quarta-feira, 6 de julho de 2022

.: Crítica: "Um Pequeno Grande Plano" começa bem e se perde

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2022 


"Um Pequeno Grande Plano" filme exibido no Festival Varilux de Cinema Francês e na Rede de Cinemas Cineflix, começa com a temática assustadora de filhos roubando os pais, mas que atenua a atitude errada uma vez que a ação é para um bem do planeta Terra: levar água para a África, no deserto do Saara. Apesar desse baque de conduta errônea, a produção dirigida por Louis Garrel consegue convencer quando apresenta o envolvimento de várias crianças num super projeto pelo bem de todos. 

É assim que conhecemos a família de protagonistas composta pelos pais Abel e Marianne e o filho de 13 anos, Joseph. Abel chega do trabalho e percebe que o patinete do filho não está onde habitualmente fica. Conversa vai, conversa vem e o menino revela ter tirado de casa diversas coisas, entre elas itens caríssimos como roupas de gripe da mãe e relógios de coleção do pai. Pois é! Caso o questionamento sobre os patinetes não tivessem acontecido, os dois não teriam notado o sumiço das peças, incluindo um quadro.

Crítica ao consumismo desenfreado?! Sem dúvida! Por outro lado, nada justifica a audácia da criança em negociar o que não lhe pertence. Até vinhos raros o filho repassou a estudiosos do assunto. Apesar dos pesares, é possível levar "Um Pequeno Grande Plano" à sério. No entanto, tudo cai por terra quando as crianças falam da prática sexual com os pais, tal qual fossem adultos. 

Por outro lado, o momento mais surreal acontece quando os filhos, à mesa, explicam sobre como serão eliminados os adultos na faixa etária deles, o que mais poluem e não se importam com o futuro, uma vez que os idosos já estão perto da morte e pouco tempo terão para acabar com planeta. Contudo, Joseph já é um fumante. A verdade é que "Um Pequeno Grande Plano" tem boas ideias e começa bem, mas se perde na forma de apresentação. Sem fazer rir, tal qual a comédia a que é classificada, apenas choca e não deixa nem mesmo a mensagem prometida com a mobilização das crianças.


Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.



Filme: "Um Pequeno Grande Plano" ("La Croisade")

Duração: 1h06

Gênero: comédia

Diretor: Louis Garrel

Ano de produção: 2021

Classificação: livre

Distribuidora: Synapse

Elenco: Louis Garrel, Laetitia Casta, Leionel Dray


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.