terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

.: Resenha crítica de "Enrolados", animação Disney

Princesa e ladrão em um 3D incrivelmente fascinante
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em fevereiro de 2011


Em produção Disney, Rapunzel faz história em um lindo dia de passeio. Saiba mais de Enrolados!


A reinvenção de histórias infantis conhecidas mundialmente é a grande moda que garante o sucesso das animações da atualidade. Enrolados, dos estúdios Disney volta a beber da fonte que lhe deu tanta credibilidade, ou seja, apresenta as aventuras de uma princesa por meio de adaptações (com o intuito de conquistar um novo público). Na versão Disney, Rapunzel (Porque a Disney demorou tanto para elaborar um desenho protagonizado por esta princesa?) não é tão linda e delicada, quanto as que estampavam os esboços divulgados pela Disney. Contudo, os efeitos das novas tecnologias (como por exemplo, os cabelos belamente realísticos) contribuem para a rápida aceitação da forma final desta personagem.

A 50ª animação produzida pela Walt Disney Pictures apresenta o colorido fascinante (já famoso) e as cenas musicadas (que marcaram os clássicos dos estúdios do Mickey Mouse). Eis que já deixo um alerta! Não pense que irá escutar músicas "pop" atuais no desenrolar do filme, como acontece em sucessos da Dreamworks, como por exemplo, a quadrilogia de Shrek. No entanto, "Sua Mãe Sabe Mais" e a cena musical no bar sobre os sonhos encaixam-se perfeitamente na trama e somente enriquecem o longa. 

Outro ponto positivo é a diversão proporcionada pelo texto leve e sagaz. Este, tem o poder de fazer com que Enrolados não seja cansativo. Desta forma, há agilidade suficiente para que o público mantenha total atenção no longa e acompanhe Rapunzel descobrindo o mundo que não conhece sem perceber cada minuto que passa. Você que acompanha os desenhos Disney deve estar com a impressão de conhecer esta personagem. Acredite, você já viu algo parecido em Aladdin. De fato, a princesa Jasmine não sabe o que há além dos muros do palácio de Agrabah, neste meio tempo conhece um ladrão e se apaixona. Que coincidência!

Em contrapartida, é ressaltado no trailer que "é preciso dois para ficar enrolados". Enrolados não é voltado somente para o "Clube da Luluzinha", mas também para o "Clube do Bolinha", pois o ladrão Flynn Ryder é o personagem que impulsiona todos os grandes acontecimentos do enredo. Ao fugir com a coroa roubada de uma princesa sumida, ele torna-se "refém" de Rapunzel, dona de madeixas fortes e implacáveis e seu amigo camaleão, chamado Pascal (que lembra Mulan e seu amigo dragão"zinho"?). Como? A mocinha tem sua torre invadida pelo ladrão Flynn (e seu produto de roubo). Entretanto, o cafajeste é "rastreado" pelo cavalo Maximus que nutre profunda antipatia pelo galanteador de mão leve. 

O 3D da nova produção Disney não impacta e nem irrita os olhos como o longa Avatar, apenas mexe com o imaginário do público deixando a sensação de total interatividade com a história da princesa perdida. Tanto é que não é difícil perceber que há pessoas próximas tentando "pegar" as imagens reproduzidas em três dimensões. Não há uma dúvida sequer, Enrolados é imperdível!

Sinopse: Flynn Ryder (Zachary Levi) é o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um dia, em plena fuga, ele se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel (Mandy Moore), uma jovem prestes a completar 18 anos que tem um enorme cabelo dourado, de 21 metros de comprimento. Rapunzel deseja deixar seu confinamento na torre para ver as luzes que sempre surgem no dia de seu aniversário. Para tanto, faz um acordo com Flynn. Ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado. Só que a mamãe Gothel (Donna Murphy), que manteve Rapunzel na torre durante toda a sua vida, não quer que ela deixe o local de jeito nenhum.

Filme: Enrolados (Tangled, EUA)      
Ano: 2010
Gênero: Animação / Aventura / Comédia
Duração: 92 min
Direção: Nathan Greno, Byron Howard
Roteiro: Dan Fogelman
Elenco original: Mandy Moore, Zachary Levi, Donna Murphy, Ron Perlman
Site Disney: http://www.disney.com.br/filmes/cinema/enrolados/

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.