quarta-feira, 17 de novembro de 2021

.: "Querido Evan Hansen" é história de mentiras e a santificação dos mortos

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em novembro de 2021


Um jovem com dificuldades de se relacionar que segue acompanhamento médico com orientação de escrever cartas para si. Esse é Hansen (Ben Platt, "The Politician", "A Escolha Perfeita 1 e 2"), o protagonista do longa musical "Querido, Evan Hansen", que conhecemos um pouco melhor por meio da canção "Waving Through a Window". Sim! Essa é a primeira canção do musical, a mesma que a cantora Katy Perry já regravou. 


Dos diretores de "La La Land - Cantando Estações" e "O Rei do Show", o longa adaptado do musical de sucesso da Broadway, é voltado ao público jovem, portanto a trama aborda diversos temas relacionados, seja a falta de diálogo em família, a ansiedade e o isolamento, depressão, a necessidade de criar uma imagem para ser aceito por um grupo a ponto de esbarrar na contação de mentirinhas para ser feliz -ainda que por pouco tempo- em um mundo paralelo. 


No longa de 2h 17min, Hansen somente tem como amigo o primo, Jared (Nik Dodani). Segundo Jared, tecnicamente não se pode considerar amizade, pois há o laço familiar entre eles. Em meio a conversas esquisitas, engraçadas e tensas, Evan expõe seus segredos, mas é um mal-entendido que agita a história do rapaz que vive isolado em  um universo próprio. 

Uma das cartas escritas por Hansen é encontrada com Connor Murphy (Colton Ryan) após cometer suicídio. Desolada, a senhora Murphy, Cynthia (Amy Adams, "Encantada") e o padrastro Larry Murphy (Danny Pino, de "Arquivo Morto") vão até a escola para entregar a carta para Evan e acreditam que os dois eram amigos. E como acreditamos somente no que queremos, Cynthia vê a assinatura de Connor no gesso de Evan e a aproximação dos Murphy com Evan acontece, causando ciúme em Heidi Hansen (Julianne Moore, "Ensaio Sobre a Cegueira"), mãe do novo "contador de histórias".


Evan, solitário, começa a frequentar a casa da família rica, onde é sempre muito bem tratado. Prato prontinho para ele, uma vez que está apaixonado por Zoe (Kaitlyn Dever), a irmã de Connor. Conforme a mãe pergunta sobre a amizade inexistente entre ele e Connor, Evan começa a criar diversas histórias e, por incrível que pareça, a imagem ruim que Zoe tinha do irmão mais velho começa a mudar. É como se a morte fosse a santificação para alguém que em vida perturbou muitas pessoas.

Nesse processo de alimentar um passado que nunca existiu, diversos conflitos surgem e tudo é sempre musicado. E é lindo de se ver. A atuação de Platt é para aplaudir de pé, ainda mais considerando a jovialidade que passa a ponto de agir de modo desengonçado. Na versão dublada é como se estivesse num musical adaptado para nós brasileiros, enquanto que em inglês, é como se fosse uma apresentação da Broadway para a televisão, assim como já aconteceu com "Grease", há alguns anos. É um filme lindo para se assistir em família!


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: Querido Evan Hansen (Dear Evan Hansen)

Ano: 2021, Class: 14 anos, Idioma: Inglês, Sala: 4

Diretor: Stephen Chbosky

Elenco: Ben Platt, Amy Adams, Julianne Moore, Danny Pino, Kaitlyn Dever, Nik Dodani

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.