terça-feira, 2 de maio de 2023

.: Crítica: "O Chamado 4: Samara Ressurge" é um vírus moderno e mortal

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em maio de 2023


A fita VHS amaldiçoada da menina que sai do poço ficou no passado, o espírito vingativo que atende pelo nome de Samara deixou de fazer ligações para avisar sobre os "sete dias" restantes da próxima vítima e está mais tecnológico do que nunca. Em "O Chamado 4: Samara Ressurge", em cartaz no Cineflix Cinemas, o público é levado ao Japão onde o mal volta a atacar. Inicialmente, se faz necessário um videocassete para que o vídeo fatídico seja assistido até que, com a modernidade, chega às redes sociais gerando uma obrigação diária, afinal, o ultimato de Samara (Sadako) passou a ser de apenas 24 horas.

Em "O Chamado 4: Samara Ressurge" com a trama do espírito que perseguiu Rachel nos dois primeiros filmes, inspirados no longa "Ringu" (1998), que adapta para o cinema do livro homônimo, escrito por Koji Suzuki. Assim, o que parecia adormecido, volta a ser uma febre que mata em sequência e sem piedade. 

Conforme o longa dirigido por Hisashi Kimura vai se desenhando, fica clara a provocação crítica a respeito da dependência tecnológica, com foco no entretenimento ofertado pela internet. Sempre de um lado a razão e do outro a ciência. E como todo surto coletivo, a ciência é questionada e ignorada enquanto que a fé criada de mentes mirabolantes ganha força a ponto de contagiar.

Tanto é que o vídeo de Samara (Sadako), com um fim exclusivo para cada vítima, é abertamente tratado no longa como um vírus poderoso que mata, assumindo diversas figuras mutantes. O que remete ao período da pandemia de Covid-19 em que o "desconhecido", sofrendo tantas alterações, provocou e seguiu uma matança em todo o mundo. 

Além dos personagens sinalizando a ciência e a fé, há um alienado e um personagem que ajuda a fazer a história acontecer, mesmo sendo um completo recluso, devido ao vírus. Contudo, "O Chamado 4: Samara Ressurge" não é para ser levado a sério -o que é comprovado enquanto os créditos do filme sobem. Todavia, há ainda muita nostalgia na história de Samara.

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN



* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


O Chamado 4: Samara Ressurge (Sadako Dx)Ingressos on-line neste link.
Gênero: terror
Classificação: 16 anos
Duração: 01h41
Ano: 2023
Distribuidora: Paris Filmes
Direção: Hisashi Kimura.
Roteiro: Yuya Takahashi
Elenco: Fuka Koshiba, Kazuma Kawamura, Mario Kuroba
Sinopse: Pessoas que assistem a um vídeo amaldiçoado subitamente morrem. Essas mortes ocorrem em todo o Japão, e uma estudante tenta revelar o mistério que envolve o tal vídeo.


"O Chamado 4: Samara Ressurge" - Trailer
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.