sexta-feira, 3 de março de 2023

.: Crítica: "Entre Mulheres" é sensível e denso ao abordar o abate de mulheres


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em março de 2023


A certeza da concretização de um dos maiores temores do universo feminino é o que promove um dia inteiro de discussão, num celeiro de uma colônia. No filme "Entre Mulheres", em cartaz no Cineflix Cinemas, o indicado ao Oscar 2023 nas categorias Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado apresenta um grupo de mulheres, que aparentemente vive numa época antiga, diante de repetidas agressões, concluindo que precisa decidir entre "não agir", "ficar e lutar" ou "fugir" em nome da possibilidade um futuro. 

Para chegar num consenso, todas as mulheres, mesmo analfabetas, votam pela primeira vez e cravam um empate entre "ficar e lutar" ou "fugir", o que acaba sendo decidido por duas famílias numa longa discussão, mas que desperta múltiplos questionamentos sobre ser mulher diante da violência masculina. Enquanto os prós e contras de cada ação são debatidos, os momentos pós abusos sexuais sofridos por cada uma delas são revelados na telona. O que é extremamente comovente, uma vez que a produção é inspirada em fatos reais numa comunidade religiosa boliviana.

O longa da diretora Sarah Polley quem também assina o roteiro é sensível e denso, aborda a fragilidade criadora da força, mesmo quando mulheres são mantidas acuadas e abusadas repetidamente. Com texto impecável, adaptado do livro "Women Talking", da canadense Miriam Toews (2018), aborda olhares mais extremos das vítimas em torno do rotineiro estupro naquela colônia isolada. Desde a possibilidade de punir um inocente é apontada por uma delas, dando espaço também para a ira de uma mãe que promete matar quem tentar ousar agredir a filha de 4 anos. 

Em meio aos turbilhões de sentimentos envolvidos em desespero, revolta, ódio e desejo de um futuro melhor, a fé em Deus também é trazida para o drama. Desde o fato de Deus ser onipresente e não protegê-las de abusadores ao ponto de pedir proteção a ele diante da decisão que pode mudar a vida de todas dali. O desejo de mudança gera um embate com o temor da punição divina. A condição das mulheres lembra o filme "A Vila", mas com um enfoque muito mais assombroso, por ser uma adaptação de um caso verídico.

Ao longo da trama, aquelas mulheres que não tinham direito ao estudo ou nem tiveram acesso a um mapa, fosse mundial ou regional, fica claro que a época dos acontecimentos é recente (Homens passam fazendo o Censo). Sempre desenhando a cadeia de poder local. Assim, destaca que a forma de como a mulher ainda é vista ao longo dos anos não mudou nada. Afinal, as mulheres são tratadas como animais. Para que o abuso seja bem sucedido, eram sedadas com tranquilizantes de cavalo.

"Entre Mulheres" é um filmaço que deixa nós na garganta. Por vezes, arrepia, emociona e expõe a revolta das variadas mulheres estupradas, seja a que engravida, a que desenvolve traumas, ataques de pânico ou ainda a que se percebe homem, passando a atender pelo nome de Melvin (August Winter, ator que defende a causa LGBTQUIA+). Com produção da talentosa Frances McDormand (Scarface Janz) que faz um papel pequeno no longa, no elenco estão Claire Foy (Salome), Jessie Buckley (Mariche), Rooney Mara (Ona Friessen), Ben Whishaw (August), Judith Ivey (Agata), Sheila McCarthy (Greta) entre outros. 

Ainda que tenha sido quase que esnobado pelo Oscar 2023, somando somente duas indicações "Entre Mulheres" é o tipo de filme completo. O combo texto brilhante e as atuações dá socos no estômago, gerando revolta em quem está do outro lado da telona. Belo, profundo e tocante. É um imperdível para se ver no cinema!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

Filme: "Entre Mulheres" ("Women Talking")
Gênero: drama
Classificação: 14 anos
Ano de produção: 2022

Direção e roteiro: Sarah Polley
Duração: 1h45
Distribuidora: Universal Picture
Elenco: Jessie Buckley, Rooney Mara, Ben Whishaw e outros
Estreia: 2 de março de 2023

Trailer



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.