sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

.: Crítica: "Perlimps" é animação linda com trilha sonora impecável

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em fevereiro de 2023


A animação brasileira "Perlimps", que chega aos cinemas brasileiros em 9 de fevereiro, de Alê Abreu, num colorido vibrante e de traços impressionantes, tal qual uma pintura na telona, leva o público a desbravar -junto- os meandros percorridos por dois reinos rivais, o do Sol e da Lua, por meio de Claê (Lorenzo Tarantelli, a voz de “Young Sheldon”) e Bruô (Giulia Benite, Mônica dos filmes da “Turma da Mônica”), um lobinho e uma ursinha da lua.

Inicialmente, com a narração de Stênio Garcia (“O Clone”; “O Rei do Gado”), promove a contextualização do que acontecerá em 1h20. Ao trazer a temática de uma luz tão forte e um bosque encantado, desenha o que ganância do homem destrói. Assim, apesar da resistência pelas diferenças -que são muitas-, Claê e Bruô seguem com um único propósito e embarcam numa aventura fantástica que visa a preservação do meio-ambiente e o fim de uma guerra. Logo, os dois precisam encontrar as criaturas mágicas, os Perlimps. 

A produção de Alê Abreu deixa clara a crítica sociopolítica. Seja ao capitalismo desenfreado que leva a destruição da natureza desmedida, as guerras e suas motivações -as quais seguem em plena execução e sem ideia de fim-, além de retratar um extenso muro, tal qual o muro fronteiriço dos Estados Unidos–México, com o objetivo de impedir cruzamentos ilegais entre os dois países.

"Perlimps" é uma pintura para os olhos embalada numa trilha sonora impecável, tendo ainda a trama bem elaborada de um roteiro que levanta uma bandeira riquíssima sobre superar as diferenças em nome de algo pelo bem de todos. A nova animação escrita e dirigida pelo cineasta indicado ao Oscar de 2016 por “O Menino e o Mundo”, na categoria de Melhor Animação, conta com uma música-tema do grupo Barbatuques, liderado por André Hosoi. A canção, “Daqui prá lá, de lá prá cá (pra Naná)”, escrita pelo diretor. 

A estreia mundial de “Perlimps” foi em junho de 2022, na sessão “Événements Excepcionelles” do Festival de Annecy - considerado o evento mais importante do mundo da animação -, na França. No Brasil, as primeiras exibições aconteceram mais tarde, em outubro, como parte da programação do Festival do Rio. Ainda no mesmo mês, o longa integrou a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em 2023, “Perlimps” ganha as salas de cinema por todo o Brasil.

É inegável que "Perlimps" é um primor cinematográfico recomendado para públicos de todas as idades. Imperdível!


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: "Perlimps" ("Perlimps" )
Gênero: animação
Classificação: 14 anos
Ano de produção: 2022
Direção: Alê Abreu
Roteiro: Alê Abreu
Duração: 1h16m
Elenco (vozes): Lorenzo Tarantelli, Giulia Benite e Stênio Garcia

Trailer



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.