sábado, 18 de junho de 2022

.: Crítica: "Aline: A Voz do Amor" afaga vida e carreira de Celine Dion

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2022

É inegável que o cinema francês entrega produções tocantes. A estreia nas telonas da rede de cinemas Cineflix, longa "Aline: A Voz do Amor", inspirado livremente na história da cantora Celine Dion, é uma belíssima confirmação. Na trama apresentada em 2h 06m, tudo cativa e acontece de modo envolvente com o toque preciso de muita alegria, sem que o público perceba o tempo passar. A produção que não é uma cinebiografia retrata a visão de Valérie Lemercier para a vida da cantora.

Aline Dieu (Valérie Lemercier que além de atuar, assume o roteiro e a direção do longa), a 14ª filha de Sylvette e Anglomard nasce numa família modesta, mas que ama a música e aprecia o talento da menina. Aos 12 anos, grava uma k-7 que é entregue, envolta de uma fitinha vermelha com um laço, para o produtor Guy Claude (Sylvain Marcel). Passado um tempo, é reforçada a necessidade de ouvir a gravação que, de fato, impressiona o empresário.



Assim, Aline Dieu ganha destaque na região, inclusive na TV, agradando com sua voz limpa, a ponto de gravar LPs. Contudo, o produtor percebe que a dona da voz de ouro precisa ter amigos e viver mais, forçando-a a dar uma pausa na carreira. O tempo passa, a jovem amadurece e os dois se reencontram. Assumindo um novo visual, similar ao da personagem Baby do longa "Dirty Dancing: Ritmo Quente".



Enquanto embala o público nas canções de Celine interpretadas por Victoria Sio, em francês e inglês, o longa retrata a história do amor verdadeiro de Aline Dieu. Entretanto, a apaixonada vive cercada pela família e, principalmente, tem a marcação certeira da figura materna, acompanhando seus passos e, claro, usando unhas e dentes para protegê-la, caso seja preciso. Apesar da maledicência, pelo fato de formarem um casal fora do padrão, o que se vê na telona é um lindo conto de fadas. E emociona! Como não se arrepiar ou deixar uma lágrima escorrer quando toca "Let´s Talk About Love"?!


"Aline: A Voz do Amor" é uma linda e sincera homenagem para a dona de uma voz inigualável, Celine Dion, retratada de modo romanceado e muito tocante. Logo, deixa a impressão de que o público é testemunha de momentos marcantes e delicados da vida da cantora, facilitando a compreensão da dura realidade que uma superstar vive: cercada de luxo, com a possibilidade de realizar os desejos que o dinheiro compra, mas não saber como sair sozinha ou chegar a algum lugar, por sempre ter uma limusine com motorista para cumprir compromissos.


Todavia, o longa peca visualmente quando Aline é retratada na fase infantil e juvenil. É impossível não sentir qualquer estranhamento com o rosto de alguém, nitidamente, mais velho no de uma criança. No entanto, por vezes, Valérie Lemercier imprime perfeitamente os trejeitos de Celine, além de ter um figurino similar. A película tem a delicadeza de retratar uma estrela da música além da figura famosa -presa em agendas de compromissos em nome da carreira-, mas o lado filha, irmã, mãe e esposa. "Aline: A Voz do Amor" é um longa imperdível!



Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Filme: "Aline: a Voz do Amor" ("Aline")
Diretora: Valérie Lemercier
Duração: 2h06m
Classificação: 10 anos
Ano de produção: 2022
Idioma: francês
Elenco: Valérie Lemercier, Sylvain Marcel e Danielle Fichaud. 


Trailer de "Aline: A Voz do Amor"






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.