segunda-feira, 9 de outubro de 2023

.: Crítica: "O Cisne", curta de Wes Anderson retrata traumas aos 13

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em outubro de 2023


"O Cisne", curta dramático e poético do diretor Wes Anderson, adaptado do conto do escritor Roald Dahl ("A Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Matilda"), entrega o visual característico do fazer cinema de Anderson em produção da Netflix (projeto de 1 bilhão de dólares que inclui outros três curtas, "A Incrível História de Henry Sugar", "O Caçador de Ratos" e "Veneno"). Em quase 16 minutos de duração, imprime na tela os tons e combinações de cores habituais como a maneira de evidenciar os bastidores das gravações, características presentes nos longas recentes "Asteroid City" e "A Crônica Francesa".


Contudo, há novidade em "O Cisne", uma vez que o diretor tem como base um conto voltado para jovens adultos e leva o público a imaginar muito mais do que vê. Com um enredo sobre traumas que perduram, o protagonista Peter Watson (Rupert Friend), elogiado pelo narrador (Roald Dahl, interpretado por Ralph Fiennes, "O Paciente Inglês""Harry Potter"), como um garoto brilhante que adorava música, talentoso para tocar piano, quieto e educado, embora não fosse bom em esportes, se faz presente na idade adulta.

Voltando aos 13 anos para contar um episódio de bullying sofrido por dois valentões, Peter Watson (sendo também um retrato de Road Dahl) fica nas mãos dos estúpidos em poder de um rifle e algumas balas até que os trilhos de trem são um cenário para uma grave ameaça. No entanto, a mudança de planos coloca em cena, num ninho de juncos, um cisne de pescoço elegante.


O pequeno oprimido reflete a posição indefesa diante da selvageria que é a vida repleta de abusos a serem ultrapassados. Quando vencidos, ficam como ensinamentos que nos transformam -positiva ou negativamente. Ainda mais que as marcas ficam e em qualquer fase da vida, podem vir à tona em novos testes diante de ignorantes. "O Cisne" é um curta imperdível!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 

"O Cisne" ("The Swan")
Gênero: comédia. Classificação: 16 anos. Duração: 17. Ano: 2023. Idioma: inglês. 
Distribuidora: Netflix. Direção: Wes Anderson. Roteiro: Wes Anderson, Jeremy Dawson, Steven Rales (baseado em obra de Roald Dahl). Elenco: Rupert Friend, Ralph Fiennes, Asa Jennings, Eliel Ford, Truman Hanks. Sinopse: Um menino brilhante é perseguido por valentões estúpidos em uma história emocionante e fantasiosa.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.