segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

.: Crítica: "Os Fabelmans" é maravilhosa semi-autobiografia de Steven Spielberg


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em janeiro de 2023


A essência do diretor Steven Spielberg romanceada no sensível e tocante semi-autobiográfico "Os Fabelmans"Em cartaz no Cineflix Cinemas, o longa de 2h 31m, começa em 1952, quando o garotinho Sammy Fabelman está prestes a testemunhar a magia do cinema pela primeira vez. Para tanto, enfrenta o medo do escuro e se apaixona por filmes após assistir com os pais (Michelle Williams de "O Rei do Show" e Paul Dano de "The Batman"), "The Greatest Show on Earth" ("O Maior Espetáculo da Terra")

Assim, o descendente da mente imaginativa da mãe, que também tem uma queda pela arte, pois antes de se dedicar à família, tocava piano, mesmo sendo criança guarda um importante segredo com ela e começa a produzir filmes caseiros "escondido". Quando o pai, dono de uma mente brilhante, toma conhecimento, influenciado pela esposa, incentiva o filho nas criações, mas sempre destaca que se trata de um hobby.

Enquanto a trama fortalece o retrato do amor entre mãe e filho, "Os Fabelmans" também consegue ser uma linda homenagem a sétima arte. Logo, grande parte do filme segue a linha do duelo família, enfocando na mãe de Sammy, e a arte. Há até a chegada de um tio distante que confirma tal embate que Sammy viverá no futuro. Com o passar do tempo, o primogênito da família judia, ganha irmãs que atuam nas produções. É durante a edição de uma gravação -que evoluiu com o passar do tempo, a ponto de exibir os filmes na escola-, que ele, sem querer, descobre o que mudaria, mais tarde, a configuração dos Fabelmans.

É inegável que a trama dirigida por Steven Spielberg evolui com riqueza a ponto de já no início fisgar o público. Com um arco narrativo cuidadosamente bem apresentado, da infância a adolescência de Sammy, o filme contempla tudo, sendo definitivamente perfeito. Além de transitar com sabedoria por outros gêneros como, por exemplo, o terror. Não há como negar que a oscilação de humor da mãe, resulta em cenas soturnas, seja quando atende a uma ligação telefônica inexistente ou leva os filhos no carro para perseguir um tornado.

Cativante e com sequências de puro deleite ao cinema, "Os Fabelmans" é um drama no ponto, de tão completo. Por vezes, provoca o público a pensar estar diante de uma produção grandiosa, com alta capacidade de receber indicações e total potencial para abocanhar bons prêmios do meio das produções cinematográficas. E como o drama é uma belíssima homenagem ao cinema, não há melhor pedida do que assisti-lo na telona do Cineflix. Imperdível!!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

Filme: "Os Fabelmans" ("The Fabelmans" )
Gênero: musical, drama
Classificação: 12 anos
Ano de produção: 2022
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Steven Spielberg e Tony Kushner
Duração: 2h31m
Elenco: Michelle Williams, Seth Rogen, Gabriel LaBelle e outros. 


Trailer




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.