sexta-feira, 11 de agosto de 2023

.: Resenha crítica: filme "Asteroid City" é espetáculo para olhos e ouvidos

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2023


O passo-a-passo da construção de uma peça teatral, personagens detalhados e uma cidade ficcional cheia de peculiaridades representando uma passagem da história americana. Eis a essência da nova comédia dramática de Wes Anderson, "Asteroid City" que entrega um filmaço digno de indicações ao Oscar 2024.

A produção que totaliza 1h45 é um show visual com tons pastéis em pleno deserto da década de 50 em que experimentos eram realizados em busca da bomba atômica, o que esbarra até em aparições alienígenas -pra lá de cômicas. Flerte com "Oppenheimer" também em cartaz nos cinemas? Talvez. Mas, por vezes, remete a forma de narrar de "The Rocky Horror Picture Show".

Contudo, em "Asteroid City" há muito coração na trama, como por exemplo, quando o viúvo, Augie (Jason Schwartzman, "Rushmore"), que tenta lidar com a perda da esposa, enquanto cuida das três filhinhas e um filho adolescente com traços de gênio, além do sogro (Tom Hanks, "O Pior Vizinho do Mundo").

Levando os restos mortais da esposa numa Tupperware, o que é bastante simbólico, uma vez que grande parte das mulheres tem fixação por potes, inclusive desde a época em que o longa é ambientado. As três filhas que não aceitam serem chamadas de princesas, juntam-se a outras crianças compondo o elenco infantil formando o alunado de June (Maya Hawke, "Stranger Things").

Contudo, o que leva a família até Asteroid City é a Convenção de Observadores Cósmicos para jovens, interesse de Woodrow (Jake Ryan). Assim o pai sem esposa e crianças sem mãe, por problemas no carro, conhecem figuras incríveis com perfis desenhados com esmero pelo escritor da trama que permite interações do narrador, inclusive com os personagens.

"Asteroid City" é arte pura na telona. É lindo de se ver, mas não deve ser somente apreciado, e, sim, degustado a cada cena repleta de diálogos bem escritos e interpretados com maestria, uma vez que a trama é puro deleite de emaranhados dos acasos que a vida oferece. 

O longa impecável tem um elenco de peso que inclui, Tom Hanks, Scarlett Johansson, Steve Carell, Edward Norton, Adrien Brody, Hope Davis, Jason Schwartzman, Jeff Goldblum, Jeffrey Wright, Liev Schreiber, Margot Robbie, Matt Dillon, Maya Hawke, Seu Jorge, Sophia Lillis, Tilda Swinton, Willem Dafoe, ou seja, Anderson faz com que todos brilhem na telona, inclusive Seu Jorge que faz participação como um caubói. Filme simplesmente imperdível! 


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 


"Asteroid City" ("The State")Ingressos on-line neste link
Gênero: comédia, drama. Classificação: 14 anos. Duração: 1h45. Ano: 2023. Idioma: inglês. 
Distribuidora: Universal Pictures. Roteiro e direção: Wes Anderson. Elenco: Tom Hanks, Scarlett Johansson, Steve Carell, Edward Norton, Adrien Brody, Bryan Cranston, Fisher Stevens, Hong Chau, Hope Davis, Jason Schwartzman, Jeff Goldblum, Jeffrey Wright, Liev Schreiber, Margot Robbie, Matt Dillon, Maya Hawke, Rita Wilson, Rupert Friend, Seu Jorge, Sophia Lillis, Tilda Swinton, Willem Dafoe. Sinopse: Na década de 1950, Augie (Jason Schwartzman) viaja com os filhos para visitar o sogro, Stanley (Tom Hanks). Porém, seu carro inguiça em Asteroid City, que é palco da tradicional convenção Junior Stargazer, reunindo estudantes e seus familiares entusiastas do espaço. O evento é interrompido por um acontecimento que é capaz de mudar o mundo para sempre. Então todos na cidade, desde o gerente do hotel (Steve Carell) até a atriz Midge Campbell (Scarlett Johansson), precisam ficar em quarentena.

Trailer de "Asteroid City"



Leia +

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.