sábado, 9 de dezembro de 2023

.: Crítica: "A Invenção de um Crime" é a condenação do amor entre homens

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


"A Invenção de um Crime", dirigido por Gianni Amelio, volta para os anos 60, baseado num caso verídico, em que Aldo Braibanti (Luigi Lo Cascio), influente dramaturgo, é condenado por plágio, mas, na verdade, seu julgamento acontece por conta da orientação sexual. Assim, seu aluno Ettore (Leonardo Maltese), envolvido com ele, é internado em um hospital psiquiátrico, recebendo tratamento de choque (algo bem mostrado no seriado "American Horror Story: Asylum") para que seja curado de seu gosto sexual.

Do tipo que grita na cara do aluno e o menospreza, remetendo brevemente ao caso do podcast "O Ateliê", sobre Dudu Farah. No entanto, há sensibilidade em Aldo, também poeta, que primeiramente conhece o irmão de Ettore, mas devido o seu desinteresse pela leitura, acaba perde a atenção do professor. Até que surge em cena, o jovem Ettore, quem ama pintura e se sente livre com o professor que lhe recita poemas e trechos de clássicos da literatura.

Enquanto a paixão entre os dois cresce, o povo ao redor se incomoda, chegando a pichar ofensas para a mãe do professor. Com tanta pressão por conta de como serão vistos na sociedade, a família coloca o rapaz num hospital psiquiátrico para receber "a cura gay", da época, enquanto que Aldo é conduzido para julgamento com o objetivo de prisão, uma vez que a família do aluno faz de tudo para ele pague pelo crime de ter desviado o filho.

Em meio a todos os tipos de pessoas, majoritariamente, aquelas que não suportam o amor entre dois homens, a imprensa começa a dar voz para o caso, enquanto que, em praças públicas, manifestantes denunciam o abuso que a lei pretende exercer com Aldo -estando Ettore abatido e com a mente confusa. No grupo dos julgadores, há ainda os que chamam o professor de invertido e merecedor de toda punição possível. 

O longa de 2h10 é, definitivamente, atemporal, ao retratar a sociedade com ódio velado, mesmo as em países que tentam se mostrar evoluídos, quando há chance mínima, descarrega seu ódio por mulher, negro e gay. 

O filme "A Invenção de um Crime" faz parte do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 e pode ser assistido gratuitamente, até 9 de dezembro, aqui: https://assista.festivalcinemaitaliano.com/app/festival-de-cinema-italiano/IL_SIGNORE_DELLE_FORMICHE. Filmaço imperdível!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 


"A Invenção de um Crime(IL Signore Delle Formiche)
Gênero: drama
Classificação: 16 anos
Duração: 2h10
Ano: 2022
Idioma: italiano

Direção: Gianni Amelio
Roteiro: Gianni Amelio
Elenco: Luigi Lo Cascio, Elio Germano, Sara Serraiocco, Leonardo Maltese
Sinopse: Itália, anos 60. Aldo Braibanti é um influente dramaturgo condenado por plágio e seu aluno é internado em um hospital psiquiátrico. Inspirado em eventos reais, o filme retrata a história de várias vozes, incluindo familiares, amigos, acusadores e apoiadores, enquanto um jornalista busca a verdade em meio a suspeitas e censuras. Amelio lembra o caso Braibanti denunciando uma Itália homofóbica e intolerante. O filme foi apresentado no 79o Festival de Cinema de Venezam vencedor do Prêmio Brian, NuovoImaie Talent Award para Leonardo Maltese.


Sobre "A Invenção de um Crime"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.