália e ser um cantor famoso. Para tanto, ele aguarda o visto para seguir viagem e começar a batalha cantando em bares de Sydney. Contudo, ele que vive com a avó e sem nenhuma vocação para ensinar, precisa cumprir um ano inteiro de contrato no cargo, com o governo. Assim, ele é mandado para Lunana, onde assume a "escola mais remota do mundo", situada no topo de uma imensa montanha. 

Após levar o público numa subida de dias nas montanhas e gerar uma fotografia belíssima, Ugyen, antes mesmo de conhecer os alunos, manifesta o desinteresse de assumir a turma aos responsáveis locais. Qual o maior problema para o moço? Ele é bastante dependente da tecnologia moderna. Tanto é que sobe a montanha ao som de músicas no fone de ouvido. 

Ugyen detesta a vida pacata como as que todos ali levam, além da falta de acesso a itens modernos. Até lousa a escola não tem. Contudo, como a vida é cheia de surpresas, nas pequenas coisas ele consegue descobrir o prazer da vida simples e encontra a felicidade. Nesse meio tempo, parte do sonho do rapaz acontece e deixa o público na dúvida sobre o rumo da história do professor

"A Felicidade das Pequenas Coisas" é um filme cheio de ensinamentos, seja aos sem acesso a modernidade quanto ao dependente dela. No entanto, destaca justamente o ser professor que a cada ano é enviado a uma escola diferente e precisa conhecer conquistar novas turmas. Imperdível!


Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: A Felicidade das Pequenas Coisas

Título em inglês: Lunana: A Yak in the Classroom (Butão/China)

Gênero: Drama/Aventura

Roteiro: Pawo Choyning Dorji

Diretor: Pawo Choyning Dorji

Ano: 2019 

Duração: 1h 50m




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.