segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

.: Crítica: “Os Banshees de Inisherin” trata fim de amizade e faz refletir

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em fevereiro de 2023


Um lugar de natureza exuberante, visual belíssimo, mas de vida ingrata aos moradores. Assim é a isolada ilha fictícia de Inisherin, de 1923, durante a Guerra Civil Irlandesa em “Os Banshees de Inisherin”. Em cartaz no Cineflix Cinemas, o longa dirigido por Martin McDonagh, apresenta as consequências da separação entre o pacato Pádraic Súilleabháin (Colin Farrell, "The Batman" e "Por Um Fio") e seu ex-amigo Colm Doherty (Brendan Gleeson, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e "Tróia").

Segundo Pádraic era mais um dia comum. Assim, fez um longo caminho até a casa de Colm para, juntos, irem ao bar local onde beberiam e jogariam conversa fora. No entanto, enquanto o amigo de longa data o chama pelo lado de fora da casa, Colm o ignora solenemente. Sem entender, Pádraic segue o caminho sozinho o que causa estranhamento entre os moradores. Aconselhado pelo atendente, volta até a casa de Colm para reforçar o chamamento, porém a amizade entre os dois jamais seria a mesma.

Colm, por estar velho, acredita que escantear Pádraic é a melhor saída para conseguir evoluir e compor músicas para a posteridade, tal qual Mozart, por exemplo. Em pouco tempo, a quebra da amizade dos dois vira o centro das atenções naquele lugar ermo. Entretanto, ao buscar respostas para a mudança brusca de Colm e tentar -de todas as formas- reatar a amizade, os limites são quebrados e o drástico ganha espaço, ainda que a doce Siobhán Súilleabháin (Kerry Condon), irmã da Pádraic tente equilibrar o empasse.

Todo o amargor do local bucólico -que garante um belíssima fotografia- ainda é reforçado na figura do jovem Dominic Kearney (Barry Keoghan, "Eternos"). Sem conseguir ambicionar um futuro diferente ou receber qualquer motivação, o rapaz ainda é oprimido pelo pai guarda local que se acha acima da lei e, portanto, faz o que bem entende, inclusive puni Pádraic. Eis Peadar Keoghan (Gary Lydon), o minucioso retrato dos representantes que deveriam vigiar pela população e não praticar seus próprios desejos saindo impunimente.

O drama “Os Banshees de Inisherin” pode ser um filme sem muita ação, mas consegue ter a leveza do texto cômico, além de um elenco talentoso composto por Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon e Barry Keoghan. De fato, o longa de 1h 54 provoca o público a refletir sobre os vieses do comportamento humano. Ainda que somados 100 anos de distância, entre a população ali retratada para a sociedade ultra moderna de hoje, é claro que a vida é um ciclo repetitivo e que ao avançar, segue trilhando vícios. “Os Banshees de Inisherin” é imperdível!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: "Os Banshees de Inisherin" ("The Banshees Of Inisherin")
Gênero: comédia, drama
Classificação: 16 anos
Ano de produção: 2022
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan, Steve Desmond, Michael Sherman
Duração: 1h54m
Elenco: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon, Barry Keoghan

Trailer





Leia +

.: Crítica: "Eternos" é a continuação de um universo com novos super-heróis

.: "Eternos": Curiosidades sobre novo filme Marvel. Se liga!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.