sábado, 6 de agosto de 2022

.: Crítica: "Eu, Leonardo" mergulha na mente de Da Vinci e sua história

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2022 


O longa em cartaz na rede de cinemas Cineflix, durante a Festa do Cinema Italiano, "Eu, Leonardo", expõe o homem, o artista, o cientista e o inventor por meio da mente do protagonista, Leonardo Da Vinci. Com a trama narrada por Francesco Pannofino, fica na atuação de Luca Argentero, interpretar as fases de estudo e crescimento que fizeram do italiano, o pintor e escultor, assim como o cientista precursor da aviação e da balística.

Desenhando a história de Da Vinci desde o nascimento, a produção de 1h30 começa com o nascimento, a história conturbada do pequeno Leonardo, filho bastardo, que é entregue pela mãe ao pai, que não teria condições de oferecer um bom futuro ao menino. No entanto, assim que aprende os traços perfeitos para a pintura, a trama segue apresentando momentos diversos dramatizados referentes às pinturas famosas, entre elas estão "Dama com Arminho", "Virgem das Rochas", "A Virgem e o Menino com Santa Anna", "A Última Ceia", "Mona Lisa" entre outros.

"Eu, Leonardo", dirigido por Jesus Garces Lambert, apresenta um narrador que tenta estabelecer um diálogo com Da Vinci, uma vez que lhe faz perguntas e lança provocações. No entanto, a produção tem impressa -ainda que não tenha como objetivo- o formato de documentário, mesmo ao mesclar as várias passagens do protagonista dramatizadas. Embora seja nitidamente didático, o longa vale pela tentativa de criar uma forma de se ler a história do gênio Leonardo Da Vinci, do nascimento à morte.

A cinebiografia sobre Leonardo Da Vinci está entre os nove filmes exibidos na Festa do Cinema Italiano que acontece pela primeira vez na cidade de Santos, litoral de São Paulo e exibe as produções do evento no Cineflix que fica dentro do Shopping Miramar, na Rua Euclides da Cunha, nº 21, no bairro Gonzaga.

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.




Filme: "Eu, Leonardo" ("Bullet Train")

Duração: 1h30

Gênero: drama, biografia

Diretor: Jesus Garces Lambert

Classificação: 12 anos

Elenco: Luca Argentero,


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm



Trailer



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.