terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

.: Crítica: "Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" e relações conturbadas

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em fevereiro de 2023


Bizarrices inimagináveis que promovem viagens pelos multiversos dos vários "eus" de uma mulher que vive atarefada e é extremamente séria, a imigrante chinesa Evelyn Quan Wang (Michelle Yeoh). Indicado ao Oscar 2023 com 11 nomeações, a ficção científica cômica "Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo", em cartaz no Cineflix Cinemas, vai além do que parece ser uma versão humana da temática tão trabalhada nos recentes filmes de heróis da Marvel. 

Em 2h19 de filme, Evelyn evolui a cada fracasso uma vez que, por meio de uma rachadura entre mundos, encontra uma cantora e uma atriz de sucesso, uma praticante de artes marciais, uma cozinheira que batalha por destaque ao lado do talentoso Chad -comandado por um guaxinim- e muitas outras versões de si. Logo, com tantas possibilidades, Evelyn precisa conhecer o verdadeiro "eu", de sua pior versão que é filha, mãe, esposa e responsável por uma lavanderia com dívidas ao lado do marido. 

Surpreendente por trazer a conhecida como a maior "Scream Queen" (Rainha do Grito) da história, Jamie Lee Curtis no posto de uma "monstra humana", o longa ainda faz referências a filmes dramáticos como "Toda Forma de Amor" e "Sempre em Frente", mas também a "Titanic". Como não perceber a similaridade, inclusive na iluminação de cena, quando o pretendente de Evelyn, Waymond Wang (Ke Huy Quan) a espera no topo da escada, tal qual acontece com Jack e Rose? 

Há ainda uma versão alternativa para a animação clássica da Disney "Ratatouille", sendo o protagonista substituído por um guaxinim. É então que Harry Shum Jr. (Mike Chang de "Glee") brilha como Chad. Em "Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" as pedras falam a ponto de rolarem, homenageiam os musicais de Bollywood, sobrando espaço ainda para a cena clássica dos macacos de "2001 - Uma Odisseia no Espaço".

Embora seja rápido e cheio de cenas de ações, o longa trata as relações conturbadas de Evelyn, mostrando o quão Michelle Yeoh é camaleoa. Seja com o pai que a rejeita desde o nascimento, o marido atencioso, mas que quer o divórcio e a filha incompreendida, de quebra, inclui um desafeto com a auditora Deirdre Beaubeirdre (Jamie Lee Curtis). Seguindo o título, "Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" é cheio de acontecimentos, porém tudo é dividido em três partes.

"Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" é um filme empolgante, mas muito cativante. Enquanto trata a moderna temática do trânsito entre multi dimensões, no elenco há dois atores que marcaram os anos 80 e, principalmente, a Sessão da Tarde nos anos 90. James Hong, que é o vovô Gong Gong, já brilhou em "Os Aventureiros do Bairro Proibido"Ke Huy Quan que interpreta Waymond Wang, o marido de Evelyn, foi um dos garotos de "Os Goonies""Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" é um filmaço para se ver e rever. Imperdível!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: "Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" ("Everything Everywhere All at Once")
Gênero: aventura, ficção científica
Classificação: 14 anos
Ano de produção: 2022
Direção: Daniel Kwan, Daniel Scheinert
Roteiro: Daniel Kwan, Daniel Scheinert
Duração: 2h19m
Elenco: Michelle Yeoh (Evelyn Quan Wang), Ke Huy Quan (Waymond Wang), Stephanie Hsu (Jobu Tupaki, Joy Wang), Jamie Lee Curtis (Deirdre Beaubeirdre), James Hong (Gong Gong), Jenny Slate (Debbie the Dog Mom), Harry Shum Jr. (Chad) 

Trailer




Leia +

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.