sábado, 6 de agosto de 2022

.: Entrevista exclusiva: Patrícia Coelho: "Música é identidade"


Por Helder Moraes Miranda e Mary Ellen Farias dos Santos, editores do Resenhando.

Patrícia Coelho é uma cantora, compositora, e produtora musical pop brasileira. Assim ela se define. Mas é mais que somente isso. Patrícia Coelho é uma artista versátil e de primeira grandeza que hoje, também, atua em musicais. Em um período em que ninguém conhecia ou falava sobre realities na televisão, ela se arriscou na "Casa dos Artistas", em 2001, no SBT e saiu aclamada.

Recentemente, regravou o hit "Follow You (Crazy For You)", que fazia parte do Sect, trio formado por ela ao lado dos ismãos Gui e Jorge Boratti na década de 90 - uma das primeiras bandas nacionais de música eletrônica a se destacar no cenário brasileiro. Patricia Coelho já lançou quatro álbuns de estúdio: "O Fim da Inocência" (1998). Com o sucesso do álbum "Simples Desejo" (1999), emplacou hits em trilhas de novela e foi escalada para a terceira edição do Rock In Rio, ganhando destaque na revista americana Time. 

Na sequência vieram os álbuns "Um Pouco Maluca" (2002) e "Pat Lapin" (2019). Entre os sucessos da careeira estão as releituras espertas de “Eu Te Amo Você” e “O Meu Sangue Ferve Por Você”. Também compôs trilhas para teatro e cinema e fez incursões como atriz nos musicais "Dias de Luta, Dias de Glória - Charlie Brown Jr., o Musical" e "Cinza", de Jay Vaquer. Nesta entrevista exclusiva, ela revisita a carreira e olha para o futuro. 


O que representa a música em sua vida?
Patrícia Coelho -
A música para mim representa construção, reflexão, salvação e identidade. Gosto do contato criativo que tenho com a música, já que neste processo criativo acabo exercitando a capacidade de me acalmar ou estimular. A imersão no universo musical, ajuda a melhorar minha aqualidade de vida.


Como e quando começou a cantar?
Patrícia Coelho -
 Desde criança gostava de brincar sozinha, na maioria das vezes cantando e ouvindo música. Gostava muito de ouvir os discos de vinil que meu pai tinha na sala de casa. Aos 14 anos, quando morei com minha familia no Mexico, fui convidada para ser vocalista de minha primeira banda de rock, Las Tres Caras de Eva que depois mudou o nome para Exit. Aos 19 anos, fui trabalhar em uma produtora de som aqui em São Paulo (MCR), onde convivial com grandes músicos brasileiros e também cantava para trilhas publicitarias.


Como se dá o processo de seleção para as músicas que canta? 
Patrícia Coelho - 
Gosto de canções que tenham uma boa construção melódica, e adoro música com tema e refrão.


As músicas precisam dizer algo a você, ou passar alguma coisa que você gostaria de comunicar?
Patrícia Coelho - 
Hoje, principalmente, as canções precisam dizer primeiro algo para mim, poque só assim consigo comunicar uma emoção verdadeira.


Na hora de escolher uma canção, qual é a mensagem que você prioriza? 
Patrícia Coelho - 
Priorizo cantar sobre as relações humanas. Tenho uma voz mais melódica e suave, mas mesmo assim gosto de imprimir atitude e falar sobre o universo feminino.


Quem são as suas referências na música?
Patrícia Coelho -
Minhas primeiras referencias na música nacional foram Inezita Barroso, Elis Regina, e Rita Lee. Inezita Barroso como era parente de minha avó paterna, foi a primeira figura forte feminina que que vi cantar e tocar violão na minha frente. Rita Lee é minha maior inspiração até hoje. Eu me indentifico muito com sua liberdade artistica de poder transitar em vários estilos musicais, sempre de forma irreverente, romantica e bem humorada. Elis Regina começei a ouvir depois, logo assim que me interessei por grandes vocalistas e intérpretes.


Qual é o papel da música no Brasil de hoje? 
Patrícia Coelho - 
Com os avanços da tecnologia, a música no Brasil hoje não tem mais fronteiras, e sua grande diversidade musical tem um maior alcance dentro e fora do país.


É possível viver de música no Brasil?
Patrícia Coelho - 
Sim é possivel, já que o mercado da música no Brasil está mais transparente e consolidado. Mas não é fácil, já que vem mudando muito rápido. Além de talento e amor pela música, é necessário saber se posicionar e entender como funciona o mercado.


Para você, quais as características que separam uma música boa de uma ruim?
Patrícia Coelho -
 Considero uma canção boa quando ela emociona e soa bem apenas sendo tocada de forma simples na voz e violão.


Você tem algum talento oculto?
Patrícia Coelho - 
Sou dubladora, locutora,e já participei de teatro musical como atriz. Tenho formação em design de interiores, adoro filosofia, cinema, e arte. Minha mais nova paixão é surfar e andar de skate simulador.


Se pudesse escolher somente uma música para ouvir para o resto da vida, qual seria?
Patrícia Coelho - 
Provavelmente escolheria a canção "Saúde" de Rita Lee. Porque gosto da sensação de liberdade que ela traz.


Participar da "Casa dos Artistas" alavancou ou prejudicou a sua carreira de alguma forma?
Patrícia Coelho - 
A primeira "Casa dos Artistas" foi um dos programas com maior alcance e audiencia na história da televisão brasileira. Hoje após 21anos, tenho conciencia do quanto me ajudou a ficar conhecida, como também alavancar minha música pelo Brasil. Após minha participação, eu tive uma música tema de abertura de novela, consegui construir uma boa base de fãs, e hoje minhas composições continuam tocando em rádios distantes de outros estados do Brasil.


Você se arrepende ou não de ter participado? 
Patrícia Coelho - 
Não é fácil lidar com tanta exposição, principalmente se tratando do primeiro reality show realizado no país. Na época, não exitia estrutura que nos preparasse para enfrentar o que vinha depois, e como eu ainda era mais nova e imatura, acabei enfrentando alguns conflitos internos que me paralisaram. Hoje, tanto eu como qualquer outro parcipante, saberia lidar com a situação e tirar de letra.


Participaria novamente de um reality de confinamento?
Patrícia Coelho - 
Não tenho mais aquela coragem que tive aos 20 anos idade para enfrentar um confinamento daqueles. Mas toparia participar na TV de outro tipo de programa e competição.


Como é participar de espetáculos do teatro musical? 
Patrícia Coelho - 
Adoro interpretar e cantar no teatro, e tenho esta vontade ainda muito forte dentro de mim! A primeira vez que fui assitir um musical no teatro, foi aos oito anos com minha família nos Estados Unidos. Fomos assitir o espetáculo "Annie - O Musical". Fiquei encantada quando vi todas aquelas crianças cantando e dançando junto no palco! Na época quem interpretava a pequena "Annie", era a atriz Sarah Jessica Parker, de "Sex in the City".


Você tem algum papel que queira interpretar nos palcos?
Patrícia Coelho - Um dos meus papeis do sonho para mim, seria interpretar a vilã e dona do orfanato de "Annie", Miss Hannigan.


Quem é a Patrícia Coelho, por ela mesma?
Patrícia Coelho - 
Começaria dizendo que…Patrícia Coelho é uma cantora, compositora, e produtora musical pop brasileira.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.