quarta-feira, 13 de julho de 2022

.: Crítica: "Sentinela do Sul" traz lado humano dos soldados de guerra

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2022 


A culpa de ter sobrevivido sem sequelas de um ataque. Esse é o fantasma que ronda o soldado Christian Lafayette (Niels Schneider) no longa "Sentinela do Sul", exibido nas telonas da Rede de Cinemas Cineflix durante o Festival Varilux de Cinema FrancêsApós uma operação clandestina que dizimou sua unidade, Christian volta à França para retomar a vida normal. 

Diante de tantos empecilhos e com somente uma oportunidade de trabalho como repositor no mercado, ele acaba se envolvendo com o tráfico de ópio, tendo em mente o objetivo de salvar os dois irmãos de armas sobreviventes. Sem ter nenhum familiar, Christian recebe uma fazenda como herança, daquele que era considerado seu avô. Todavia, um erro leva a outro e chega o momento em que é preciso optar por aprender uma lição ou perder a vida. 

"Sentinela do Sul" é o retrato dos soldados pós-guerra. Um tem dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, outro interpretado por Sofian Khammes -de ""@Arthur Rambo - Ódio na Rede"" e "A Noite do Triunfo"- que precisa saber lidar com a deficiência, enquanto que um terceiro, internado, tem que aprender a controlar os traumas e medos, enquanto que sua mente já está desordenada. Embora a temática seja brutal, há muita delicadeza no trato das consequências que restam aos que tiveram uma marcante história no exército.

A primeira produção dirigida por Mathieu Gérault, de belíssima fotografia, retrata o lado humano dos que sobrevivem a frente de batalha e seguem lutando. Em contrapartida, "Sentinela do Sul", considerando o signficado "soldado armado que guarda um posto"; "indivíduo isolado que está de vigia; guarda, vigia", acaba fazendo Christian baixar a guarda em nome do amor. O filme de 1h37 é imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.



Filme: "Sentinela do Sul" ("Sentinelle sud")

Duração: 1h37

Gênero: drama

Diretor: Mathieu Gérault

Ano de produção: 2021

Classificação: 14 anos

Distribuidora: Bonfilm

Elenco: Niels Schneider, Sofian Khammes, India Hair


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.