domingo, 7 de dezembro de 2025

.: Crítica: "O Estrangeiro" e a indiferença à vida, até mesmo à própria


  "O Estrangeiro" está em cartaz na Cineflix Cinemas de Santos


Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com

Em dezembro de 2025


O drama psicológico existencial "O Estrangeiro", dirigido por François Ozon, adapta clássico de Camus, por meio da apatia incompreensível do protagonista, Meursault (Benjamin Voisin, de "Ilusões Perdidas", "Almas Gêmeas"). Na Argélia dos anos 1930, enquanto enfrenta o julgamento após cometer o crime de matar um árabe com cinco tiros numa praia, a postura dele ao perder a mãe recentemente é misturada e determinante para a sentença recebida.

Exibido durante o Festival de Cinema Francês do Brasil de 2025, em cartaz na Cineflix Cinemas de Santos, o longa que provoca desconforto em preto e branco, soma 2 horas de duração, mantendo o mistério do romance, assim como uma fidelidade infiel ao texto original. O resultado é um filme primoroso que trata o existencialismo e a apatia do protagonista ao explorar temas como o absurdo da vida e a indiferença humana.

Benjamin Voisin na pele do protagonista brilha mais uma vez numa adaptação da literatura francesa, entregando com primor a essência taciturna desta obra-prima filosófica. Tem-se um Meursault que caminha naturalmente entre a complexidade moral e o vazio existencial, desde o velório da mãe até sua prisão e julgamento. Tornando-se um verdadeiro estrangeiro de si. 

Ao questionar a justiça e a fé por meio de silêncios impactantes ou raras palavras, "O Estrangeiro" consegue ser bem-sucedido, comprovando merecer a seleção para o Festival de Veneza (2025) e para o Festival de Cinema Francês do Brasil (2025). O longa tem ainda no elenco Rebecca Marder ("A Garota Radiante"), Pierre Lottin ("A Noite do Triunfo" e "A Fanfarra"), Swann Arlaud ("Anatomia de Uma Queda") e Jean-Charles Clichet ("Vizinhos Bárbaros"). Filmaço imperdível que é pura poesia e reflexão!


O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no GonzagaConsulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.


"O Estrangeiro"(“L’Étranger”). Classificação indicativa: 14 anos. Ano de produção: 2025. Idioma: francês. Direção: François Ozon. Roteiro: François Ozon, Manu Dacosse. Elenco: Benjamin Voisin, Rebecca Marder, Pierre Lottin, Denis Lavant, Swann Arlaud. Distribuição no Brasil: California Filmes. Duração: 2h00m. Cenas pós-créditos: não.

Trailer de "O Estrangeiro"



Leia+

.: Crítica: "Está tudo bem" debate direito à eutanásia em comédia dramática

.: Crítica: "Peter Von Kant" é sobre o descarte das relações

.: Crítica: "A Noite do Triunfo" inova na trama, sendo estupendo e envolvente

.: Crítica: "A Fanfarra" é emocionante comédia com Lavernhe e Lottin

.: Crítica: "Ilusões Perdidas", longa francês adaptado de Honoré de Balzac

.: Filme “O Estrangeiro” traz de volta à tela o existencialismo cru de Camus

.: Crítica: "Fanon" é comovente trajetória revolucionária de psiquiatra humanitário

.: Crítica: "Operação Maldoror" é thriller comovente de policial idealista

.: Crítica: "Vizinhos Bárbaros" faz comédia com provocações xenofóbicas

.: Crítica: "Jovens Mães" é retrato da realidade nua e crua que emociona

.: Crítica: "Os Bastidores do Amor" traz montanha-russa de vulnerabilidades

.: Crítica: "Anatomia de Uma Queda" é a grande história de Samuel, um escritor

.: Crítica: "O Agente Secreto" é filmaço imperdível com a cara do Brasil

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.