sexta-feira, 5 de agosto de 2022

.: Crítica: "Trem-Bala" é proibidão do mundo do crime. Imperdível!

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2022 


O crime não compensa, mas rende uma tremenda história recheada de ação e com um mistério a ser desvendado por partes e com surpresas, tal qual aquelas bonequinhas russas, as matrioskas. Em cartaz nos Cinemas Cineflix, o longa dirigido por David Leitch, o mesmo de "Deadpool 2", "Trem-Bala" é uma sequência eletrizante com confrontos de tirar o fôlego. Sem uniforme de látex e tentando não fazer uso de armas, o protagonista de Brad Pitt, chamado carinhosamente de Ladybug (Joaninha) faz e acontece nos vagões de um trem-bala que segue caminho com toda agilidade rumo a Kyoto. 

Ladybug precisa realizar uma missão simples. No entanto, a proposta de pegar uma maleta com dinheiro parece, inicialmente, fácil e sem qualquer empecilho, até que nessa viagem surgem outros criminosos para transformar a missão numa maratona cheia de obstáculos dificultosos com trocas de tiros, facas voando, espadas certeiras e, claro, muita pancadaria e sangue jorrando para todos os lados. No entanto, como está buscando ser zen, Ladybug toma como objetivo sair vivo dessa. 

Eis a sacada de o protagonista ser um criminoso zen, ainda mais que Brad Pitt e Sandra Bullock fecharam participações um no filme do outro. Sendo que em "Cidade Perdida"lançado em abril de 2022, quando mencionado, o personagem de Pitt, Jack Trainer, é rotulado como zen e capaz de tirar Loretta (Sandra Bullock) de um sequestro rocambolesco. Brincadeira sobre os perfis dos personagens de Brad Pitt?! Provavelmente.

No entanto, aqui, Bullock é Maria Beetle, a chefona de Ladybug, garantindo uma participação pra lá de interessante e de peso para o enredo com pegada estilo Tarantino. Até o fortão Channing Tatum acaba sendo um viajante do trem com importância para o desenrolar da trama. Ryan Reynolds, o intérprete de "Deadpool", faz uma participação mínima, mas capaz de desenhar o destino de Ladybug.

Há ainda a presença forte em "Trem-Bala" de Joey King (Gyspy Rose, de "The Act") que esbanja talento ao encarnar uma mocinha indefesa e prestes a chorar quando está em risco, a Prince. Com carinha de pobre garotinha faz e acontece, deixando o pior, principalmente para a dupla de irmãos gêmeos: Tangerina (Aaron Johnson) e Limão (Brian Tyree Henry, de "Eternos"). Tangerina se acha sofisticado, enquanto que Limão é um homenzarão que busca enquadrar os perfis de quem cruza o seu caminho com os personagens de "Thomas e Seus Amigos". Assim, busca descobrir quem é o "Diesel" dali do trem.

Além de Prince e os gêmeos fisicamente diferentes, há o Lobo (Bad Bunny) quem sofreu uma tragédia assombrosa, algumas horas antes. Sem o coração dele, embarca no desafio do trem-bala em busca de vingança. Assim, como a Vespa (Zazie Beetz), que justifica a resistência de um personagem tão fofinho ao tentar segurar e não devolver a maleta de Ladybug. Até o caso de um menininho que foi jogado do telhado tem ligação com a trama dos criminosos.

Nada em "Trem-Bala" sobra, tudo se conecta. Por outro lado, a produção lembra bastante o proibidão dos heróis de 2018. Há, inclusive, uma cena similar a de quando Deadpool "flutua" num carro em capotamento. Aqui, é a vez de Brad Pitt, com seu Ladybug, viver situação parecida, porém faz o percurso em vagões destruídos após uma batida com um trem parado, até que esbarra num personagem fofo da cultura japonesa. 

A trilha sonora também é incrível e fácil de ser reconhecida, ainda que sejam cantadas no idioma japonês. A marcante "I Need a Hero" de Bonnie Tyler dita o ritmo perfeitamente numa cena de perseguição que faz arrepiar. "Trem-Bala" é indiscutivelmente um filme com os ingredientes corretos usados em cada momento exato, seja para envolver, surpreender, tirar o fôlego e até dar um belo susto. "Trem-Bala" é um filmaço para se ver e rever. Imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.




Filme: "Trem Bala" ("Bullet Train")

Duração: 2h06

Gênero: ação e comédia

Diretor: David Leitch

Roteiro: Zak Olkewicz, Kôtarô Isaka (autor)

Classificação: 16 anos

Distribuído por: Sony Pictures Motion Picture Group

Data de lançamento: 4 de agosto de 2022 (Brasil)

Elenco: Brad Pitt (Ladybug), Bad Bunny (The Wolf), Joey King (Prince), Sandra Bullock (Maria Beetle)


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.