terça-feira, 24 de maio de 2022

.: Crítica: "Top Gun: Maverick" renova sucesso e estreia como um clássico


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2022


"Top Gun: Maverick" fez valer toda a expectativa criada durante o tempo de produção até a estreia nos cinemas. A surpresa anunciada na CCXP Worlds em dezembro de 2020 -com vídeos de bastidores- chega na telona do Cineflix já com pegada de clássico. Seja nos minutos iniciais com os créditos da produção tendo imagens similares ao longa de 1986, ao som de "Danger Zone" ou por resgatar o melhor de seu protagonista: Pete "Maverick" Mitchell (Tom Cruise). Tudo regado a um romance pé no chão e muita ação nos ares em cenas de tirar o fôlego. 

O longa que é pura tensão em 2h 17m, para roer as unhas, é uma sequência de "Top Gun: Ases Indomáveis", portanto, depois de mais de 30 anos de serviço como um dos principais aviadores, Maverick tira a famosa jaqueta do armário, acelera a moto e volta para fazer um serviço a pedido de seu amigo, Iceman (Val Kilmer). Embora contasse pilotar novamente com os melhores, acaba assumindo o posto de instrutor de alunos Top Gun. 


A produção com a essência dos anos 80 consegue arrepiar com o letreiro e créditos iniciais. Por outro lado, traz uma carga mais forte de sentimentalismo, a ponto de tirar lágrimas do público, justamente quando Maverick tenta escapar do filho de seu parceiro Goose (Anthony Edwards), Bradley Bradshaw, Rooster (Miles Teller), um dos selecionados para o importante grupo. Mesmo ainda que quebre o momento de emoção com Maverick saindo de cena de uma forma curiosa. 

Como um forasteiro, o piloto indomável observa Rooster ao piano tocando "Great Balls of Fire". Exatamente como Goose o fez quando Bradley ainda era um menininho. Ok. Dá para arrepiar, mas quando o longa estampa cenas marcantes da amizade de Maverick com os Bradshaw, no filme de 1986, segurar as lágrimas é praticamente uma missão impossível. Até a Meg Ryan, Carol Bradshaw, mãe do jovem piloto aparece na telona. Muito emocionante! Em tempo: "Rooster" tem o visual do pai, Goose, desde a forma de se vestir ao bigode.

Na volta ao passado, está a participação do ator Val Kilmer -quem também interpretou também o Homem Morcego em "Batman Eternamente". Assim, Iceman, que começa como rival do mocinho e termina como amigo nos anos 80, hoje em dia, mostra a admiração pela forma de Maverick pilotar, pois é ele quem o convoca para a atual missão. De fato, a exigência de Tom Cruise para Kilmer reprisar o papel, tendo voz recriada, uma vez que ele sofre de câncer na garganta, garante um gostinho de pura nostalgia. É muito bom ver mais uma vez, Maverick e Iceman, lado a lado.

A verdade é que no novo filme está muito do clássico. Os corpos sarados praticando esporte na praia, cenas ao pôr do sol, protagonista de moto solo e com o par romântico, rostos suados e até as broncas para os aprontos de Maverick, começando por Ed Harris (Westworld) . Até os dizeres em branco na tela preta, logo no início, estão em "Top Gun: Maverick", assim como a "zoeira" com quem irá se mostrar instrutor na primeira aula. Entretanto, os voos estão pra lá de atualizados criando muita tensão no público, indo da agonia até o alívio da missão cumprida. 

Há frescor no elenco do longa dirigido por Joseph Kosinski. Maverick vive uma história de amor com Penny Benjamin (Jennifer Connelly), ainda não contada, embora tenha sido mencionada no filme dos anos 80, como "a filha do Almirante", além de voar com novos personagens: Bradley Bradsha (Miles Teller), Phoenix (Monica Barbaro), Hangman (Glen Powell), Bob (Lewis Pullman), Payback (Jay Ellis), Fanboy (Danny Ramirez). "Top Gun: Maverick" surpreende positivamente e tendo toda a modernidade dos ares, já estreia como um clássico. 

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Filme: Top Gun: Maverick (Top Gun: Maverick)

Classificação: 12 anos

Diretor: Joseph Kosinski

Duração: 2h11m

História: Peter Craig; Justin Marks

Produção: Jerry Bruckheimer; Tom Cruise; Christopher McQuarrie; David Ellison

Roteiro: Ehren Kruger; Eric Warren Singer; Christopher McQuarrie

Música composta por: Lady Gaga, Hans Zimmer, Harold Faltermeyer, Lorne Balfe

Elenco: Tom Cruise, Jennifer Connelly, Miles Teller, Val Kilmer, Ed Harris, Glenn Powell, Monica Barbaro, Jon Hamm


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.