sexta-feira, 24 de junho de 2022

.: Crítica: "Querida Léa" vai além do voyeurismo de "Janela Indiscreta"


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2022 


Em "Querida Léa" (Chère Léa), longa em cartaz na rede de cinemas Cineflix, no Festival Varilux, a trama evolui em torno de uma carta de amor de despedida. Contudo, o cinema francês foge do óbvio e habitual a ponto de começar com Jonas (Grégory Montel) acordando com ressaca após "uma festa" e muita bebedeira. No local, prova ao segurança o que aconteceu para ser liberado e sair do prédio.

Ainda sonado, toma um táxi para casa, mas muda de rumo e chega ao apartamento da cantora Lea (Anaïs Demoustier). Aos poucos a relação deles é esmiuçada e descobrimos que ele, homem casado, é amante dela que, da própria janela vê a filha seguir para a escola que fica do ladinho de onde mora.

Entretanto, sem a criança, os amantes têm seu último encontro com direito a roupas separadas e, claro, sexo de despedida. Com a sacola de papel rosa recheada dos itens que deixou na casa de Léa, ele segue para o bistrô que fica justamente diante da entrada do prédio em que Léa mora com a filhinha.


É assim que entra na história o personagem agente da trama que ainda dá um toque especial, Mathieu (Gregory Gadebois, protagonista de "Delicieux", do Festival Varilux de 2021). Testemunha ocular do quanto Jonas passa um dia inteiro de olho na ex, e, na primeira oportunidade, lê o que Jonas escreveu para Léa. Sim! No bistrô, pede caneta e papel a Mathieu e começa a escrever uma carta.

Enquanto assume o oposto de editor amigo de uma carta escrita ali no bistrô, Mathieu também permite o público se dar conta do quanto do clássico "Janela Indiscreta" há em "Querida Léa", mas com toque modernizado e evoluindo a abordagem indo além do puro voyeurismo.

O longa de 1h 30m, do gênero drama e romance, tem um toque de comédia. Como resultado, a produção dirigida por Jérôme Bonnell é agradável de se assistir, fazendo rir e refletir sobre o que o futuro nos reserva -e pode estar escrito nas linhas das mãos.



Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

Filme: "Querida Lea" (Chère Léa)

Diretor: Jérôme Bonnell


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.