sábado, 30 de julho de 2022

.: Crítica: "Paradise: Uma Nova Vida", o "Brokeback Mountain" italiano


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2022 


Na Sicília, um vendedor de raspadinhas, presencia um assassinato. Para piorar a situação, ele e o mafioso (Giovanni Calcagno) trocam olhares, o que leva o comerciante imediatamente ao programa do governo para proteção às testemunhas. Em cartaz na Rede de Cinemas Cineflix, a comédia dramática italiana, "Paradise: Uma Nova Vida", faz com que o protagonista assuma uma nova identidade. Ao passar a atender por Calogero (Vincenzo Nemolato), deixa seu lugar de origem, todos os familiares, além da esposa grávida, Lucia (Selene Caramazza). 

Sozinho e sempre sobressaltado, nos Alpes italianos, ele vive numa pousada tão afastada que é um total marasmo e ainda tem o nome de "Paradise". O roteiro de Davide Del Degan e Andrea Magnani, em 1h26, faz acontecer situações inimagináveis e, claro, encena o reencontro entre o assassino mafioso e a testemunha. Contudo, o rumo tomado é surpreendente, o que gera muitas risadas com um certa dose de apreensão. Por vezes, remete ao filme de Ang Lee, "O Segredo de Brokeback Mountain", porém adaptado para a realidade italiana.

O texto ágil e cheio de sacadas, numa conversa por telefone, alerta Calogero solenemente para que não dance com seu opressor. No entanto, ao ser desafiado, acaba decidindo arriscar tudo sendo parceiro na dança com direito a oferta de jantar. O longa dirigido por Davide Del Degan encontra um jeitinho de mostrar a dança folclórica italiana, chamada de Schuhplattler, enquanto que cria um elo entre testemunha e assassino, para que entrem numa trama de perfeito compasso. 

"Paradise: Uma Nova Vida" tem a dose certa de drama e alivia ao se esbaldar na comédia quando Calogero decide "brincar com a sorte" nesse paraíso de neve. Assim, Calogero, muda a cor dos cabelos, tenta usar uma espingada e prepara pratos especiais. E tudo fica ainda mais interessante quando o lado emotivo do assassino é exposto pelo próprio. O filme coloca na telona um desfecho surpreendente e extremamente provocante. Imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: "Paradise: Uma Nova Vida"  ("Paradise")

Duração: 1h26

Gênero: comédia dramática

Diretore: Davide Del Degan

Roteiro: Davide Del Degan e Andrea Magnani

Classificação: 14 anos

Ano de produção: 2019 

Distribuidora: Arteplex Filmes

Elenco: Vincenzo Nemolato, Giovanni Calcagno, Katarina Cas e Selene Caramazza


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer







← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.