quarta-feira, 9 de março de 2022

.: Crítica: "Uma Voz Contra o Poder" é sobre a emoção de defender as origens

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em março de 2022


O fazendeiro Percy Schmeiser seguia sua vida pacata com a família até receber uma notificação tão importante que o leva para uma tremenda batalha nos tribunais contra a gigante corporação do agronegócio: Monsanto. Esse é o fio condutor de "Uma Voz Contra o Poder" (Percy vs Goliath), brilhantemente protagonizado por Christopher Walken ("Prenda-me Se For Capaz", "Click" e o inesquecível videoclipe do Fat Boy Slim, "Weapon of Choice", vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em "O Franco Atirador").

Em 2 horas de duração, o longa dirigido por Clark Johnson desenvolve a marcante batalha do homem que conseguiu se fazer ouvir mundo afora mesmo sendo apenas um pequeno agricultor. É nesse sentimentalismo que "Uma Voz Contra o Poder" aposta para envolver o público, basta considerar o títutlo original que se se refere a vitória de Davi contra Golias. Mesmo sem toda a emoção dos tribunais para dar ritmo, o enredo consegue despertar interesse, embora torne a trama um pouco arrastada, por vezes. 

Sem a agonia clichê das discussões e enfrentamentos gerados nos julgamentos, além da ausência do martelinho de juiz sendo batido de tempo em tempo e determinando a evolução do caso, tudo é colocado na conta somente da indignação do protagonista. Por sorte, Walken tem talento de sobra e cria um coro de torcida do público para que a situação dele tenha um final feliz. Contudo, a jornada desse herói é apresentada sem o ponto alto dos embates, acaba não fazendo crescer proporcionalmente a raiva em quem assiste. Logo, quando se está diante da cena ápice a emoção é morna.

A cinebiografia de Percy Schmeiser tem ainda Christina Ricci ("Familia Addams" e "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça"), Zach Braff  ("Oz: Mágico e Poderoso"), Roberta Maxwell ("Os Últimos Passos de Um Homem" e "O Segredo de Brokeback Mountain") e Luke Kirby ("Vidro" e "The Deuce"), personagens que dão total suporte para que a história do protagonista se desenvolva. 

Assim, "Uma Voz Contra o Poder" assume o posto de filme-denúncia, pois de um lado estão os agricultores pequenos que querem seguir seu modo de cultivo ancestral enquanto que a empresa quer modernizar tudo e, claro, fazer uso de agrotóxicos mais fortes e sempre de modo abusivo. Contudo, a figura central do filme a quem é uma homenagem, Percy Schmeiser , faleceu em 13 de outubro de 2020. No entanto, fica registrada a façanha desse senhor que ganhou conhecimento público na década de 90 após ter uma disputa judicial na Suprema Corte do Canadá. 

"Uma Voz Contra o Poder" é um super filme para refletir sobre o que de fato importa na vida. O filme está disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes. Imperdível! 

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

Filme: Uma Voz Contra o Poder

Título original: Percy vs Goliath

Data de lançamento: 16 de setembro de 2020 (mundial)

Diretor: Clark Johnson

Produção: Daniel Bekerman

Elenco: Zach Braff (“Scrubs”), Christina Ricci (“Matrix Resurrections”), Roberta Maxwell (“Brokeback Mountain”), Adam Beach (“Esquadrão Suicida”), Luke Kirby (“Marvelous Mrs. Maisel”), Martin Donovan (“Homem-Formiga”) e Peter Stebbings (“Imortais”)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.