quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

.: Crítica: "Mentes extraordinárias" é um recorte sobre os presentes da vida


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em dezembro de 2021


"Mentes extraordinárias" do diretor Bernard Campan mostra a construção de uma linda amizade. Tudo começa quando um agente funerário sisudo chamado Louis (Bernard Campan), ironicamente, vive somente para o trabalho. Eis que certo dia, por descuido no volante, esbarra em Igor (Alexandre Jollien) que dirigia seu triciclo para fazer entregas de hortifruti na região. Aliás, tira o desconhecido da estrada. 

Contudo, no dia seguinte Igor aparece no lugar de trabalho de Louis que, no caso, não lhe dá trela. Para ele, fica claro, que o socorro já foi feito e tudo está bem. No entanto, Igor, interpretado pelo filósofo e escritor Alexandre Jollien, quem dedica horas para a leitura, resolve fazer uma experiência inusitada e, por falta de atenção, tanto de Louis quanto de Igor, segue viagem de Lausanne para o sul da França num carro funerário. 

Louis tenta se livrar do "novo amigo", mas se dá conta do erro que pode cometer. Igor desperta a compaixão do homem que lida com a morte diariamente. Lado a lado, em meio a aventuras inesperadas, amorosa e revelações das mais variadas, eles vão se conhecendo. Sem perceberem, o elo da verdadeira amizade é construída, embora, inicialmente, parecessem ter pouco em comum. 

"Mentes extraordinárias" é uma comédia dramática agradável do tipo para se ver e rever, além de remeter a outros filmes como por exemplo, "Intocáveis". Um ponto forte do roteiro de Bernard Campan e Manuel Poirier é o fato de usar a filosofia no personagem de Alexandre Jollien para enriquecer o texto e tornar Igor sempre interessante para o desenrolar da trama, o que fortalece o elo entre os protagonistas. 

O longa de 1h 31min acontece suavemente diante do público que não se dá conta do tempo passar. Durante todo o filme fica a sensação, para quem está do outro lado da telona, de ser alguém que torce para um final feliz dessa amizade verdadeira. "Mentes Extraordinárias" é um presente cinemetográfico e está em cartaz no Brasil como parte do Festival Varilux de Cinema Francês. Imperdível!


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: Mentes extraordinárias (Presque)

Gênero: Comédia dramática

Data de lançamento: 25 de novembro de 2021 (Brasil)

Diretor: Bernard Campan

Roteiro: Bernard Campan, Manuel Poirier

Duração: 1h 31min

Elenco: Bernard Campan, Marilyne Canto, Julie-Anne Roth


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.