quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

.: Crítica: "Uma Carta Para Papai Noel", de belo visual, é indicado para família

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


Palavras tem poder. É justamente a carta do menino Jonas (Caetano Rostro Gomes) para o querido Papai Noel (José Rubens Chachá) que muda também o rumo das férias de Maria Noel (Totia Meirelles) e da ajudante Tata (Polly Marinho), no filme nacional "Uma Carta Para Papai Noel". O longa dirigido por Gustavo Spolidoro, traz um personagem natalino diretamente do Polo Norte para solo brasileiro, mais precisamente, para o Rio Grande do Sul, quando fica animado -e curioso- ao receber uma cartinha após tanto tempo: é do menino Jonas.

Ao chegar no Brasil, sozinho, enfrentando uma viagem em seu trenó mágico, Noel adota o nome de Leon e assume a profissão de conserta tudo, o que é bastante importante para a casa de acolhimento em que Jonas vive com seus amigos. Assim, Leon consegue se aproximar e conhecer um pouco mais da realidade do órfã de 8 anos que gostaria de saber o motivo de não receber presente de Natal desde quando chegou ali.

Mesmo distante, Maria Noel cria planos para desvendar o enigma, uma vez que em todo Natal, o Papai Noel deixa presentes na árvore da casa para todos os órfãs. Enquanto a ajudante Tata alegra a trama que soma 1h40 de duração, o contraponto está na frieza da vilã, Léia (Elisa Volpatto), que volta ao passado com lembranças ruins para justificar certas maldades. A verdade é que há muito mais em "Uma Carta Para Papai Noel" do que túneis secretos a serem descobertos. 


Bastante solar e alto-astral, o filme apresenta um Papai Noel de encher os olhos, interpretado por José Rubens Chachá (desde a impostação de voz ao visual do bom velhinho), assim como uma Mamãe Noel tão carismática quanto a própria Totia Meireles que passa uma energia boa a cada aparição. O núcleo infantil encanta em cena e recebem a ajuda da cachorrinho Amiga, o bichinho de estimação de Joanas.

O filme do diretor gaúcho é no ponto certo, nada sobra ou falta para ser uma inesquecível história de Natal que acontece no Brasil. Estampando na tela um colorido vibrante, "Uma Carta Para Papai Noel" é complementado pela bela fotografia. Com roteiro assinado pelo próprio diretor e por Gibran Dipp, a produção faz uso de efeitos especiais.

Na trilha sonora conta com uma música original, composta por Arthur de Farias e Fernanda Takai, escrita especialmente para o filme, interpretada por Fernanda. O longa da Okna Produções traz uma versão inédita de “Sobre o Tempo”, da banda Pato Fu. A canção é parte do projeto do grupo voltado para o público infantil, "Música de Brinquedo". 

"Uma Carta Para Papai Noel" é sem dúvida uma história infantil surpreendentemente cativante e agradável de acompanhar. Portanto, uma excelente opção de entretenimento para toda a família. A produção nacional estreia dia 14 de dezembro, nos cinemas de todo Brasil com distribuição da Pandora Filmes. Não perca!


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 

"Uma Carta Para Papai Noel(nacional)
Gênero: drama, comédia
Classificação: 1 anos
Duração: 1h40
Ano: 2023
Idioma: português

Direção: Gustavo Spolidoro
Roteiro: Gibran Dipp e Gustavo Spolidoro
Distribuidora: Pandora Filmes
Elenco: José Rubens Chachá, Totia Meirelles, Polly Marinho, Elisa Volpatto, Caetano Rostro Gomes, Lívia Borges Meinhardt, Mariana Lopes, Cecilia Guedes, Theo Goulart Up.
Sinopse: Jonas, um menino órfão de 8 anos que vive em uma casa de acolhimento, nunca ganha presente no Natal. Preocupado, ele escreve uma carta para Papai Noel, mesmo que seus amigos Beca, Pri, Alana e Cabeleira debochem da sua ingenuidade: “Só o Jonas pra acreditar que esse ano ia ser diferente”. Ao receber a carta do menino perguntando sobre o que Noel gosta de fazer, de comer e como é sua vida quando não é Natal, Noel se emociona. Jonas conta que nunca recebe presente no Natal e, então, Papai Noel entra em ação para descobrir o motivo. Noel se disfarça de Leon - o Conserta-Tudo e, junto com Maria Noel e com a ajudante Tata, parte para investigar o mistério. Enquanto explora a casa de acolhimento, Noel começa a ser vigiado por Léia, a diretora do lugar. Léia começa a desconfiar de Noel criando dificuldades para ele e a garotada. Noel e as crianças criam um forte laço de amizade, mas a construção dessa cumplicidade será repleta de obstáculos. Nessa jornada, todos irão redescobrir o verdadeiro significado do Natal.

Trailer de "Uma Carta Para Papai Noel"
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.