segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

.: Crítica: "Quem Fizer Ganha" faz rir com história de superação

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


"Quem Fizer Ganha" é politicamente incorreto por completo e ainda consegue fazer rir da desgraça alheia -a seleção de futebol da Samoa Americana. Tanto que é logo no início, o narrador (Taika Waititi, "Thor: Amor e Trovão") destaca que para ter uma tremenda história de superação e sucesso, é preciso, antes, passar pela humilhação. O longa dirigido por Taika Waititi entrega uma adaptação de humor ácido para um acontecimento verídico, de 2001, da seleção nacional de futebol da Samoa Americana que sofreu a maior goleada da história, perdendo para a Austrália de 31 a 0.

O filme em cartaz no Cineflix Cinemas de Santos, soma 1h32 de duração. Mesmo indo para o lado do homem branco salvador -tal a história da chegada dos europeus ao solo brasileiro e do entorno- ou apontando um gay como uma pessoa volúvel -antes de mostrar quem realmente é, o que independe de sua sexualidade, por exemplo. 

A comédia esportiva, "Quem Fizer Ganha", garante entretenimento fortalecido, principalmente com os pensamentos de sabedoria de Tavita (Oscar Kightley) e com a figura de Jaiyah Saelua (Kaimana). O time a que Thomas Rongen (Michael Fassbender, o Magneto mais jovem dos "X-Men") é destinado a mudar começa no estilo do seriado "Glee". Thomas aqui é o professor Will Schuester que precisa encontrar o talento do time e também desbravar os que por lá passaram um dia, incluindo o goleiro do fatídico jogo que perderam de 31 a 0. 

Embora falte tato com questões delicadas, o roteiro de Iain Morris, Taika Waititi também mostra a cultura local -com certo sarcasmo- e aproveita para fazer críticas sociais. De toda forma, "Quem Fizer Ganha" é um bom filme para conferir!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 

Gênero: esporte, comédia
Classificação: 12 anos
Duração: 1h37
Ano: 2023
Idioma: inglês
Distribuidora: 20th Century Studios Brasil
Direção: Taika Waititi
Roteiro: Iain Morris, Taika Waititi
Elenco: Michael Fassbender, Oscar Kightley, Kaimana
Sinopse: A história da seleção nacional de futebol da Samoa Americana que sofreu a maior goleada da história, perdendo para a Austrália de 31 a 0 em 2001.


Trailer de 
"Quem Fizer Ganha"


Leia+

.: Resenha de "X-Men: Apocalipse" com participação de Wolverine

.: Crítica: "Thor: Amor e Trovão" é rock'n'roll e perfeição na telona

.: Taika Waititi, quem é o diretor por trás do sucesso "Thor: Amor e Trovão"

.: Seis motivos para assistir "Thor: Amor e Trovão" nos cinemas

.: As curiosidades mais incríveis do filme "Thor: Amor e Trovão"

.: O que se sabe sobre a Poderosa Thor no novo filme da Marvel Studios?

.: "Free Guy: Assumindo o Controle" é uma metáfora da realidade

.: Glee: "Veja o mundo não como é, mas como deveria ser"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.