domingo, 26 de junho de 2022

.: Crítica: "Golias" é filme-denúncia que não romancea jogo de interesses

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2022 


Uma professora de educação física chamada France (Emmanuelle Bercot) e a viúva agricultora Lucie (Chloé Stefani) têm um problema em comum no filme "Golias", produção francesa do Festival Varilux, em cartaz no Cineflix. O longa dirigido por Frédéric Tellier mergulha por meandros delicados que retratam o bem e o mal de uma realidade que se faz presente em todo o mundo. De um lado o objetivo de produzir em larga escala para lucrar mais, na base do custe o que custar, do outro, pessoas morrendo de câncer e mulheres gerando crianças com deformidades.

"Golias" confirma o título ao retratar o enfrentando de pessoas comuns com uma gigante de um conglomerado econômico, produtora de pesticidas. Assim, o público é levado ao tribunal quando há um julgamento sobre o efeito do uso deliberado de agrotóxicos nas plantações. Para o azar de Lucie, viúva de Margot, vítima de câncer em consequência do uso constante do pesticida que atinge tanto lavradores quanto moradores das proximidades. 

Ainda que o filme deixe claro ser uma obra ficcional, "Golias" é nitidamente uma denúncia de uma realidade mundial. Vale lembrar que, só no Brasil, Bolsonaro liberou 1.629 agrotóxicos em 1.158 dias de governo. Entretanto, Frédéric Tellier é ferrenho ao colocar o dedo na ferida e abri-la sem dó e trazer para debate as consequências assombrosas dos agrotóxicos. Tanto é que pouco depois do início, a viúva Lucie não consegue mais lidar com a falta de punição da gigante do pesticida cancerígeno e comete um ato desesperador.

O filme-denúncia francês também remete ao americano "Uma Voz Contra o Poder" protagonizado por Christopher Walken, mais focado ao personagem que quase perde tudo para um gigante agroquímico. A produção inspirada no caso do agricultor canadense Percy Schmeiser também leva originalmente o nome "Golias". Enquanto que o americano é "Percy vs Goliath", o francês foi batizado de "Goliath".

A produção de Frédéric Tellier é completa, pois foca no problema e suas causas, fazendo com os personagens desenvolvam os meandros e o aprofundem. Para tanto, entram em cena diversos personagens. Um advogado inescrupuloso, criador de fake news, em defesa da gigante, Mathias. Outro advogado, especialista em direito ambiental e endividado, que ingressa na causa por Lucie, mas consegue ir além, Patrick. Uma professora que trabalha à noite para complementar a renda, sendo também ativista contra o uso de pesticidas, France. 

Entretanto, há uma luz no fim do túnel quando Vanec (Jacques Perrin, de "Cinema Paradiso" e "A Voz do Coração" falecido em 21 de abril de 2022) entra em cena, durante um voo. "Golias" une drama e suspense na medida exata, além da cruel realidade que precisa ser mais tratada e não abafada. Filmaço imperdível! 

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: "Golias" ("Goliath")

Diretor: Frédéric Tellier

Duração: 2h02

Gênero: drama, suspense

Classificação: 14 anos

Distribuidora: Bonfilm

Elenco: Emmanuelle Bercot (France), Jacques Perrin (Vanec), Gilles Lellouche (Patrick), Laurent Stocker (Paul), Marie Gillain (Audrey), Chloé Stefani (Lucie) 


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer










← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.