quarta-feira, 26 de julho de 2023

.: Crítica "Oppenheimer" é filmaço que trabalha visual e sonoplastia com louvor

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2023


"Oppenheimer"novo longa de Christopher Nolan, assumindo roteiro e direção, em cartaz no Cineflix Cinemas, aborda a história do físico J. Robert Oppenheimer que, com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, desenvolve a bomba atômica. Em meio a algumas cenas em preto e branco, o filme trata acontecimentos dos EUA em meados do século 20, quando a história de um homem complexo, ambicioso e imperfeito, Oppie (Cillian Murphy), como era chamado pelos amigos e familiares, tem a história de vida conectada com a Grande Depressão, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, tornando-o o pai da bomba atômica.

Ao mesclar o desenvolvimento da bomba atômica, com J. Robert Oppenheimer encabeçando o projeto altamente destrutivo, a excelente contextualização e conexão estabelecida a cada acontecimento da época, garantem as 3 horas de filme. E, de quebra, consegue ainda ser uma excelente aula de história, mesmo que vitimize os norte-americanos diante de um ato extremamente impactante -ainda nos dias de hoje. 

A escolha das cenas em preto e branco, a saturação na telona simulando o reflexo da bomba ou a ausência de som na explosão da química teste entregam a arte de fazer cinema de Nolan. O jogo visual estupendo e a sonoplastia que alterna, são pontos colaborativos para fisgar o público exatamente para dentro da trama, permitindo, que de toda formam sinta o grau de tensão, ou até mesmo uma pontada de agonia e dor. 

A duração do filme pode até causar certa impaciência nos que não se agradam em relação a produções mais extensas. Contudo, a edição de imagens e som de "Oppenheimer" conseguem empolgar, prendendo a atenção e gerando a curiosidade devida no público, principalmente, a respeito do desfecho -o qual entrega um recapitula com conexões bombásticas. 

E, para coroar a criação cinematográfica estão no elenco com Cillian Murphy, outros grandes nomes como Robert Downey Jr. (Lewis Strauss, "Homem de Ferro"), Florence Pugh (Jean Tatlock, "Não Se Preocupe, Querida"), Josh Hartnett (Ernest Lawrence, "Pearl Harbor"), Emily Blunt (Kitty Oppenheimer, "Um Lugar Silencioso"), Matt Damon (Leslie Groves, "Air: A História Por Trás do Logo"), Jack Quaid (Richard Feynman, "Pânico 5"), Tom Conti (Albert Einstein, "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge"), Rami Malek (David Hill, "Bohemian Rhapsody"), Gary Oldman (Harry S. Truman, "Harry Potter"), Tony Goldwyn (Gordon Gray, "Ghost: Do Outro Lado da Vida") e Casey Affleck (Boris Pash, "Manchester à Beira-Mar"). "Oppenheimer" é, sem dúvida, um filme para ser assistido nas telonas!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 

"Oppenheimer"Ingressos on-line neste link
Gênero: drama de guerra. Classificação: 16 anos. Duração: 3h00. Ano: 2023. Idioma: inglês. 
Distribuidora: Warner Bros. Pictures. Roteiro e direção: Christopher Nolan. Elenco: Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Josh Hartnett, Emily Blunt, Matt Damon, Jack Quaid, Devon Bostick, Rami Malek. Sinopse: o físico J. Robert Oppenheimer trabalha com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, levando ao desenvolvimento da bomba atômica.


Trailer de "Oppenheimer"

Leia +

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.