quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

.: Crítica: "O Sequestro do Voo 375" é filmaço brasileiro imperdível

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


"O Sequestro do Voo 375" é o tipo de filme nacional, de muita qualidade, que nos enche de orgulho do cinema brasileiro. Ágil e surpreendente -mesmo contando uma história verídica-, a produção dirigida por Marcus Baldini, coloca o público sentadinho e totalmente agarrado nas poltronas dos cinemas, do início ao fim, e, a cada cena de pura apreensão, permite, no máximo, o roer das unhas. 

O thriller apresenta o caso de 29 de setembro de 1988, quando o passageiro maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição (Jorge Paz), de 28 anos, no voo 375, que partiu do Aeroporto Internacional de Porto Velho, em Rondônia, com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, sequestra a aeronave da extinta VASP para matar o Presidente da República da época, José Sarney, no Palácio do Planalto.

Revoltado com a situação financeira por conta da inflação e ter perdido o emprego, sem poder mandar dinheiro para a mãe e a filha no Maranhão, num ato terrorista, Nonato portando uma arma, sequestra 98 passageiros e sete tripulantes. Ensandecido, ele que trabalhava de pedreiro e foi tratorista, coloca todos a bordo em risco, alimentando a possibilidade de abate do Boeing pela Força Aérea Brasileira. 

É inegável a qualidade da produção que entrega uma narrativa sem defeitos que constrói uma crescente  apreensão com a sonoplastia no ponto, principalmente tendo o apoio da personagem de Roberta Gualda, Luzia, enquanto que há em grande parte do longa, a dobradinha espetacular dos atores Jorge Paz ("Marighella") e Danilo Grangheia ("O Roubo da Taça"), interpretando Nonato e Murilo, respectivamente, transparecendo todo o nervosismo diante do caso chocante que resulta com morte. 

A estrutura do longa com roteiro de Lusa Silvestre e Mikael de Albuquerque é simplesmente impecável,  entregando tensão desesperadora para quem está diante da telona assistindo a toda encenação. Com uma trilha sonora, incluindo Cazuza, além de menções aos Titãs, por exemplo, "O Sequestro do Voo 375" só deixa a desejar no quesito efeitos especiais, principalmente na cena da falha numa turbina ou no pouso, quando há fricção entre a pista e os pneus. No entanto, nem isso tira o brilho do filmaço.

Em "O Sequestro do Voo 375" ainda estão Juliana Alves ("A Comédia Divina"), como Claudia, que é capaz de tirar lágrimas do público perto do desfecho. Gabriel Godoy ("Tire 5 Cartas") que consegue mostrar a versatilidade de um verdadeiro camaleão como o delegado Rodrigues. Diego Montez entrega carisma com o personagem Rafael. Enquanto que há firmeza de um autêntico militar, no Brigadeiro Bastos, de Adriano Garib, além de César Mello, Wagner Santisteban, Johnnas Oliva, Claudio Jaborandy e Arianne Botelho. 

Todo o elenco do filme é simplesmente estupendo, uma vez que nitidamente dão um show de atuação e completa harmonia, fisgando o público automaticamente. A produção distribuída pela Star Distribution Brasil ainda oferece a informação surpresa de que entre os itens encontrados no QG de Osama Bin Laden, quando foi morto em 2011, havia recortes jornalísticos sobre caso brasileiro. Relacionando então, o caso brasileiro, com os dezenove terroristas que sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros em 11 de setembro de 2001. "O Sequestro do Voo 375" é um filmaço brasileiro imperdível!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 



"O Sequestro do Voo 375" (nacionalIngressos on-line neste link
Gênero: drama, ficção
Classificação: 14 anos
Duração: 1h40
Ano: 2023
Idioma: português
Distribuidora: Star Distribution Brasil
Direção: Marcus Baldini
Roteiro: Lusa Silvestre, Mikael de Albuquerque
Elenco: Jorge Paz, Danilo Grangheia, Roberta Gualda, Cesar Melo
Sinopse: Em 1988, o trabalhador Nonato se rebela contra o presidente e as dificuldades de um país em crise e orquestra o sequestro de um voo comercial para um atentado ao Palácio do Planalto. Murilo, o piloto do avião, se vê responsável pela vida de mais de 100 pessoas a bordo e, mesmo com toda a tensão criada pelo sequestrador, executa a manobra mais impressionante de sua carreira, mudando a história da aviação. Baseado em uma história real.


Leia+

.: "Marighella" já é o filme brasileiro mais visto desde o início da pandemia

.: Resenha crítica: "Tire 5 Cartas" é entretenimento agradável que faz rir

.: Crítica: "Heathers, o Musical", assista e prove do melhor!

.: "Heathers - O Musical" em dez motivos para não perder no Teatro Viradalata

.: Teatro Porto Seguro: Reviva "A Era do Rock" ao som de clássicos

.: Começam as gravações de "Dona Beja", a nova novela da HBO Max

.: Crítica: "A Última Noite de Amore" é filmaço italiano com trama empolgante

.: Amazon Prime Video lança trailer da série original "Desjuntados"

.: "Rota 66": os principais desafios na adaptação do best-seller para a série

.: "A Herança", terror da produtora do sucesso "Benzinho", termina gravações

.: Com elenco de "Silvio Santos Vem Aí", série "Home Office" estreia dia 1°

.: “1, 2, 3...Z4”: Série "Z4" estreia nesta quarta-feira, dia 25, no SBT

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.