quarta-feira, 6 de julho de 2022

.: Crítica: "Esperando Bojangles" é conto de fadas de sonhadora e mentiroso

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2022 


"Esperando Bojangles", em cartaz no Festival Varilux de Cinema Francês, que chegou às telonas da Rede de Cinemas Cineflix, é pura poesia em formato de filme. A produção do diretor Régis Roinsard, estrelada por Virginie Efira ("Adeus, Idiotas" e "O Segredo de Madeleine Collins"), Romain Duris ("As Aventuras de Molière" e "A Datilógrafa") e Grégory Gadebois ("Delicioso: da cozinha para o mundo" e "Querida Léa") é sobre sonhar acordado até perder o controle da própria vida.

No conto de fadas às avessas, Camille (Virginie Efira) começa numa festa -talvez um baile. Linda, encanta a todos da alta sociedade de Paris, perdida em seu mundo de fantasia enquanto dança com uma blusa preta e saia branca com detalhes semelhante à clássica de Grace Kelly em "Janela Indiscreta". No entanto, ainda sem esbarrar nela, Georges (Romain Duris) é introduzido na trama de modo assustador: um completo contador de mentiras.


Assim, uma sonhadora e um mentiroso de carteirinha formam um casal cheio de amor ao longo dos anos, com direito a um filho para coroar a relação. Na escola, o pequeno Gary sofre ao contar sobre como é seu cotidiano em meio a festas e com uma ave exótica chamada Madame Supérflua. Para não deixar o filho por baixo, Camille leva a ave para a escola causando um tremendo alvoroço. Fora do sério, a professora das crianças "sugere" que Gary tenha uma forma especial para ser educado.

Sem mais frequentar o ambiente escolar, os pais se empenham no ensino que importa para a formação de Gary. Sempre do modo mais lúdico e encantador possível. Assim, Georges vende o próprio comércio para se dedicar à família enquanto que a pilha de contas, no canto da entrada do apartamento somente ganha volume. No entanto, esse hino ao amor ganha sua pitada de realidade quando Camille passa a ser uma ameaça, até mesmo ao filho.

A amante da canção "Mr Bojangles" mergulha no lado sombrio do imprevisível a ponto de ser levada a um hospício. Nesse cenário frio e inativo, ela imprime na telona uma cena de arrepiar e tirar lágrimas do público. Atrás das grades, Camille sorri para o marido e filho enquanto se despedem, mas ao dar as costas, no vazio da solidão, a tristeza profunda assume a personagem. Extremamente comovente. Camille retrata com precisão os altos e baixos de uma pessoa com depressão e outras doenças mentais, ainda que sempre esteja cercada por familiares e amigos.

A intocável produção de Régis Roinsard brinda a vida cheia de imaginação com direito ao encontro do príncipe encantado, castelo em frente ao mar da Espanha, bailes cheios de convidados e prisão na masmorra. Tudo vale a pena no filme de 2h05 que é adaptado de livro homônimo escrito por Olivier Bourdeaut. Simplesmente imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: "Esperando Bojangles" ("En Attendant Bojangles")

Duração: 2h05

Gênero: comédia, drama

Diretor: Régis Roinsard

Ano de produção: 2022

Classificação: 14 anos

Distribuidora: California Filmes

Elenco: Virginie Efira, Romain Duris, Grégory Gadebois


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.