segunda-feira, 27 de junho de 2022

.: Crítica: "O Próximo Passo" ensina a viver as vidas que a vida dá

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2022 


A bailarina principal de uma companhia de dança clássica que flagra uma traição minutos antes de entrar no palco, dá o seu melhor na grande apresentação, mas acaba num passo errado, tendo que aprender a rever o rumo de um novo caminho a percorrer. Esse é o belíssimo e tocante longa francês, do Festival Varilux, em cartaz no Cineflix: "O Próximo Passo"

O filme de Cédric Klapisch emociona ao criar o perfil de uma jovem mulher forte, que na fragilidade pela ausência da mãe durante a fase de crescimento. Além de ter um pai alheio a seus feitos, ser traída pelo namorado e ainda afastada da dança que tanto se dedicou. Enquanto Elise busca a cicatrização de sua ferida sentimental e física, a dançarina clássica precisa se reconectar com ela mesma. 

Ao acompanhar a mudança de vida da protagonista, vê-se o renascimento de si, o que faz a emoção crescer em cada um presente na sala de cinema. Como não segurar as lágrimas quando o passado e o presente se encontram numa cena perfeitamente produzida? De um lado as bailarinas com seus tutus, nas pontas dos pés, do outro, ao longe, Elise se despede tendo encontrado uma nova forma de seguir na dança.

"O Próximo Passo" é visualmente lindo, não somente pelas apresentações de balé, incluindo os cenários e as filmagens em lugares naturais. Tudo contribui para a beleza da produção que foi a terceira mais vista na França, na sua semana de estreia. É indiscutível que a edição presenteia os olhos com muita arte. Não há como passar impune já no início, com a imagem dos braços de bailarina iluminado em azul. Ali já entrega que há um diferencial artístico no filme.

O que se confirma quando os envolvidos na produção são creditados com efeitos incríveis, nos minutos iniciais do longa. Enquanto que as bailarinas dançam, os nomes surgem na telona e se vão em esfumaçados e, ao fundo, uma canção de batidas mais fortes dita o ritmo. Em "O Próximo Passo" há drama, romance e incentivo à devoção pela arte, desde a culinária, música e, claro, à dança e suas variações. Definitivamente é uma produção mágica. Imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: "O Próximo Passo" ("En Corps")

Duração: 1h57

Gênero: drama

Distribuidora: Bonfilm

Diretor: Cédric Klapisch

Elenco: Marion Barbeau, Hofesh Shechter, Denis Podalydès


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.