sábado, 25 de fevereiro de 2023

.: Crítica: "A Baleia" fisga do início ao fim e Fraser tem tudo para levar Oscar


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em fevereiro de 2023


"A Baleia", em cartaz no Cineflix Cinemas, é o tipo de filme que deixa vidrado desde os primeiros minutos e, com a maestria de um texto impecável, adaptado da peça de 2012 que leva o mesmo nome, escrita por Samuel D. Hunter, mantém a curiosidade do público até o desfecho do drama vivido pelo professor Charlie (Brendan Fraser, "A Múmia" e "Viagem ao Centro da Terra") que sofre de obesidade mórbida. Com dificuldades sérias de locomoção, sozinho, vive preso em casa e agarrado a uma história do passado. 

Relutante, sendo supervisionado pela amiga e enfermeira Liz (Hong Chau), Charlie não vai ao hospital. No entanto, a visita do jovem missionário Thomas (Ty Simpkins, de "Sobrenatural" e "Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros") traz um alerta grave: o professor das aulas online -com a câmera do computador fechada- está perto de falecer. Enquanto que Thomas tenta converter Charlie pela religião, surge Ellie (Sadie Sink, de "Stranger Things" e trilogia de filmes "Rua do Medo"), a filha rebelde, com desvios de personalidade, por ter sido abandonada pelo pai, com a mãe, aos oito anos de idade.

Toda a trama do longa dirigido por Darren Aronofsky ("Cisne Negro" e "Enfermeiro da Noite") acontece na casa de Charlie, o que em nenhum momento entedia, uma vez que a história vai crescendo a cada nova informação que ajuda a entender o que contribuiu para que o professor chegasse aquele estado, obeso e sem ninguém, além de revelar o real desejo do professor. Contudo, ele alimenta uma expectativa em relação à filha ao concluir que não deixará nada de bom ao partir.

No desespero de criar um laço com a moça -ainda que estejam ligados por um texto sobre o livro "Moby Dick", de Herman Melville-, Charlie apela e oferta seu serviço gratuitamente para a escrita de redações e também um pagamento generoso, o que desagrada Liz, quem faz das tripas coração para dar um suporte a ele. Em meio a cutucadas sobre a soberba de convertidos, novas versões da história de Charlie são apresentadas, incluindo a da ex-mulher, e a emoção é provocada. Como segurar as lágrimas?

A atuação de Fraser é espetacular, o que joga o Oscar 2023 de Melhor Ator exatamente no colo dele. Entretanto,  a devolutiva de Sadie Sink em cena, como a garota problemática e com certas doses de crueldade, é de tirar o chapéu. Assim, a dobradinha de Brendan Fraser com Hong Chau, Ty Simpkins e Samantha Morton também são respeitáveis.

Em formato de tela quase quadrada, igual aos filmes antigos quando não existia tela widescreen, o desfecho do drama arrepiante de "A Baleia" chega a remeter ao tocante e também impecável "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas", de Tim Burton, adaptado do livro de "Peixe Grande - Uma Fábula de Amor Entre Pai e Filho", escrito por Daniel Wallace"A Baleia" é um filmaço imperdível, a ponto de ser considerado o melhor pela Redação do Resenhando.com, entre as produções exibidas nos cinemas em 2023 até o momento. 

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: "A Baleia" (The Whale)
Gênero: drama
Classificação: l6 anos
Ano de produção: 2022
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Samuel D. Hunter
Duração: 1h 57m
Elenco: Brendan Fraser, Sadie Sink, Samantha Morton, Ty Simpkins
Estreia: 23 de fevereiro de 2023

Trailer




Leia +

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.