"Vizinhos Bárbaros" usa a comédia com sabedoria ao tratar de xenofobia. O longa que abriu o Festival de Cinema Francês do Brasil de 2025, em cartaz na Cineflix Cinemas de Santos, tem direção de Julie Delpy (par romântico de Ethan Hawke na trilogia "Antes do Amanhecer", "Antes do Pôr do Sol" e "Antes da Meia-Noite") que tira boas risadas do público enquanto faz refletir sobre pensamentos impregnados de preconceitos.
Contudo, a produção também apresenta o outro lado, daqueles que estão empenhados em receber os outros e suas diferenças. Um bom exemplo é a professora Joëlle Lesourd (Julie Delpy), interpretada pela diretora do longa Julie Delpy. Todavia, mesmo com boa vontade e acolhimento, não consegue convencer a todos a aceitarem a nova família na bucólica cidade de Paimpont, na região da Bretanha, França.
Reunidos com o prefeito Sébastien Lejeune (Jean-Charles Clichet), os moradores votam, em um ato de solidariedade, para receber refugiados ucranianos em troca de subsídios do governo. Para tanto, o prefeito passa a ter consigo uma equipe de filmagem a fim de registrar tudo, inclusive a chegada da nova família. No entanto, para surpresa de todos, o que intensifica mais os conflitos encabeçados pelo encanador Hervé Riou (Laurent Lafitte, de "A Mulher Mais Rica do Mundo") e torna tudo caótico é que os novos residentes são, na verdade, sírios.
Com tamanha reviravolta e diversas mudanças nos planos daquele povoado, até mesmo o ponto de encontro de amantes é ameaçado quando o camponês Yves Auteuil (Albert Delpy) decide vender uma casinha que mantinha caindo aos pedaços por somente um dólar para os novatos que em seu país de origem um era arquiteto, outra designer gráfica e uma médica. Quando a comunidade é forçada a confrontar os próprios preconceitos, redefinindo quem ali, era de fato, vizinho, estrangeiro ou "bárbaro", é que o respeito ao diferente ganha espaço ainda que seja medido em seu momento extremo como quando Géraldine (India Hair, de "Três Amigas") entra em trabalho de parto.
No elenco ainda estão nomes conhecidos como Sandrine Kiberlain (Crônica de Uma Relação Passageira), na pele de Anne, a melhor amiga da professora e esposa do dono da mercearia que doa produtos vencidos aos refugiados, Phillipe (Mathieu Demy), quem também inicia um caos em nome de umas especiarias consumidas por um dos refugiados. É inegável que "Vizinhos Bárbaros"é um filmaço imperdível!
"Vizinhos Bárbaros". (Les Barbares). Gênero: comédia, drama. Direção: Julie Delpy. Roteiro: Julie Delpy, Matthieu Rumani, Nicolas Slomka. Duração: (1h 41min). Elenco: Julie Delpy, Laurent Lafitte, Sandrine Kiberlain, Mathieu Demy, Marc Fraize, Ziad Bakri, India Hair, Dalia Naous. Sinopse: No coração de uma pequena aldeia bretã, a municipalidade decide acolher uma família de refugiados ucranianos. Acontece que os refugiados que chegam não são ucranianos, mas sírios.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.